FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por VRVIDEOS » 17 Jan 2014, 02:49

Olá, em fim meu material chegou! Estou com uma lente fisheye 8mm cine lens Rokinon manual obs: (optei por essa porque trabalho com vídeo também), tripé + cabeça panorâmica fotomate, bom comecei a fazer o teste de alinhamento e ainda não me saí bem porque na hora de jogar no hugin ou no PTgui as imagens não alinharam! Fiz 6 fotos com a câmera na vertical sendo 4 + 1 zenith + 1 nadir, tentei no hugin e infelizmente não deu certo, primeiro precisava informar manualmente alguns dados da lente que chutei mais ou menos, minha câmera é uma nikon D7000 sensor cropado 1,5x... ainda terei que aprender a colocar essas informações no programa! Outra dúvida que me persegue são essas duas fotos nadir e zenith, na hora de jogar no programa terei que selecionar todas que fotografei ou é por partes? E qual mode precisa deixar para fazer uma panoramica imersiva, circular fisheye, panoramica cilindrica, retilinear, equirretangular....?

Preciso da ajuda de vocês, estou iniciando nessa área e ainda tenho que estudar muito!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por cartola » 17 Jan 2014, 10:28

Oi!

Os parâmetros da lente não são tão rígidos, bote lá os 8mm e o fator 1,5 (preste atenção, pois pode ser que precise usar ponto ao invés de vírgula). Diga que é uma lente fisheye fullframe. A classificação aí não é se a câmera tem sensor full frame, é se a imagem ocupa o frame todo :) mas na prática tanto faz usar a fisheye full frame ou circular nesse momento. A desvantagem da lente manual é essa, o hugin não consegue as informações de lente na própria foto, mas nada que não se resolva fácil. Depois que fizer uma primeira panorâmica ok você pode salvar um arquivo com as informações da lente. Isso é bom inclusive por que o Hugin vai mudar esses parâmetros, não mantendo isso certinho em 8mm, etc, adequando-os para uma boa costura.

Faça primeiro só com as imagens da horizontal, sem o nadir e zenith. Depois que isso estiver ok carregue as outras imagens. Eu prefiro assim e acho que costuma ter mais chance de sucesso no processo automático. Quando carregar as outras pode criar os pontos de controle pela aba "Imagens" no Hugin selecionando duas a duas, por exemplo (mas pode selecionar várias), e clicando em "Criar pontos de controle".

Veja aí se consegue evoluir com isso. Pra uma ajuda mais específica no Hugin é interessante saber que versão está usando, por que mudou muito o lugar das coisas em algumas.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por VRVIDEOS » 20 Jan 2014, 01:02

Obrigado por responder! Então Cartola meu problema continua, mas não vou desistir rsrsrsrs, estarei sempre por aqui!!! Fiz novamente mais um teste, agora aumentando o numero de fotografias para fazer a costura, fiz com 10 fotos, sendo 8 fazendo o giro 360º + 1 nadir + 1 zenith.
Versões dos programas de costuras: Hugin Versão: 2013.0.0.0d404a7088e6 e PTGui Version 6.0.1.

Passei várias horas alinhando a cabeça para conseguir evitar erros de paralax, mas parece que está complicado rsrsrs, primeiro tentei no hugin e quando pedia para alinhar dava um erro, tipo acesso negado! daí fui para o PTGui e parece que estou me adaptando melhor mais ainda com muitas dificuldades na costura algumas imagens o proprio programa adicionou alguns pontos, já em outras imagens não tinha os pontos e coloquei manualmente, quando pedi para alinhar deu certo, só que fez um crop em todas as imagens, joguei no photoshop e finalizei o corte! estarei postando aqui a foto da panorâmica 1º teste. Minha dúvida principal é em relação ao NAdir e Zenith, como alinhá-los e adicioná - los na panorâmica?
Como minha lente é uma fisheye será que por isso estou tendo dificuldades de fazer a costura? Será que terei que deixar a foto retilínia no photoshop pra depois fazer as costuras? Cartola quero muito aprender essa técnica, Estou disposto a seguir suas orientações!

https://imageshack.com/i/0w2ztcj

Abraços!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por cartola » 20 Jan 2014, 10:39

Oi VRVIDEOS,

você chegou a ver um vídeo que fiz pra um colega em outro post aqui do fórum? Veja aqui se ajuda:

O tópico, que recomendo que leia todo antes de tentar novamente.

