Acertando o nadir de uma panorâmica com "clone"

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Acertando o nadir de uma panorâmica com "clone"

Mensagem por cartola » 02 Fev 2014, 09:07

Oi pessoal,

fiz um pequeno vídeo e postei no meu blog. Pode ser interessante pra quem ainda não está bom de acerto de nadir:

Acertando o nadir de uma panorâmica imersiva usando a ferramenta clone

Não é a única forma de tratá-lo, mas é uma das que uso.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Acertando o nadir de uma panorâmica com "clone"

Mensagem por VRVIDEOS » 21 Jul 2014, 22:42

Olá Cartola tudo bem? Rapaz fiquei um tempo sem estudar fotografia panorâmica mas já estou de volta rsrsrs, dei uma olhada nesse vídeo sobre acertar o nadir com o clone, uso muito photoshop para tentar sumir com o tripé, não sei se vc faz que nem eu, primeiro converto a panorâmica em faces do cubo com o pano2vr, depois abrir a imagem que tem o tripé e com o photoshop fazer os ajustes para sumir com o bendito tripezinho srsrsrsrs só que estou tendo uma dificuldade pois geralmente quando volto a converter as imagens em equiretangular não fica legal pois fica uns pequenos detalhes com diferenças nas demais próximas ao NADIR.
Outra questão é :
*Qual o procedimento correto para colocar a logomarca cobrindo o tripé? Seria o mesmo procedimento, converter a imagem em face do cubo e adicionar a logo?
* Em um cenário interno ou externo onde tem vidro ou espelho que reflete o tripé ou mesmo o equipamento, tem que manipular a imagem ou existe algum técnica diferente?

Fui tentar fazer uma panorâmica usando uma lente 18-105mm usando em 18mm fiz uma sequência com a câmera inclinada pra cima e outra um pouco mais para baixo, fiz uma zenith e uma nadir e acredite não funcionou kkkkkkkk será que para fazer o NADIR seria preciso capturar mais fotos já que em 18mm o campo de visão é menor? e vou te falar hein as fotos ficam com muito mais nitidez do que na fisheye, sempre deixo o foco infinito, não estou gostando do resultado, teria alguma técnica para acertar o foco na fisheye? Estou usando abertura em f/8 ou F/11.

No mais é isso, aguardo pelo seus conselhos e dos membros deste fórum!
att; Valdeir Rodrigues

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acertando o nadir de uma panorâmica com "clone"

Mensagem por cartola » 22 Jul 2014, 09:42

Oi Valdeir,

então, já na página, antes do vídeo, e também no vídeo, menciono a conversão para faces do cubo, mas faço isso com o Panotools::Script. Edito a face nadir no GIMP e depois junto novamente as faces numa equirretangular com o Panotools::Script. Nunca encontrei problemas ao juntar as faces. Uma coisa que tem que se certificar é de que não está editando os pixels da borda da face nadir, pois se mudar eles não vai encaixar na volta.

Há várias maneiras de botar a logomarca cobrindo o tripé, uma delas é fazendo isso na face do cubo, outra é colocando como um hotspot na publicação, que é o que tenho feito. Quando fazia na imagem eu passei a usar uma equirretangular já com a marca pronta. Pra preparar essa equirretangular eu fiz uma face do cubo nadir transparente e coloquei a marca, depois juntei com outras faces todas transparentes, montando então uma equirretangular toda transparente, exceto pela logomarca. Daí era só colocar essa equirretangular com a logo sobre a panorâmica direto, sem precisar converter pra cubo e converter de volta pra equi.

O tripé refletido é na arte mesmo, removendo com clone e restauração, copiando partes da foto pra cobri-lo. Tem que tentar minimizar isso na cena, botando, quando possível, o tripé no lugar mais adequado ou algo na frente dele, mas tem situação que não tem jeito.

Você tem que ver até onde a 18mm alcançou pra baixo pra ver se a nadir vai alcançar e dar sobreposição. Não dá pra chutar. Tem umas páginas que te dão o ângulo de visão da lente, daí você pode calcular as fotos que tem que fazer, mas pode simplesmente olhar pela câmera e ir vendo até onde está fotografando pra garantir sobreposição. Dá uma olhada também nesse tópico, onde o Fábio deu uma resp ... o assunto. Pra uma 18mm num sensor APS-C você precisa de 32 fotos.

Foco no infinito? Nunca fiz isso. Ou eu deixo o foco automático, o que pode não funcionar bem, principalmente na hora de focar algo liso como céu ou uma parede branca, ou eu faço o foco em algo que esteja a uma distância boa (considerando as coisas que quero mais em foco na cena) e tiro do automático, deixando no manual.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Acertando o nadir de uma panorâmica com "clone"

Mensagem por VRVIDEOS » 22 Jul 2014, 11:48

Certo, vou verificar o que ocorre, assim que acertar posto o resultado aqui! Você não utiliza o Pano2VR para fazer o tour? Qual o software que consigo fazer o tour começar em forma de planeta?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Acertando o nadir de uma panorâmica com "clone"

Mensagem por cartola » 22 Jul 2014, 14:11

Com o krpano, que é usado também pelo Panotour, dá pra fazer o planeta. Eu uso só o krpano puro, sem o Panotour, que é a interface gráfica dele.

Abs, Cartola!

Responder