Montagem com mastro e camera apontada pra baixo

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Riccosta
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:43

Montagem com mastro e camera apontada pra baixo

Mensagem por Riccosta » 20 Fev 2015, 20:43

Fiz algumas fotos com a camera em tripé de 3 metros e para não precisar fotografar o Nadir inclinei -15º nas fotos. Useu uma 8mm Rokinon fazendo 4 fotos a 90º e mais uma para cima do Zeniti. Não estou conseguindo montar pois não está emendando direito no PTgui.. tem alguma configuração ou ajuste quando se usa uma inclinação assim??

Abraços!!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Montagem com mastro e camera apontada pra baixo

Mensagem por cartola » 21 Fev 2015, 10:35

As primeiras coisas que o software faz são a detecção / classificação da lente e depois tenta encontrar os pontos de controle. Tem que conferir se ele discerniu corretamente sobre a lente, principalmente essa, que é uma lente manual e não vão ter informações adequadas no EXIF do arquivo sobre distância focal, tipo de lente (fisheye), etc. Os pontos de controle podem ser problemáticos independente de inclinar ou não, pode depender da cena e da correta classificação da lente. Se a lente estiver classificada erradamente pode tentar acertar isso e mandar o programa tentar novamente. Se ainda não se achar então pode ter que partir pra criação de pontos de controle manualmente.

O PTGui é um programa que tenta fazer tudo pro usuário, mas creio que é possível fazer as coisas manualmente também - não o uso. Dê uma olhada no site caso precise.

Abs, Cartola.

Riccosta
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:43

Re: Montagem com mastro e camera apontada pra baixo

Mensagem por Riccosta » 21 Fev 2015, 12:07

Quando uso no tripé emenda perfeito.. neste caso estou usando um tripe de estúdio e ele não fica plano perfeitinho... o tripe da uma inclinada, até porque não e feito pra isso. Os pontos de controle estão feitos e inclusive com bastante pontos. .. vou testar fazendo isso no chão com o tripe corretamente alinhado pra ver se o erro e do mastro gambiarra que estou usando...

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Montagem com mastro e camera apontada pra baixo

Mensagem por cartola » 21 Fev 2015, 16:07

Então tá com bastante problema de parallax. Se quiser tentar ainda essa foto pode tentar um processo mais manual. Detecção de pontos automática em geral é ruim pra esses casos, eu tentaria poucos pontos, tipo uns 3 entre cada par de fotos, afastados entre si. Pode ainda tentar dizer pra ele que cada lente é diferente da outra pra ele poder ajustar independentemente o fov e outros parâmetros de cada foto e tentar acertar. Sair muito do ponto ideal de giro num ambiente fechado é problema certo.

Abs, Cartola.

Responder