Dificuldades em conseguir um NADIR melhor...

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
tiagodegaspari
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Mai 2012, 22:54
Localização: Limeira-SP
Contato:

Dificuldades em conseguir um NADIR melhor...

Mensagem por tiagodegaspari » 06 Set 2014, 20:16

Olá CARTOLA e demais colegas do PanoFórum.

Estou novamente postando aqui sobre a minha dificuldade em conseguir uma boa costura na minha imagem de chão. Ela fica muito desalinhada como pode ser visto no "quadrado" gerado no Pano2VR abaixo:
nadir_quadrado_detalhe.jpg
Algumas vezes tenho que criar os pontos de conexão manualmente, e aí eu crio em 2 fotos, onde encontro pontos mais "fáceis" de localizar no chão e na foto vertical (lateral). Teria que criar pontos em todas as fotos pra melhorar a costura?

Veja uma foto costurada, como o chão fica bem desalinhado, é quase impossível fazer a junção depois, ainda que este piso é "simples".
pano_costura_PTgui.jpg
Perguntas:

Como melhorar essa tomada do chão para que as linhas fiquem PELO MENOS, mais próximas?
Colocar no chão, alguns objetos como referência ajuda?
Alguma dica pra melhorar isso?

Uso NDN3 com Elever e Nadir. Câmera D5100 c/ 10.5 fish sempre 15º inclinada para baixo. Alguma dica? :roll:
Tiago Degaspari | Fotógrafo.
www.tiagodegaspari.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldades em conseguir um NADIR melhor...

Mensagem por cartola » 09 Set 2014, 16:25

Oi Tiago,

faltou dizer o que você está usando pra costurar. Não consegui ver as fotos de onde estou, pois estão sendo bloqueadas pelo firewall da empresa.

Já viu esse post aqui?

No Hugin você pode tentar alguns caminhos:

1. Fazer como no post acima citado, tentando deixar a foto retilinear pra juntar com a face do cubo ou mesmo com a montagem inicial da equirretangular

2. Tentar juntar direto, mas essa foto tem que ser configurada com uma nova lente, diferente da usada nas outras imagens. Clique com o botão direito do mouse sobre ela na aba de Fotos pra isso. Aí pode ir otimizando só essa foto e lente e tentar inclusive otimizar a translação. No PTGui isso seria a otimização do Viewpoint da imagem/lente, algo que também já foi comentado por aqui, acho que em outros posts também.

Atualmente eu tenho usado o philopod e o nadir já sai pronto direto, ficando no máximo um ponto correspondente ao chumbinho de pesca, não maior que uma moeda e facilmente removível, mas nem sempre o faço. Se não me engano esse seu conjunto câmera + lente seria viável com o philopod.

Sinceramente acho mais prático o philopod do que nivelar e usar o nadir adapter da nodal ninja, mas você pode também se certificar de que está usando ele corretamente. O ideal é se certificar que a haste central do tripé está vertical nivelando o conjunto, fazer as fotos e antes de deslocar o tripé marcar o chão exatamente embaixo, na vertical correspondente ao eixo de giro. Isso pode ser feito com uma linha pendurada que indicará o ponto no chão onde pode marcar com uma moeda, por exemplo. Depois desloca o tripé e com o adaptador do nadir coloca a câmera pra fora do tripé virada pra baixo, apontando pra moeda. Posiciona então o conjunto exatamente sobre a moeda, vendo no visor da câmera se ela está no centro do frame da foto. Veja como consegui o mesmo resultado, e ainda melhor, sem as pernas do tripé, no link que apontei ali em cima. Só que ao invés de seguir esse processo meio sujeito a falhas eu preferi acertar a perspectiva da foto no Hugin. Se o chão não permitir isso, por não ter linhas perpendiculares entre si, você pode tentar colocar pontos de referência com pequenos objetos, massa de modelar, etc.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
tiagodegaspari
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Mai 2012, 22:54
Localização: Limeira-SP
Contato:

Re: Dificuldades em conseguir um NADIR melhor...

Mensagem por tiagodegaspari » 09 Set 2014, 16:40

Opa!

Obrigado pela resposta Cartola

Pois é. Estou tendo muita dificuldade nessa foto do chão. Vou tentar esse método com uma moeda no centro da coluna do tripé, para marcar o ponto exato do giro no eixo.

Essa técnica de objetos no chão, tentei colocar 3 objetos, abri a câmera pra fora do conjunto NN3 com o Nadir e depois tentei deslocar o mais reto possível, mas não deu certo a costura...

Enfim, uso o PTGUI PRO 9. Alguma dica de alinhamento no próprio software?

Abraços e vou tentar novamente e posto aqui o resultado.
Tiago Degaspari | Fotógrafo.
www.tiagodegaspari.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldades em conseguir um NADIR melhor...

Mensagem por cartola » 09 Set 2014, 16:41

Oi de novo Tiago,

acabei acessando as imagens pelo celular e mandando pro meu email. Tomei a liberdade de editar sua mensagem anexando-as aqui no panoforum mesmo, assim não tem risco de outros não verem. Ou não veem nada ou veem tudo :). Imagens pequenas assim podem ser anexadas aqui mesmo.

Pelo nome da segunda imagem já deu pra ver também que está usando o PTGui, então recomendo que inicialmente tente fazer o que o tutorial do viewpoint indica. De uma rolada mais pra baixo pro trecho em que o tutorial comenta justamente a adição de uma foto de nadir deslocada. Você não precisa nem usar o adaptador do nadir nem tentar fazer a foto de cima, pois como você mesmo disse, esse piso é simples :)

Abs! Cartola.

Responder