PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por epassarin » 09 Mai 2013, 12:05

Bom dia pessoal.

Estou numa duvida tremente em relação as software de costura e montagem das panorâmicas.

Eu optei pelo PTGui para costura e o Pano2VR, pois nao consegui interagir com o Hugin, e olha que tentei bastante, mas sei lá o que acontece que as costuras do ponto de baixo e de cima nao batem e na hora de criar os pontos de ligação tbm encontri um grande dificuldade e por isso essas duas imagens ficam expostas e todas fora da panoramica.

Bom, o Auto Pano e o Panorama Tools eu até que criei alguma coisa, mas também achei muito demorado o preocesso todos e considero os dois meio complicados.

Bom, como cheguei a conclusão do PTGui e Pano2VR (foi o unico que consegui criar algum hot point para acessar varios ambientes, se alguém tiver outro aceito sugestão, mas que seja tao intuitivo quanto o Pano2 VR), considerando esses dois software fui as compras no site e notei que ambos tem a versão PRO, por isso queria uma sugestão de voces ou que alguém me esclarecesse exatamente a diferença entre essas versões.

O PTGui que teste é o básico e me agradou, mas gostaria de entender o que a versão PRO tem a oferecer para valer 70 EUROS a mais. No Pano2VR a diferença é ainda maior, 180 Euros a mais do que a versão basica, então imagino que a versão PRO deve ser muito, mas muito superior, porem se alguém tiver alguma sugestão do que pode ser essa diferença entre essas duas versões eu agradeço, pois nao consegui encontrar algo que justifique.

Alguém saberia me dizer a diferença entre esses dois software em suas versões mais basicas e nas PRO.

Usarei o PTGui somente para costurar já que no modo de visualização dele é bem simples sem botões ou opção de acessos para outros ambientes, portanto penso em adquirir a versão basica do PtGui e a versão PRO do Pano2VR contanto que alguem me de uma luz sobre a diferença entre essas duas versões.

Desde já agradeço a ajuda de quem possa ajudar.

Emerson Passarin
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por cartola » 09 Mai 2013, 13:59

Oi amigo,

não posso te ajudar com a dúvida do software padrão ou PRO, pois não conheço bem as ferramentas. Tenho planos de dar uma estudada no PTGui, mas ainda não tenho esse estudo. O que queria te dizer é que minha impressão é que cada software tende a se dar melhor com cenas distintas. Isso pode fazer com que uma cena bem detectada em um não seja em outro, mas pode acontecer o contrário numa cena diferente. Isso provavelmente é causado por algorítimos diferentes de detecção de pontos e de descarte de pontos inválidos ou coisas assim. Certamente o PTGui parece mais amigável que o Hugin, mas o que quero dizer é que possivelmente em qualquer um deles você idealmente deverá saber resolver problemas e isso inclui se enfronhar mais um pouco pra saber colocar pontos de controle manuais e entender melhor as diferentes otimizações que eles podem fazer.

De qualquer forma acho que você estará bem servido com qualquer uma dessas opções (PTGui, Autopano, Pano2VR) e, no caso de dúvidas, poste aqui no fórum. Não me recordo, por exemplo, de dúvidas não solucionadas suas sobre montagens no Hugin... uma pena, pois ele eu conheço bem :)

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por epassarin » 09 Mai 2013, 15:06

As diferenças sao essas, ou seja, o que cada um dos software pros tem a mais sao esses itens.
Saberia me dizer qual seria a função desses itens?

PTGUI
Batch Stitcher can generate control points and set up a panorama
Batch Builder: scan folders for panoramic source images and automatically create projects based on a template
Stitch and blend HDR source images into an HDR panorama
Stitch and blend bracketed LDR source images into an HDR panorama
Built in tone mapper
Calculate camera response curve from bracketed LDR source images
Support for OpenEXR (.exr) and HDR Radiance (.hdr) source images
Blend Priority parameter (useful for blending the nadir image in a spherical panorama)
Viewpoint correction
Configurable Project Settings: control the behaviour of templates, custom default file names and more
Global adjustment of exposure and white balance

PANO2VR
"Drag and Drop" Hotspots
Target direction selector (Pointing)
Unbranded output files
Tour browser
Tour browser

O que compensaria, o Pano2VR Pro ou PTGUI PRO. E se eu comprar a opção básica, eu consigo fazer um UPGRADE posteriormente para versões PRO?