O vídeo no youtube e no vimeo, mas veja que eu não classifiquei corretamente a lente como olho de peixe no Hugin - erro meu, mas o vídeo já estava pronto e publicado quando percebi isso, então ficou :)
O uso da olho de peixe não dificulta isso, o hugin é perfeitamente capaz de lidar com isso, temos que descobrir onde você está tendo dificuldade. Se quiser jogar a toalha compartilhe as imagens pra gente tentar aqui e te dar os passos pra fazer com suas fotos.

Tente fazer primeiro a horizontal e deixá-la como deixei naquele tópico. Depois você adiciona as novas imagens. Nessa versão do Hugin os passos pra isso vão depender de qual interface você está usando. Eles mudaram bem o programa da versão 2012 pra 2013. Na 2013 você tem agora um menu lá em cima chamado "Interface", onde vai escolher entre "Simples", "Avançada" ou "Especialista". Não estou ainda totalmente familiarizado com essa versão pra dar um conselho pra quem está começando. Na interface avançada e especialista há uma aba chamada "Fotos" a partir da qual você clica num botão lá embaixo chamado "Adicionar imagens" e elas aparecerão na lista. Depois é só adicionar os pontos de controle e otimizar.

Outro dia eu dei um curso com o PTGui e com o Hugin e sinceramente não acho que o PTGui seja melhor. Durante o curso a gente teve que adicionar pontos de controle manuais em 36 fotos feitas com uma lente 18mm. Foi usada também múltipla exposição, então ficaram 108 fotos no total. Quando a coisa não funciona automaticamente acho que os programas são equivalentes e a coisa realmente é mais difícil.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por VRVIDEOS » 21 Jan 2014, 01:36

Olá, então Cartola, assistir o vídeo que por sinal é um excelente tutorial, sentir falta de como fazer para adicionar as imagens nadir e zenith no vídeo se for possível fazer um tutorial ou se já tiver algo em relação como juntar essas outras imagens gostaria de poder verificar os procedimentos, do início das costuras até a finalização da panorâmica emersiva! uso o programa Pano2VR 2.3.2!

Em relação a postar as imagens sem costuras aqui no fórum, estou com dificuldades pois tentei anexar só que o limite é muito pouco, tenho um total de 10 fotos feitas para teste com a lente fisheye! Como faço para postar a pasta zipada com as imagens aqui no fórum?

Caso não tiver como irei tentar subir a pasta pelo sendspace e disponibilizar o link aqui!

Grato!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por cartola » 21 Jan 2014, 07:06

Oi VRVIDEOS,

sobre postar, o mais prático é compartilhar de outra forma, como dropbox, google drive, um site seu ou outro meio de compartilhamento, pois realmente as imagens podem ocupar muito espaço e até me complicar o backup do fórum, então por enquanto prefiro manter um certo limite, ok?

Também pode pensar em reduzir o tamanho das imagens, pois isso não atrapalha muito a tentativa de montagem - mas também não precisa deixá-las minúsculas, rs.

Sobre adicionar novas imagens, já tentou? O que fez e onde empacou?

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por VRVIDEOS » 21 Jan 2014, 11:08

Estou encaminhando o link das imagens que fiz com a lente fisheye 8mm manual, minha dúvida ainda continua sendo de como fazer para costurar a foto nadir e zenith depois juntado com o panorama horizontal!

