Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladoplayer?

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladoplayer?

Mensagem por maiconcrespo » 03 Set 2014, 17:08

Olá gostaria de uma ajuda já tentei quase tudo

Queria saber passo a passo como converter uma imagem equirrentangular para faces do cubo usando o panotools script no windows e hugin.

ja instalei o pearl
o panotools e agora nao sei como devo usar os comando e escrever no cmd para poder executar ainda nao achei nada na internet a respeito.

e depois como fazer para poder abrir no saladoplayer.

obg se alguem puder me ajudar

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por cartola » 03 Set 2014, 18:00

Se você conseguiu instalar o perl e o panotools então parabéns! Não é tarefa fácil! Pode então rodar

Código: Selecionar todos

erect2cubic --erect=input.png --ptofile=cube.pto
que vai rodar rapidinho e gerar o arquivo cube.pto que pode ter o nome que quiser e a imagem equirretangular também, no exemplo usou input.png, mas pode ser outro nome e formato. Eu costumo usar jpg mesmo. Depois então tem que rodar o nona pra gerar as imagens:

Código: Selecionar todos

nona -o cube_prefix cube.pto
Nesse tutorial, por exemplo, ele mostra isso. Normalmente executar os comandos puros, sem argumentos, também gera um help.

Pra voltar depois basta um

Código: Selecionar todos

cubic2erect cube0000.tif cube0001.tif cube0002.tif cube0003.tif cube0004.tif cube0005.tif saida.tif
que vai gerar o saida.tif e não sei se poderia ser em outro formato. Em geral faço isso e depois uso o imagemagick na linha de comandos mesmo pra converter:

Código: Selecionar todos

convert -resize 12000 -quality 90 saida.tif saida.jpg
uso o "-resize" pra voltar ela do tamanho que era antes, pois a conversão pra cubo ida e volta costuma diminuir o tamanho em uns 2 pixels.

Pra fazer com o Hugin tem que carregar a equirretangular 6 vezes e usar cada uma deslocada de um ângulo específico. Tem que configurar a saída com 90°x90° e projeção retilinear. Acho que já falei sobre isso em algum lugar... achei, tá aqui no manualzão! Talvez a descrição dos passos não bata exatamente com novas versões do Hugin, tente achar as coisas sem considerar necessariamente o lugar, tipo "lá embaixo" agora pode ser "lá em cima" :)

Alias, ali também tem os comandos do Panotool::Scripts

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por cartola » 03 Set 2014, 18:42

O Panotools::Script é um módulo de CPAN do Perl e como tal pode ser instalado com o comando cpan. Dá uma olhada na documentação e veja se a instalação do perl que fez veio com ele. Pode testar já executando a instalação do Panotools:

Código: Selecionar todos

cpan Panotools::Script
como deve ser a primeira vez que roda o cpan ele vai te pedir pra fazer umas configurações. Opte pelo automático e vá dando "yes". Se não funcionar talvez seja melhor tentar instalar o cpan. Se funcionar ele vai instalar tudo sozinho daí pra frente, incluindo diversas dependências.

Abs, Cartola.

maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por maiconcrespo » 03 Set 2014, 20:32

Olá Cartola obrigado por sua ajuda, consegui executar o erect2cubic gerando o arquivo pto ..abri e vi tudo certo, só q o comando nona nao funciona aparece como se nao existisse ou nao tivesse istalado. o que pde ser?? Obrigado.

Tenho q instalar o IMAGE MAGIC?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por cartola » 03 Set 2014, 20:59

O nona vem com o Hugin. Dependendo de como instalou o Hugin ele não vai ser achado. Se instalou com um instalador executável normalmente ele já ajusta o ambiente, colocando a pasta no caminho de busca de comandos. Você pode executá-lo chamando ele do lugar onde ele estiver, tipo:

Código: Selecionar todos

\pasta\onde\esta\o\hugin\bin\nona -o saida cubic.pto
Ou pode colocar no "PATH" a pasta bin da instalação do Hugin (confere onde está o nona.exe lá na pasta do Hugin). No google tem vários resultados pra fazer isso, que talvez dependa da versão do Windows também, não tenho certeza.

Outra opção ao nona seria abrir o PTO no Hugin e mandar gerar só as imagens remapeadas, que serão as faces do cubo!

Depois que estiver no PATH vai poder chamar o comando de qualquer lugar. Imagino que o perl já esteja no PATH, pra ter funcionado.