No caso estou usando uma D7000 + Lente Rokinon 8mm Manual
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por cartola » 10 Mai 2013, 10:38

Rapaz,

algumas coisas são opções pessoais. Vai depender do que você usa e do que você acha que te ajuda. Também pode depender se você consegue fazer as coisas sem tais funcionalidades extras. Por exemplo, no Pano2VR PRO você listou "Drag and Drop hotspots". Você consegue posicionar os Hotspots sem a funcionalidade de clicar e arrastar? Acha isso fácil? Te faz perder tempo e prejudica sua produtividade? Vai de cada um...

De maneira geral me pareceu que o Pano2VR vale o PRO por essas coisas que você mencionou aí, mas tem a questão do custo. Não sei se é muito mais cara a versão PRO. De qualquer forma também depende do valor que cada um dá pra essa "agilidade" que o software vai te dar com as funcionalidades extras.

No PTGui tem algumas coisas que eu conheço mencionadas aí e muitas delas eu não uso, tipo:
  • Batch Stitcher can generate control points and set up a panorama
    isso é pra gerar panoramas em segundo plano. Pode ser útil pra você botar o programa pra montar vários panoramas sem ser pela interface gráfica. Eu, por exemplo, tenho como fazer isso com o Hugin e não faço. Em geral monto um panorama por vez e reviso e acerto detalhes.
  • Batch Builder: scan folders for panoramic source images and automatically create projects based on a template
    Também acho que não usaria isso. Em geral já separo um panorama por pasta e não monto em segundo plano, como comentei.
  • Stitch and blend HDR source images into an HDR panorama
    Não sei se isso quer dizer que ele usa images *.exr e *.hdr como fontes. Eu não uso isso. Quando faço múltiplas exposições prefiro tratar as imagens antes de montar, então não uso isso no Hugin, que também faz pilha de exposição.
  • Stitch and blend bracketed LDR source images into an HDR panorama
    Não uso.
  • Built in tone mapper
    Não uso.
  • Calculate camera response curve from bracketed LDR source images
    Não uso, faço fora, antes da montagem, em geral com o Enfuse.
  • Support for OpenEXR (.exr) and HDR Radiance (.hdr) source images
    Não trabalho com isso.
  • Blend Priority parameter (useful for blending the nadir image in a spherical panorama)
    Uso máscaras ao invés de definir prioridade de imagens na junção.
  • Viewpoint correction
    Dei uma lida lá. Isso, junto com a funcionalidade anterior (Blend Priority) serve, por exemplo, pra tapar o Nadir exatamente como fiz nesse post usando o Hugin. A diferença é que fiz a correção do ponto de vista separado e em vez de definir prioridade pra junção (blend) cortei a parte do nadir que não me interessava com uma máscara. Daria pra fazer como fiz usando a versão não PRO. Em resumo: vivo sem isso também.
  • Configurable Project Settings: control the behaviour of templates, custom default file names and more
    Me parece regalia demais.
  • Global adjustment of exposure and white balance
    Trato minhas imagens antes da montagem, não usaria isso.

Enfim, o PRO do PTGui me pareceu menos útil do que o PRO do Pano2VR, mas repito, acho que são escolhas pessoais. Até por que, pra escolher, continuo com o Hugin que já resolve minha vida de graça :)

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por epassarin » 10 Mai 2013, 10:58

Muito obrigado Cartola.Já da pra eu pensar melhor no que vu fazer.
Vou tentar usar o HUGIN numas imagens que tenho aqui, de repente pode dar certo em outras imagens.

To tendo um pouco de dificuldade em alinhar o Nadir no Hugin, nao sei porque isso acontece. Na primeira tentativa que fiz a montagem ficou perfeita, so nao deu certo a foto de baixo, até ia tentar ver se dava pra aceertar no Photohop mas pelo que me parece o Hugin nao exporta em PSD em camadas, pelo menos ano encontrei essa funcionalidade.


O exemplo acima foi costurado no Hugin, e foi montado em que Software?


Vamos ver o que dá pra fazer e ver se da certo, mas acho que vou com o Pano2VR pro entao.

Agradeço pelas informações.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por cartola » 10 Mai 2013, 11:25

epassarin escreveu:Muito obrigado Cartola.Já da pra eu pensar melhor no que vu fazer.
Vou tentar usar o HUGIN numas imagens que tenho aqui, de repente pode dar certo em outras imagens.
Se tiver problemas poste aqui, passando os detalhes e/ou as imagens usadas.
epassarin escreveu: To tendo um pouco de dificuldade em alinhar o Nadir no Hugin, nao sei porque isso acontece. Na primeira tentativa que fiz a montagem ficou perfeita, só não deu certo a foto de baixo, até ia tentar ver se dava pra acertar no Photohop mas pelo que me parece o Hugin não exporta em PSD em camadas, pelo menos ano encontrei essa funcionalidade.
A imagem nadir foi feita a partir do eixo de giro correto ou foi deslocada? Se foi deslocada tem que distorcer antes, num projeto separado.