Em relação a essas imagens que estou enviando eu consegui ter esse resultado da costura panorâmica em 360º conforme esse link 1: Imagem da panorâmica costurada https://imageshack.com/i/0w2ztcj


Pasta com as imagens sem costura:
https://www.dropbox.com/s/qrv78gzwnpzxi9a/039.rar

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por cartola » 21 Jan 2014, 14:51

Oi VRVIDEOS,

chegou a tentar o que comentei na interface avançada do Hugin?
Na interface avançada e especialista há uma aba chamada "Fotos" a partir da qual você clica num botão lá embaixo chamado "Adicionar imagens" e elas aparecerão na lista. Depois é só adicionar os pontos de controle e otimizar.
Tentei aqui com suas imagens e realmente tive que usar a interface avançada pra encontrar os pontos de controle. Usei o Hugin 2013.0.0 64bits num windows 7. Depois de carregar e fazer a horizontal ok:
  • Vá no menu "Interface" e escolha "Avançada". Outra janela vai se abrir, ficando uma "Pré-visualização rápida" e outra "Hugin - Criador de panoramas"
  • Vá na aba "Fotos" do "Criador de panoramas" e lá embaixo clique no botão "Adicionar Imagens",
  • Se ele pedir, inclua as imagens como fez na primeira inclusão ou simplesmente cancele a pergunta feita sobre a lente que elas ficarão com a mesma das outras. Aqui nem perguntou nada, incluiu direto,
  • Selecione duas imagens, por exemplo a zenith e uma com a qual saiba que há pontos em comum (selecionei a 8 e a 0)
  • Clique no botão "Criar pontos de controle" lá embaixo
  • Escolha a otimização desejada lá embaixo, por exemplo a que já estiver lá, "Posições (incremental, iniciando na âncora)" e clique em Otimizar,
  • Repita o processo para a imagem nadir - aqui fiz pontos entre a 9 e 0 depois entre 9 e 4)
  • Escolha a otimização desejada lá embaixo e clique em Otimizar.
Em geral otimizo primeiro (y, p, r), depois (y, p, r, v) e depois "Tudo sem translação". No Hugin 2013 só está aparecendo essa última opção para a interface "Especialista" e no seu caso testei e não fez muita diferença.

Observações:
  • Vários pontos de controle ficaram com distâncias muito grandes, mas foram linhas verticais realmente mal marcadas pelo processo automático e não causaram problemas. Apesar disso eu os eliminei,
  • Não incluí nenhum ponto manualmente,
  • A pré-visualização aqui mostrou umas distorções na imagem nadir, mas isso sumiu quando gerei a panorâmica, que ficou boa.
Seguem a panorâmica que gerei, pequena, e o arquivo .pto.
equi01.jpg
equi01.zip
(14.24 KiB) Baixado 180 vezes
Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por cartola » 21 Jan 2014, 14:54

Opa, faltaram alguns detalhes:
  • Depois que ele finalizou a horizontal automaticamente, ainda na interface simples, tive que ir na aba "Projeção" e aumentar o campo de visão, que estava em 360 x 150 para 360 x 180,
  • Em seguida fui na aba "Cortar" e arrastei as linhas de corte superior e inferior para que ele não cortasse a panorâmica ao montá-la.
Acho que foi isso.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: FOTOS COM LENTE FISHEYE 8MM

Mensagem por VRVIDEOS » 21 Jan 2014, 23:25

Meu tutor Cartola, parece piada mas não estava conseguindo encontrar a função OTIMIZADOR do meu hugin, revirei o programa e não localizava.

segue imagem do hugin! https://www.dropbox.com/s/n03e319vgw0bg ... .16.49.png

Estou revendo as postagens e fazendo conforme explicado, estou costurando as horizontais... desmarquei as opções de auto refinamento...auto adicionar... e coloquei os pontos manualmente.

Uma observação (no caso da captura da imagem nadir, posso estar capturando mais de uma imagem para remover o tripé ou basta utilizar um monopé com a câmera voltada para baixo?)

As costuras que você fez com minhas imagens ficaram perfeitas! Agora é minha vez de conseguir alcançar esse resultado!

Consegui encontrar a opção otimizar com muito custo na parte baixa da janela no modo especialista rsrsrs! Um pouco diferente da versão que utilizou no vídeo tutorial!

Estarei dando sequência nos estudos, assim que montar estarei postando aqui em formato imagem!

Responder