360 com lente 18-55

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

360 com lente 18-55

Mensagem por whayner » 04 Jun 2013, 20:11

Olá.
Tentei fazer algumas fotos com uma extensão para a lente 18-55, como publiquei em um post anterior. Porém não obtive muito sucesso. Até consegui montar algumas imagens, mas a qualidade da lente extensora é inferior à resolução original, então não fica muito legal.
Então, observando outros tópicos aqui do fórum, vi uma coisa interessante e me aventurei a fazer. Fiz as fotos com a 18-55, com abertura máxima (18mm).. então fiz conforme li em outro tópico, 2 fileiras horizontais.

Minha dúvida é a seguinte. Agora, eu monto as 2 fileiras horizontais separadamente, e depois junto as duas, ou monto tudo junto?

Alguém pode passar uma idéia de como é feito?

Obs. Eu montei as duas separadas, e deram certo, mas agora não sei como juntá-las.

Obrigado!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por cartola » 04 Jun 2013, 22:01

Oi Whayner,

dá pra fazer panorâmica com qualquer lente. Fazendo com lentes mais abertas a resolução final vai ser menor e, por esse motivo, o zoom que o usuário poderá dar também será menor. Ainda não fiz com 18mm, mas tenho aqui um programinha em Python que calcula as fotos necessárias pra fazer uma panorâmica esférica dados alguns parâmetros, como a lente, tamanho do sensor e sobreposição desejada. Ela na verdade foi feito pra gerar um arquivo XML pra programar os movimentos de uma cabeça panorâmica.

Configurando ele pro sensor da Nikon D40 (15.6 x 23.7mm) com uma lente 18mm, pedindo 30% de sobreposição e usando a máquina na vertical ele sugere 4 linhas + 1 foto nadir + 1 foto zenith pra cobrir toda a esfera visual. As duas linhas mais longe da horizontal teriam 7 fotos cada e as duas linhas mais perto da horizontal teriam 11 fotos cada. No total então: (2 x 7) + (2 x 11) + 2 = 38 fotos.

Respondendo sua pergunta, eu sugeriria que montasse linhas horizontais separadamente, mas não tão separadamente :) pode começar costurando uma horizontal e depois acrescentar no mesmo projeto as fotos de uma próxima horizontal e assim por diante. Depois de costurar certinho as fotos de uma horizontal as próximas já se encaixarão melhor, pois as distorções necessárias já terão sido feitas.

Sugiro que comece costurando por uma linha mais perto do horizonte.

Também dá pra fazer como você estava tentando, bastando que trate cada linha como uma nova foto depois. Pra isso tem que gerar como saída uma imagem equirretangular e depois entrar ela no programa como uma lente equirretangular de 360 graus.

Abs, Cartola.

whayner
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Mai 2012, 11:02

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por whayner » 05 Jun 2013, 01:04

Boa noite!! Segui em partes seus conselhos e fui no caminho certo..

Montei a primeira horizontal, e em seguida inseri as imagens da segunda horizontal, no mesmo projeto. Mandei rodar a inserção de pontos de controle automática para ver o que ia dar.. o PTGui fez um bom trabalho automático, mas mesmo assim precisei intervir, adicionando alguns (muitos) pontos de controle manualmente.

Enfim, eu havia feito 14 fotos para cada horizontal, totalizando 28. É certo que o trabalho é maior, porém gostei do resultado, apesar de ter feito somente para teste.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Obs. Não coloquei a imagem aqui por que não sei fazer.. rsrs

Abs.
Whayner

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por cartola » 18 Dez 2013, 08:54

cartola escreveu:Oi Whayner,

dá pra fazer panorâmica com qualquer lente. Fazendo com lentes mais abertas a resolução final vai ser menor e, por esse motivo, o zoom que o usuário poderá dar também será menor. Ainda não fiz com 18mm, mas tenho aqui um programinha em Python que calcula as fotos necessárias pra fazer uma panorâmica esférica dados alguns parâmetros, como a lente, tamanho do sensor e sobreposição desejada. Ela na verdade foi feito pra gerar um arquivo XML pra programar os movimentos de uma cabeça panorâmica.
Oi pessoal,

um colega me pediu esse programa em Python por email, então preferi postar aqui, complementando o assunto. Achei esse programa pelos fóruns da kolor.com se não me engano, mas já não sei mais exatamente de onde peguei, então coloco disponível aqui o que tenho.
pw-py-preset_gen-0.0.3.zip
(4.2 KiB) Baixado 524 vezes
Bom, quem não souber o que é Python nem tiver intimidade com uma tela preta (linha de comandos) é melhor nem prosseguir.

