Saiu a versão 0.5 do multiblend

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Saiu a versão 0.5 do multiblend

Mensagem por cartola » 10 Nov 2012, 09:04

Oi pessoal,

saiu de ontem pra hoje a versão 0.5 do multiblend. Não tem nenhuma coisa nova, apenas correções de bugs, mas como nunca falei dela aqui achei que essa era uma boa oportunidade.

O multiblend faz o mesmo papel do enblend e outros softwares que fazem a fusão final da imagem. Eles precisam como insumo das fotos já distorcidas e reposicionadas e vão criar a imagem final definindo onde cortar e juntando as fotos numa única.

O enblend faz mais ou menos assim:
Imagem

Enquanto o multiblend faz mais ou menos assim:
Imagem

Isso garante ao multiblend uma velocidade enormemente maior que o enblend. Em testes realizados chegaram a velocidades até 172 vezes mais rápidas, mas o bicho precisa de muita memória pra isso.

As duas ferramentas podem ser diretamente integradas no Hugin, que alias usa o enblend por padrão e vem com ele. Não sei se outras ferramentas, talvez o PTGui, permitem o uso de fusores de imagem externos.

Na minha experiência prática esses dois fusores tem seu lado positivo. Tenho adotado mais o enblend, até por ser o padrão do Hugin e por não precisar de tanta memória. De vez em quando volto ao multiblend, mas por vezes acho que o enblend escolhe melhor a linha de corte entre as imagens.

O Multiblend pode ser baixado em seu site oficial, com versões para Windows (32 e 64 bits) já compiladas ou o código fonte para compilação já testada em MacOS, Linux ou FreeBSD.

Praqueles que não usam o Hugin mas conseguem gerar as imagens para junção e querem experimentar, existe uma interface gráfica que pode trabalhar com o enblend e também com o Multiblend: EnblendGUI

Abs, Cartola!

Responder