Tamanho da Saida de Imagem

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Tamanho da Saida de Imagem

Mensagem por epassarin » 17 Mai 2013, 21:18

Ola Pessoal
Gostaria de uma ajudinha pra esclarecer uma dúvida.
Qual o melhor tamanho da saída de uma imagem? O tamanho da saída na hora da costura influencia na qualidade de visualização da panoramica no browser?
Se eu desejar oferecer para o cliente uma imagem impressa, que tipo de saída devo utilizar. Equiretangular, Rectilinia, etc. Qual das Opções para a saída para impressão?

Cartola,
Acho que nao entendi muito bem aquela coisa de remapear a imagem, nao sei se configurei errado, mas nao consigo gerar uma imagem que seja possivel eu tratar.
Por exemplo, eu gerei no PTGUI uma imagem que um senhor apareceu em dois pontos da imagem, e como o PTGUI gerou uma imagem PSD em camadas, foi possivel remover com facilidade, porem no Hugin como devo proceder, pois eu nao consigo enxergar as camadas para excluir a imagem e mesmo quando ele gerar varias imagens, essas imagens são os pedaços da panoramica com um fundo preto e creio que se eu sobrepor essas imagem no Photoshop eu nao vá conseguir alinha-las corretamente para salvar as panoramicas.

Existe algum metodo pra tratar as fotos nesse caso com o Hugin?

desde já agradeço.

Att
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho da Saida de Imagem

Mensagem por cartola » 17 Mai 2013, 23:40

epassarin escreveu:Ola Pessoal
Gostaria de uma ajudinha pra esclarecer uma dúvida.
Qual o melhor tamanho da saída de uma imagem?
Depende...

Em geral sites como o 360cities.net só aceitam imagens com no mínimo 6000x3000 pontos para uma panorâmica completa. Costumo fazer com no mínimo o dobro disso. Quanto mais resolução, mais zoom o usuário vai poder ter ao ver a panorâmica sem perder qualidade.
epassarin escreveu:O tamanho da saída na hora da costura influencia na qualidade de visualização da panoramica no browser?
Sim, se você fornecer algum zoom pro usuário vai ter que ver com que resolução a imagem fica boa para aquele zoom.
epassarin escreveu: Se eu desejar oferecer para o cliente uma imagem impressa, que tipo de saída devo utilizar. Equiretangular, Rectilinia, etc. Qual das Opções para a saída para impressão?
Ué, qualquer uma delas pode ser impressa, vai depender do que você quer, de que visão o cliente quer ter da panorâmica. A Rectilinear não vai conseguir mostrar o panorama inteiro numa única foto, pra isso tem que ser, por exemplo, equirretangular. Pode usar a estereográfica, que é a little planet.
epassarin escreveu:Cartola,
Acho que nao entendi muito bem aquela coisa de remapear a imagem, nao sei se configurei errado, mas nao consigo gerar uma imagem que seja possivel eu tratar.
Por exemplo, eu gerei no PTGUI uma imagem que um senhor apareceu em dois pontos da imagem, e como o PTGUI gerou uma imagem PSD em camadas, foi possivel remover com facilidade, porem no Hugin como devo proceder, pois eu nao consigo enxergar as camadas para excluir a imagem e mesmo quando ele gerar varias imagens, essas imagens são os pedaços da panoramica com um fundo preto e creio que se eu sobrepor essas imagem no Photoshop eu nao vá conseguir alinha-las corretamente para salvar as panoramicas.
- Gere o panorama já montado, ele vai ser a camada base no editor
- além dela, gere as imagens remapeadas, mas é MUITO IMPORTANTE que acerte a opção do nona, como falei antes: lá embaixo, ao lado da caixa NONA tem OPÇÕES, clique e certifique-se que "imagens recortadas salvas" NÃO está marcado.
- carregue o panorama montado no Photoshop
- crie uma camada e nela carregue, cole ou faça como preferir para colocar uma das imagens remapeadas em tal camada

Cada imagem remapeada (arquivos TIF) será uma camada. Elas não tem borda preta, aquilo é a transparência - você deve ter um canal alfa na camada. No GIMP ele já entende a transparência automaticamente, não tenho que fazer nada. Imagino que o Photoshop também o faça. Onde abriu que apareceu borda preta, no windows? Se foi não é um bom lugar.

Se fez aquela coisa que falei que era muito importante, a imagem, ao ser carregada, já estará alinhada. Claro que você vai ter que fazer a junção adequada da camada com a de baixo, seja com seleções enevoadas, borracha enevoada ou várias outras possibilidades.
epassarin escreveu:Existe algum metodo pra tratar as fotos nesse caso com o Hugin?

desde já agradeço.

Att
Emerson
O Hugin não trata as fotos, assim como o PTGui. O que eles tem que pode ajudar nisso são as máscaras. No caso de uma pessoa aparecendo duas vezes você pode colocar uma máscara sobre uma delas para que não apareça. Há vários tipos de máscaras, meio auto explicativas.

Veja aí se consegue fazer as coisas e qualquer coisa nos fale onde empacou.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Tamanho da Saida de Imagem

Mensagem por vt360 » 30 Jan 2014, 21:39

Para Impressão tamanho é importante! Mais pixels, maior a ampliação!

No monitor depende...

Como cálcular tamanho da face do cubo (projeção rectilinear de 90x90 graus):

5000x2500px onde, 5000 / 3,14 (PI) = quadrado de 1592px (arredondado).

Quadrados maiores que 2048px irão exigir muito processamento da máquina podendo afetar o desempenho, o Flash também tem um desempenho pior com imagens maiores que 2880px. E temos que levar em conta a conexão do usuário, quanto maior o arquivo mais tempo para carregar.

Inverso 2880 x 3,14 = 9043px de largura (arredondado).

Resumindo...

Muita definição pode inviabilizar a visualização, o ideal é o ponto de equilíbrio entre qualidade, desempenho e tamanho dos arquivos. As fotos do streetview tem 4094x2048.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tamanho da Saida de Imagem

Mensagem por cartola » 31 Jan 2014, 11:19

Oi Fábio,

só comentando, esse tamanho da face do cubo é relevante pra publicações que não venham a usar a multi-resolução, pois com ela o usuário vai carregar apenas a imagem ideal pra resolução que estiver acessando. Uma gigapixel, por exemplo, não tem restrição de tamanho e não pesa para os usuários. Eu, por exemplo, não restrinjo nunca os tamanhos dos meus panoramas. Trabalho com a maior equirretangular que eu conseguir gerar sem pixelar com as imagens que eu tenho. Pra isso uso o conveniente botão "Calcular tamanho ótimo" na hora da montagem do panorama final com o Hugin.

Mesmo usando esses tamanhos que você indicou, se não usar multi-resolução vai pesar mais pro usuário do que se usar. Esse é basicamente o motivo pelo qual prefiro usar sempre. Uma coisa que acho bem chata (cada um tem uma preferência) é ficar esperando o panorama carregar inteiro pra poder navegar nele.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Tamanho da Saida de Imagem

Mensagem por vt360 » 31 Jan 2014, 14:13

Oi Cartola,

Bem lembrado!
Multi-resolução resolve o problema de processamento, cada face do cubo é subdividida em imagens menores e o player vai buscando conforme a necessidade. Bons players como o KRpano tem este recurso.
O Panotour pro, GUI do KRpano, já deixa tudo prontinho, uso a versão 2.0 muito prática!

Mas é sempre bom se preocupar com consumo de banda, alguns projetos geram monstrinhos com 500MB ou mais.

abs, Fabio

Responder