Panoramica estranha. Laterais ficam inclinadas

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Panoramica estranha. Laterais ficam inclinadas

Mensagem por epassarin » 13 Mai 2013, 23:39

Ola Pessoal

Bom, estou iniciando nas panoramicas e ja me deparei com uma montão de duvidas aqui e ali. Como havia postado em outro post, eu estava na duvida entre o PTGUI e o PTGUI PRO, mas depois que vi a montagem do Cartola que ele postou la e que a mesma havia sido costurado no Hugin, comecei a pesquisar mais e tentar fazer dar certo, mas ainda estou tendo bastante dificuldade, mas eu chego lá.
Pois bem, as costura nao esta uma das melhores, mas me deparei com um problema que nao estou entendendo. Queria saber se é isso mesmo, se é normal, se tem como acertar isso, pois as laterais estão ficando inclinadas. É algum configuração ou faz parte.

Segue link da foto. A costura no Hugin e PAno2VR trial, então nao sei se vai dr pra ver ai.

http://www.visophoto.com.br/360/teste3/ ... rades.html

Se alguem puder me dar alguma dica agradeço.

Att
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramica estranha. Laterais ficam inclinadas

Mensagem por cartola » 14 Mai 2013, 09:01

Oi!

resolver isso é tranquilo e há mais de um caminho.

Você fez a costura automaticamente ou definiu pontos de controle manualmente? A pergunta é só pra entender o que fez pra apontar melhor como poderia resolver direto.

Basta que você nivele o panorama.

Caminho 1: na mão
  • vá na "pré-visualização rápida do panorama",
    Hugin_fast_preview_button.jpg
  • nela vá na aba "Mover/Arrastar" e clique e arraste a foto até alinhar.
Caminho 2: com linhas verticais
Isso pode dar mais trabalho, mais vai garantir que as linhas verticais fiquem realmente na vertical, o que pode falhar "no olho"
  • na janela principal do Hugin (não na pré-visualização rápida), vá na aba "Pontos de Controle"
  • coloque em ambos os lados a mesma imagem, uma imagem que tenha linhas verticais (como cantos de paredes),
    uma linha vertical ou horizontal é mais um tipo de ponto de controle que podemos criar e linhas são criadas numa mesma imagem, e não entre duas imagens distintas.
  • numa das imagens clique num extremo da linha que quer marcar,
  • na outra imagem clique no outro extreno da mesma linha que marcou,
  • finalize a adição do ponto de controle (se ele já não o fez automaticamente),
    o Hugin vai adicionar automaticamente se lá embaixo estiver marcado pra isso.
Crie linhas verticais em várias imagens, não apenas em uma, ou você pode alinhar um lado e o outro continuar torto.
É possível também tentar criar linhas verticais automaticamente na aba "Imagens", clicando numa imagem, escolhendo mais lá embaixo o tipo de detecção de ponto de controle que quer e mandando criar.

Depois das linhas criadas vá na aba "Otimizar", escolha uma otimização que contemple rotação, por exemplo, (y, p, r), e mande otimizar.

Depois veja na pré-visualização se ficou tudo ok.

Não acho que a descrição aqui ficou muito completa. Acho que é possível que você se enrole um pouco ainda. Me diga aí se conseguiu e, se não conseguiu, faço um video-tutorial desse tópico. Não me custa muito, pois vai enriquecendo o material que vou fazendo aos poucos.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Panoramica estranha. Laterais ficam inclinadas

Mensagem por epassarin » 14 Mai 2013, 10:24

Bom dia Cartola.
Obrigado pelas dicas, mas acho que detectei o que nao estava dando muito certo nos meus pontos de controles e formavam aquelas imagens todas bagunçadas.

Eu estava crindo as linhas verticais e horizontais com imagens distintas. Por exemplo: Para criar as linhas eu pegava a imagem 01 e imagem 02 e criava ali uma ou duas linhas horizontais e algumas linhas verticais.

Agora, quantos aos pontos de controle dessa imagem o proprio Hugin criou, mas fiquei com uma duvida.
Quando eu for criar pontos de controles eu crio em imagens destintas correto? la em baixo tem as linhas normal, horizontal, vertical e add new line. Quando for criar pontos de controle manuai, qual dessas eu utilizo mais em imagens destintas?

Por exemplo, se eu for criar um ponto de controle entre uma imagem 01 e 02, utilizo add new line ou normal, ja que as linhas verticais e horizontais sao na mesma imagem.
Att
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramica estranha. Laterais ficam inclinadas

Mensagem por cartola » 14 Mai 2013, 17:54

Oi Emerson,

pois é, há vários tipos diferentes de pontos de controle.

Os "Normais" servem para conectar as imagens aos pares, portanto são definidos entre cada duas imagens que se sobrepõem.

Há três tipos de linha: horizontal, vertical e "nova linha". Toda linha é definida numa mesma imagem.
- As linhas horizontais e verticais servem para nivelar o panorama
- As "novas linhas" servem para encontrar as mesmas "novas linhas" em outra imagem, mas criamos elas numa única imagem. Explicando melhor: ao criar uma nova linha ela aparece como mais uma opção de tipo de ponto de controle, por exemplo, "Linha 3". Marcamos ela numa imagem com o objetivo de marcá-la também em outra imagem. A "linha 3" pode existir em várias imagens e não precisa ser horizontal ou vertical, basta ser uma linha reta (no mundo real, mesmo que apareça curva na foto).

Ratificando sua pergunta sobre quais pontos criar entre imagens distintas: apenas pontos de controle normais.

Mesmo as linhas numeradas, que podem existir em imagens distintas, devem ser criadas numa imagem de cada vez.

Abs!

Responder