Cabeça automatizada Merlin/Orion

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cabeça automatizada Merlin/Orion

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 09:42

Oi pessoal,

eu comecei a construir um robozinho pra automatizar a tomada das fotos para montagem de panorâmicas esféricas, mas infelizmente queimei o chip controlador (arduino). Como acabei viajando pra fora em julho, pesquisei e resolvi aproveitar a oportunidade. Adquiri uma cabeça motorizada chamada Merlin/Orion. É a mesma cabeça vendida pela http://www.kolor.com, mas preferi comprar num site de astronomia, onde ela custou uns 330 euros mais barato.

Comprei aqui neste site: http://astronome.fr/produit-montures-az ... n-696.html

Ela vem de quebra com um tripé, que eu não precisava e que foi mais um trambolho pra trazer, mas tudo bem. Existe um modelo "non GOTO" que vem sem o tripé, com um platô "de mesa", mas não tinha neste site.

Essa cabeça é um equipamento chinês que é vendido em vários sites europeus. O modelo da kolor traz alguns equipamentos adicionais que podem ajudar o fotógrafo menos engenhoqueiro e micreiro. Como tenho vocação pra Mc Guyver e sou analista de sistemas, não temi o desafio. Tive que comprar apenas mais um adereço, um receptor bluetooth, que me permite controlar a cabeça a distância pelo computador ou pelo celular:

http://www.papymerlin.com/interface-%C3%A9lectronique/

Me custou mais 53 euros, mantendo o preço ainda uns 270 euros mais barato que o modelo da kolor, que com impostos sai por quase 570 euros.

O receptor bluetooth trabalha, por exemplo, com este software gratuito: http://www.papywizard.org/. Podem ver algumas capturas de tela dele aqui.

Ainda não testei muito, fiz só uma panorâmica parcial. Espero postar por aqui os primeiros resultados significativos.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça automatizada Merlin/Orion

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 18:44

Outra coisa que posso acrescentar aqui é que esse tipo de equipamento é mais adequado para montar panorâmicas com mais fotos, podendo chegar aos gigapixels. Se a intenção é automatizar fotos com tamanhos mais usuais, como os que se consegue com as lentes olho de peixe, então o equipamento pode até atrapalhar. Primeiro por que essa cabeça em si é um pouco lenta. Provavelmente fotografar com uma cabeça manual é mais rápido para poucas fotos. Depois, a base dela é muito grande e criará um grande buraco na visão pra baixo (nadir), mais difícil de ser tapado.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
DJIO
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:50
Localização: Curitiba, PR
Contato:

Re: Cabeça automatizada Merlin/Orion

Mensagem por DJIO » 23 Ago 2012, 18:50

cartola escreveu:... Primeiro por que essa cabeça em si é um pouco lenta. Provavelmente fotografar com uma cabeça manual é mais rápido para poucas fotos. Depois, a base dela é muito grande e criará um grande buraco na visão pra baixo (nadir), mais difícil de ser tapado.
Boa dica!
Velocidade e tamanho do Nadir realmente fazem muita diferença.
Alguma dica para fotos em ambientes pequenos?
Ex: Interior de automóveis
DJIO | Dionizio Bonfim Bach
360ºMix | Integrações Multimídia
+55 (41) 8839.0929 | 3779.9322
Skype : [url=skype://djio.com.br]djio.com.br[/url] ou [url=skype://www.360mix.net]www.360mix.net[/url]
Website: www.360mix.net
Imagem

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça automatizada Merlin/Orion

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 19:22

Oi Dionizio,

ainda não fiz ambientes pequenos como um automóvel, mas se tiver a possibilidade de fazer sua cabeça, uma dica seria aumentar o braço do L que fica pra cima. Isso vai aumentar a distância da câmera para a base do tripé, diminuindo o buraco do nadir. A cabeça de tripé simples que sugeri no meu blog e que postei aqui já deixa um nadir bem pequeno, mas poderia aumentar o braço vertical, como falei, usando outra cantoneira ou fazendo a sua com uma barra de alumínio - só atente para tentar deixar um ângulo de 90 graus o mais perfeito possível ao dobrar.

Fora isso eu usaria um tripé meio fechado - tanto pernas encurtadas quanto mais fechadas (angulo menor) pra tentar realmente deixar só uma bolinha no nadir.

Fora isso, ainda, claro que sua cabeça deve estar muito bem ajustada, pois com tudo pertinho qualquer errinho ou posicionamento pra fora do ponto nodal vai gerar erros de parallax maiores.

Abs, Cartola.

Responder