Tem que editar no arquivo os parâmetros pra calcular o que você quer. Tamanho do sensor, quantos porcento de sobreposição, lente usada e por aí vai. Depois roda o programa e ele vai criar um arquivo XML que seria usado pra mexer a cabeça robotizada. Nele dá pra reconhecer quantas fotos fazer. Além disso a saída que ele dá na execução também mostra um resumo tipo assim:

Código: Selecionar todos

#############################

Nadir shoot at -80.0 deg


row 1  of 4, pitch: -55 deg      # top overlap at -37 deg, bottom overlap at -74 deg
                                # based on MIDLE circle, dYaw: 51.42 deg
                                # large circle at top -----> 5 % overlap
             deg                # small circle ------------> 53 % overlap
('    ', '1 ', 'yaw:', 0)
('    ', '2 ', 'yaw:', 51)
('    ', '3 ', 'yaw:', 102)
('    ', '4 ', 'yaw:', 154)
('    ', '5 ', 'yaw:', 205)
('    ', '6 ', 'yaw:', 257)
('    ', '7 ', 'yaw:', 308)

row 2  of 4, pitch: -18 deg      # top overlap at 0 deg, bottom overlap at -37 deg
                                # based on MIDLE circle, dYaw: 32.72 deg
                                # large circle at top -----> 26 % overlap
             deg                # small circle ------------> 39 % overlap
('    ', '1 ', 'yaw:', 0)
('    ', '2 ', 'yaw:', 32)
('    ', '3 ', 'yaw:', 65)
('    ', '4 ', 'yaw:', 98)
('    ', '5 ', 'yaw:', 130)
('    ', '6 ', 'yaw:', 163)
('    ', '7 ', 'yaw:', 196)
('    ', '8 ', 'yaw:', 229)
('    ', '9 ', 'yaw:', 261)
('    ', '10', 'yaw:', 294)
('    ', '11', 'yaw:', 327)

row 3  of 4, pitch: 18 deg      # top overlap at 37 deg, bottom overlap at 0 deg
                                # based on MIDLE circle, dYaw: 32.72 deg
                                # large circle at bottom --> 26 % overlap
             deg                # small circle ------------> 39 % overlap
('    ', '1 ', 'yaw:', 0)
('    ', '2 ', 'yaw:', 32)
('    ', '3 ', 'yaw:', 65)
('    ', '4 ', 'yaw:', 98)
('    ', '5 ', 'yaw:', 130)
('    ', '6 ', 'yaw:', 163)
('    ', '7 ', 'yaw:', 196)
('    ', '8 ', 'yaw:', 229)
('    ', '9 ', 'yaw:', 261)
('    ', '10', 'yaw:', 294)
('    ', '11', 'yaw:', 327)

row 4  of 4, pitch: 55 deg      # top overlap at 74 deg, bottom overlap at 37 deg
                                # based on MIDLE circle, dYaw: 51.42 deg
                                # large circle at bottom --> 5 % overlap
             deg                # small circle ------------> 53 % overlap
('    ', '1 ', 'yaw:', 0)
('    ', '2 ', 'yaw:', 51)
('    ', '3 ', 'yaw:', 102)
('    ', '4 ', 'yaw:', 154)
('    ', '5 ', 'yaw:', 205)
('    ', '6 ', 'yaw:', 257)
('    ', '7 ', 'yaw:', 308)

Zenith shoot at 80.0 deg

Total number of images: 38

#############################
Notem ainda que com um rodador marcando pontos de parada dificilmente a gente vai ficar variando o número de fotos em cada linha, então pode pegar a linha central que ele sugere e usar. Se for fazer as paradas "no olho" então pode se aproveitar disso. Na verdade pra fazer "no olho" não precisa calcular nada, vai sobrepondo e pronto :) isso aqui serve pra te dar uma noção, mas não seria necessário.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por VRVIDEOS » 18 Dez 2013, 10:24

