Oi Valdeir,
então, já na página, antes do vídeo, e também no vídeo, menciono a conversão para faces do cubo, mas faço isso com o
Panotools::Script. Edito a face nadir no GIMP e depois junto novamente as faces numa equirretangular com o
Panotools::Script. Nunca encontrei problemas ao juntar as faces. Uma coisa que tem que se certificar é de que não está editando os pixels da borda da face nadir, pois se mudar eles não vai encaixar na volta.
Há várias maneiras de botar a logomarca cobrindo o tripé, uma delas é fazendo isso na face do cubo, outra é colocando como um hotspot na publicação, que é o que tenho feito. Quando fazia na imagem eu passei a usar uma equirretangular já com a marca pronta. Pra preparar essa equirretangular eu fiz uma face do cubo nadir transparente e coloquei a marca, depois juntei com outras faces todas transparentes, montando então uma equirretangular toda transparente, exceto pela logomarca. Daí era só colocar essa equirretangular com a logo sobre a panorâmica direto, sem precisar converter pra cubo e converter de volta pra equi.
O tripé refletido é na arte mesmo, removendo com clone e restauração, copiando partes da foto pra cobri-lo. Tem que tentar minimizar isso na cena, botando, quando possível, o tripé no lugar mais adequado ou algo na frente dele, mas tem situação que não tem jeito.
Você tem que ver até onde a 18mm alcançou pra baixo pra ver se a nadir vai alcançar e dar sobreposição. Não dá pra chutar. Tem
umas páginas que te dão o ângulo de visão da lente, daí você pode calcular as fotos que tem que fazer, mas pode simplesmente olhar pela câmera e ir vendo até onde está fotografando pra garantir sobreposição. Dá uma olhada também
nesse tópico, onde o Fábio deu uma resp ... o assunto. Pra uma 18mm num sensor APS-C você precisa de 32 fotos.
Foco no infinito? Nunca fiz isso. Ou eu deixo o foco automático, o que pode não funcionar bem, principalmente na hora de focar algo liso como céu ou uma parede branca, ou eu faço o foco em algo que esteja a uma distância boa (considerando as coisas que quero mais em foco na cena) e tiro do automático, deixando no manual.
Abs, Cartola!