Ele não exporta PSD em camadas, mas basta marcar pra que gere as imagens remapeadas e ele vai gerar um TIF correspondente a cada imagem, daí é só abrir este numa camada no PS. Quando escolho imagens remapeadas vou também ali mais embaixo nas opções do "nona" e removo a escolha para que ele gere imagens remapeadas cortadas. Com ela definida (o que é padrão, pelo menos em algumas versões do Hugin) a imagem remapeada sai cropada e fica menos prático encaixar sobre a equirretangular. Com ela não cortada é só abrir numa camada e já está encaixada.

O Hugin as vezes tem problema de memória pra detecção automática. Só costuma não me dar problema nunca numa máquina que uso que tem 8GB de RAM. Em outras uso uns macetes pra que ele faça a coisa por partes e precise de menos memória.
epassarin escreveu: O exemplo acima foi costurado no Hugin, e foi montado em que Software?
Como assim? O Hugin costura e monta, já entregando (se eu assim optar) uma imagem montada de uma só camada. Eu edito possíveis erros depois no GIMP, que faz o papel do Photoshop.
epassarin escreveu: Vamos ver o que dá pra fazer e ver se da certo, mas acho que vou com o Pano2VR pro então.
Não vi no Pano2VR, mas no site do PTGui diz que pode fazer só o upgrade depois pra versão PRO, ou seja, pode experimentar a simples primeiro.
epassarin escreveu: Agradeço pelas informações.
Disponha!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por cartola » 19 Mai 2013, 18:33

Oi pessoal,

acabei fazendo um pequeno vídeo tutorial sobre como gerar as imagens para as camadas no Hugin e como carregá-las no GIMP. Espero que não seja difícil fazer o mesmo no Photoshop.

Disponibilizei a partir daqui.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por vt360 » 30 Jan 2014, 19:59

O PTgui e o Hugin são ótimos, mas o Ptgui Pro já faz HDR na fusão do panorama.
O Pano2vr Pro também é mais indicado, a versão 4 ficou com vários recursos automático como o panotour pro.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por cartola » 02 Fev 2014, 09:17

O Hugin também faz, sempre fez, como acho que o PTGui também, eu é que prefiro fazer fora.

Quer dizer, depende também do que você chame de HDR.

O Hugin cria as pilhas de exposição e as une com o enfuse, que é apenas a etapa de fusão de exposição do PTGui. Pelo que vi o PTGui faz a etapa de "tone mapping" que em geral está implícita no conceito de HDR difundido por aí. Eu não concordo muito com isso, mas quem sou eu :)

Pra mim HDR - High Dinamic Range - significa aumentar o range dinâmico da imagem, tratando as diferenças de contraste / luminosidade. O que fazem em geral quando se fala em HDR é fusão de exposições + tratamento de cores/tons, que acaba gerando pinturas lindas, mas irreais. Por isso gosto de chamar de "fusão de exposições" o que o Hugin faz, pra não dar a entender que ele cria aquelas pinturas.

Hoje mesmo estou montando um com HDR - antes de costurar, mas é raro preferir HDR à fusão de exposição, mas é que peguei uma cena que estava muito muito sem graça, então o HDR deu uma levantada.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: PTGui ou PTGui PRO? Pano2VR ou Pano2 VR PRO?

Mensagem por epassarin » 15 Abr 2014, 10:30

Bom dia Cartola

Seguinte, eu estou até que lidando bem com o Hugin para quem nao entendia bolhufas, porem utilizo somente para costurar imagens mesmo.
Estou enfrentando algumas dificuldades com ele na montagem das exposições.
Primeiro que a maioria das fotos que eu faço estou utilizando 3 BKT de -1,7, 0,0, 1,7 pois a maioria dos locais onde vou fotografar tem alterações grande de iluminação, principalmente quando há janelas e portas voltada pra rua.
Agora, nao estou conseguindo gerar essa imagem fundida no Hugin. Já tentei varias configurações de saida de imagem.
Quando insiro as imagens dentro do hugin, a saida na verdade é a mesma, ou seja, saem 3 imagens sem estarem fundidas. 3 Panoramicas diferentes, que no luminance fica dificil de acertar. Até agora so consegui uma vez fazer a saida da imagem fundida , mas nem me lembro como fiz na configuração de saida.
Tem algum tutorial, ou pode me dar uma dica rapida de como configurar a a saida? Utilizo o Hugin 2013.
É o que estou perdendo mais tempo para montar as panoramicas no momento é acertar a fusao dessas trez imagens.

Dese já agradeço.

Att
Emerson Passainr
Piracicaba360.com.br
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Responder