Aproveitando esse tópico, gostaria de saber sobre as linhas horizontais no qual vocês mencionam, X fotos na primeira linha horizontal (perto) e X fotos na outra linha horizontal (longe), isso seria fazendo o giro correto? Tem alguma regra de onde começar as imagens? A câmera tem que ficar posicionada na vertical ou horizontal? Minha lente é uma 18-105mm e quero fazer alguns testes em 18mm também! Alguém no grupo já tentou fazer panoramas com monopé, dá certo também ou dificulta muito na hora da costura?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por cartola » 18 Dez 2013, 10:59

Oi VRVIDEOS,

não entendi o (perto) e (longe). Fazer o giro correto é basicamente girar em torno do eixo que passa pela entrada da iris da lente. Esse ponto é incorretamente chamado de ponto nodal e o mais correto é chamá-lo de ponto sem erro de perspectiva, ou NPP, da sigla em inglês No Parallax Point. Chamá-lo de ponto nodal é incorreto, pelo que entendi, segundo alguns conceitos de ótica, pois a lente possui dois pontos nodais, um de entrada e um de saída, mas isso já é outro assunto. Na prática o ideal é usar uma cabeça panorâmica pra conseguir fazer esse giro. Isso pode ser feito com uma cabeça comercial ou caseira, mas de qualquer modo tem que saber posicionar sua câmera. Há um catálogo com as posições pra muitas câmeras+lentes conhecidas, como mencionei nesse pequeno tutorial pra fazer um modelo caseiro simples.

Normalmente se usa a câmera na vertical pra cobrir um ângulo vertical maior, já que as junções verticais são mais sujeitas a problemas. Dessa forma precisaremos de menos linhas de fotos. Não há regras, você pode sair fotografando em qualquer posição e em qualquer ordem, mas convém se organizar pra não deixar buracos pretos por falta de fotos.

O problema do monopé é a estabilidade, assim como a do mastro que uso. Pra usá-lo o ideal é ter uma lente mais aberta, pois vai diminuir o número de fotos necessárias e os problemas em caso de movimento. Digamos que consiga fazer a esfera completa com 8 fotos com uma 8mm na sua D7000, então terá um certo número de interseções entre fotos. Cada interseção é um ponto sujeito a problemas de junção. Se fizer com a 18mm e precisar de, digamos, 38 fotos, vai ter então potencialmente quase 5x mais problemas. Se realmente precisar de mais resolução e quiser usar a 18mm o melhor é usar um tripé bem firme e uma cabeça adequada.

A lente mais fechada vai trazer outro problema: possíveis áreas sem pontos de controle visíveis. Pode acabar tendo uma foto inteira simplesmente com uma parede branca ou um céu azul. Isso vai fazer com que os programas não encontrem pontos de controle pra posicionar essas fotos, mas você pode posicioná-las visualmente, arrastando-as manualmente até a posição adequada, mas acho melhor deixar essa dúvida pra quando for costurar suas fotos.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por cartola » 20 Dez 2013, 12:56

Oi de novo pessoal,

aproveitando a dúvida, que é normal e recorrente, incrementei um pouquinho (menos do que gostaria) o meu manual criando um item "Lentes".

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: 360 com lente 18-55

Mensagem por vt360 » 30 Jan 2014, 19:24

Oi Whayner,

Mínimo (full-frame):
08 imagens a cada 45° com +30° de pitch
08 imagens a cada 45° com -30° de pitch
01 zenit (teto)
01 nadir (chão)

Mínimo(1.5x):
10 imagens a cada 36° com 0° de pitch
10 imagens a cada 36° com +45° de pitch
10 imagens a cada 36° com -45° de pitch
01 zenit (teto)
01 nadir (chão)

Fazer panoramas com multilinhas tem um problema, se o conjunto não estiver bem ajustado no ponto sem parallax (NPP), vai dar muitos erros de costura ou não montar. Os erros de Parallax irão ocorrer na vertical e horizontal, dando muito trabalho.

Responder