Se não conseguir avisa!

Abs, Cartola.

maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por maiconcrespo » 03 Set 2014, 22:31

Bom agora vai como sedaa....rsrsr tudo perfeito. Espero que esse post possa ajudar muita gente , pq nao encontrei nenhum informaçao clara ensinando a fazer todo esse processo, e olha que eu ja rodei na internet hein!!!

só mais uma perguntinha... o salado player ele visualiza esse formato cubo ou só deep zoom? eu teria que fazer algum processo a mais para executar a pano pelo saladoplayer?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por cartola » 03 Set 2014, 22:49

Também espero que ajude a outros. O objetivo do fórum é esse, ir deixando registrado aqui essas coisas. Na medida do possível vou melhorando o material lá no meu site, mas tem sempre carências. É muita coisa :)

Não sei ao certo se ele é capaz de ver o cubo também, mas pra visualizar só tem os visualizadores, já viu? Deval VR, Panini...

Pra publicar o ideal é usar o deep zoom mesmo, pois assim o usuário vai baixando só o que está vendo e numa resolução adequada. A medida que dá o zoom ou roda é que vai baixando o resto.

Só que tem que pensar também na galera de iCoisas, com HTML5. Nos dispositivos Apple não roda Flash!

Abs, Cartola.

maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por maiconcrespo » 04 Set 2014, 00:27

Bom um passo de cada vez. mas pelo jeito hj em dia temos que ir pulando com os DOIS ...kkkk

Agora que estou começando a conhecer o saladoplayer, colocar musica fazer tour, etc. tudo em uma semana...

o que vc me recomenda para ver panoramicas em codiogo aberto para o Ipad Iphone o VR5?

onde tem material pra utilizar ele é facil? rsrsrs
tenho q refazer toda a panoramica, configuraçoes,códigos,etc.. só pra ele?

Obg novamente.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por cartola » 04 Set 2014, 09:45

Pois é,

tu tá de parabéns cara, mandando muito bem!

Eu usei sempre o VR5 com o Salado. Apontava a entrada pra ele, pois ele já detecta se é um iCoisa e redireciona pro Salado se não for. Não sei como ele está hoje, mas não tinha muitos recursos não. Não sei se já viu esse material de curso que dei, e que está nas referências do meu blog. Na página 133 falo um pouco do VR5 - ou de como ele era na época (2011).

Outra opção é o Pannellum, que é mais recente que o VR5, mas não tenho certeza se está funcionando nos iCoisas. O foco dele é HTML5, mas acho que o autor não tem um dispositivo Apple pra testar.

Embora eu seja um grande entusiasta do software livre, adotei o krpano como ferramenta pra publicação. Acho a licença dele muito justa. Você paga uma vez na vida e atualiza quantas vezes quiser. Por que acho isso justo? Por que questiono muito se alguém deve ficar rico por que fez um esforço de produção e depois deu a sorte de muita gente querer aquilo. Pago uma vez o krpano, o que em tese deve financiar esse desenvolvimento. Eu vou usufruir de novos desenvolvimentos sem pagar novamente, então o autor vai ganhar apenas com novos usuários. Veja que o cara não é olho grande. Na lógica do software livre você não ganha em cima de uma cópia digital, cuja facilidade de copiar não é mérito do autor do software. Se você parar pra pensar, isso não é um bem físico, que tem custo de produção pra cada cópia. O custo da cópia é zero. Fazendo assim ele basicamente remunera seu esforço e remunera menos a propriedade intelectual, coisa que eu questiono um pouco. Veja: questiono a remuneração, não o direito de propriedade. O que eu criei fui eu que criei, e não você, mas será que você precisa me pagar pra uma coisa que vai me custar R$ 0,0 e que aprendi com um monte de outras pessoas? Então vou voltar na vida e distribuir minha riqueza com todos que me ensinaram? Enfim, já tô filosofando muito... off topic.

Abs, Cartola.

maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Re: Como utilizar o panotools script erect2cubic e saladopla

Mensagem por maiconcrespo » 04 Set 2014, 09:59

Sim tbm tenho interesse em adquirir o krpano assim que eu começar a ter retorno sobre as fotos 360.

Bom atualmente vivo da fotografia(sobrevivo) melhor pq estou iniciando .

Primeiro quero me aprimorar nas motagens e costuras.

Responder