Vejam a panorâmica por lá: Real Gabinete Português de Leitura
Eu destacaria dois pontos tecnicamente falando nessa panorâmica. Primeiro o álbum de fotos agregado. Desenvolvi ele em xml no krpano. Ainda tenho que acertar vários pontos pra tornar seu uso mais prático. Por enquanto está bem enrolado pra botar um novo álbum numa foto. Tem que mexer em um monte coisas em vários arquivos xml e converter as fotos e miniaturas adequadamente. Agradeço ao colega Fernando, que fez as fotos e me cedeu, inclusive uma do making off, mostrando o mastro fanotec em ação sobre o tripé dolica (vejam a Ficha Técnica no post do blog).
O outro ponto foi o nadir, que na minha modesta opinião ficou ótimo - aceito críticas.
Eu lidei com o chão plano. É possível tirar uma foto de qualquer outro ponto e, como o chão tem várias linhas retas perpendiculares, podemos ajustar elas para ficarem na horizontal e vertical, gerando uma nova imagem retilinear com a perspectiva ajustada.
Pra acertar o nadir em geral eu transformo a imagem em suas projeções cúbicas. O cubo da visão nadir ficou com um buraco correspondente ao mastro+tripé:
![](http://cartola.org/fotos/_cache/Tutoriais/Fotos360/Hugin-Cobrindo_Nadir/_screen/tutorial_cubo0005.jpg)
Fui lá então, desloquei o mastro, já rebaixado, pro lado e tirei outras fotos (fiz HDR com 4 exposições com dif de 3EV). A foto ficou assim:
![](http://cartola.org/fotos/_cache/Tutoriais/Fotos360/Hugin-Cobrindo_Nadir/_screen/tutorial_nadir.jpg)
Coloquei a foto nadir sozinha no hugin e marquei as linhas do chão como linhas horizontais e verticais:
![](http://cartola.org/fotos/_cache/Tutoriais/Fotos360/Hugin-Cobrindo_Nadir/_screen/tutorial_hugin_pc.jpg)
Configurei a lente como Olho de peixe, pois minha lente assim o é (Sigma 10-20 em 10mm) e a projeção como retilinear. Otimizei apenas posições (y,p,r) e o resultado ficou assim:
![](http://cartola.org/fotos/_cache/Tutoriais/Fotos360/Hugin-Cobrindo_Nadir/_screen/tutorial_hugin_fpp.jpg)
A área mais clara é a área marcada para ser cortada, gerando a imagem de saída. Os riscos azuis são os pontos de controle, que são só retas.
Feito isso, gero a saída com tamanho razoável para a junção sem perda de qualidade. Coloco então no hugin novamente a imagem com o buraco e a imagem nadir com a perspectiva ajustada. Marco os pontos de controle e gero a saída final. Abaixo as duas no hugin para serem montadas. Vale usar máscaras aí pra garantir a sobreposição desejada entre elas, de modo que a nadir não invada partes já boas da original. As vezes a distorção para ajuste da perspectiva deixa os extremos da imagem ruim.
![](http://cartola.org/fotos/_cache/Tutoriais/Fotos360/Hugin-Cobrindo_Nadir/_screen/tutorial_hugin-acerto.jpg)
Enfim, é por aí. Um tutorial que me inspirou a fazer isso foi o de ajuste de perspectiva, no site do Hugin.
Pra finalizar, havia no local da foto uma HORRÍVEL faixa estilo "defesa civil" isolando parte do ambiente, como mostra a foto abaixo:
![Imagem](http://cartola.org/fotos/originais/Tutoriais/Fotos360/Hugin-Cobrindo_Nadir/tutorial_removida_faixa.jpg)
Claro que não resisti e tive que tirar na unha, o que me tomou uma 1/2 hora.
Abraços, Cartola!