Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Mensagem por cartola » 12 Mar 2013, 23:23

Pessoal,

estou migrando para uma 5D Mk III e queria discutir sobre lentes, já que hoje tenho uma APS-C e a maioria das lentes não servem na full frame. Como a discussão era genérica e não apenas para panorâmicas, iniciei perguntas no Rio Fotográfico, onde podem ver o que já rolou.

Uma coisa que gostei foi de aprender a ler os gráficos de MTF das lentes. Nem conhecia isso, mas ao ler as instruções no blog do Rodrigo Herweg "Como ler o gráfico MTF" acho que já entendi. Cada linha significa uma coisa. Em todas elas, quanto mais alta a linha melhor, e no eixo horizontal está representada a distância a partir do centro da lente. Isso nos leva a observar que na imensa maioria das lentes a qualidade geral de contraste e definição, em qualquer distância focal e com qualquer abertura a qualidade no centro é melhor.

Pelo que já avaliei lá na discussão do outro fórum meio que concluí pela aquisição da 24-105 que vem no kit como lente zoom padrão. Alias, já comprei.

Estou tendendo a concluir pela Canon 8-15mm como olho de peixe para panorâmicas cotidianas. Já tinha a Sigma 8mm como uma lente muito bem falada e pelo gráfico MTF a canon tem ainda melhor qualidade. Abaixo o gráfico da Canon na posição wide (8mm) e o da Sigma:

Imagem Imagem

Não dá pra notar direito, mas as duas linhas contínuas (a grossa e a fina) da Canon estão praticamente com valor 1 ao longo de toda a lente. Os gráficos são meio diferentes. O da Canon tem 8 linhas (4 delas praticamente coincidem com o topo do gráfico) e a da sigma apenas 8. Não consegui ver direito as especificações do gráfico da Sigma, mas mesmo assim concluo que a Canon é uma lente melhor.

Ainda tenho dúvidas também para uma possível Tele, que talvez nem compre ainda, mas já estou analisando. Tanto a 70-300 l quanto a 100-400mm estão me chamando a atenção. No Rio Fotográfico o Marcelo sugeriu que a 100-400 é muito pesada. Não sei se isso é um problema.

Se alguém tiver alguma opinião, crítica ou sugestão agradeço desde já.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Mensagem por Stoledo » 13 Mar 2013, 10:18

Oi Cartola,

Eu passei pelo mesmo dilema que vc: tinha uma 60D com Canon EF-S 28-200mm do kit, Canons EF-S 10-22mm, Canon 60mm 2.8 Macro e as únicas EF que tinha era a 50mm 1.8 e a 70-200 2.8.

Migrei para FF e optei pela 5D MIII. Não fiquei com a 24-105 do kit opei pela 24-70 2.8 II, não me arrependo, é muito nítida e mais clara. Também adquiri a 16-35mm II para substituir a EF-S 10-22, excelente nitidez, fora a qualidade de construção da linha L que é muito muito superior.

Há cerca de 3 meses comprei a Canon 8-15, não tenho do que me queixar sobre a construção e qualidade óptica, só do preço! Mas tenho a vantagem de morar a 120km de Ciudad del Este!

A única coisa chata é não ter um range como o da 28-200 para FF.

Parabéns pelo fórum, estou aprendendo muito sobre panorâmicas aqui!

Um abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Mensagem por cartola » 13 Mar 2013, 11:22

Legal Stoledo,

obrigado pelas dicas. Já é mais um que me fala muito bem da 16-35mm. Tô ficando fã, mas acho que por agora vou passar, já que a 24-105 já foi comprada e quero uma mais aberta que 16 pros panoramas. A 70-200 2.8 também me enche os olhos.

Obrigado!

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Mensagem por barroca » 06 Mai 2013, 12:53

Cartola
so pra compartilhar o que falei ontem - 70-200 2.8 II da Canon é uma das melhores lentes da fabrica. Ja tive e recomendo fortemente. Com um TC 2X voce chega aos 400mm.
E [eu nao disse ontem] faz diferença ser da serie I ou II sim, e é muito grande. Nitidez em bordas por exemplo.
abraços

Avatar do usuário
selicris
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Ago 2014, 19:56

Re: Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Mensagem por selicris » 15 Ago 2014, 13:56

Olá Cartola! parabéns pelo fórum, adquiri recentemente a 16-35 2.8 II estou maravilhado, valeu a pena o investimento, também tenho a 70-200 2.8 II que e maravilhosa...

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lentes ao migrar para full frame (Canon)

Mensagem por cartola » 15 Ago 2014, 14:34

Bom, eu não tenho a 70-200 IS I pra comparar, mas comprei a IS II F2.8 e é sem dúvida a melhor lente que tenho atualmente. De quebra estou também com o teleconverter 2X. A única "desvantagem" é que a lente abertura passa pra F5.6.

Para as panorâmicas estou usando a Canon 8-15mm. Quando uso com cabeça de tripé uso em 15mm fazendo 6 fotos na horizontal e complementando o zenith e as vezes o nadir (quando não fecho esse com clone).

Usando um philopod cheguei à medida ótima de 12mm e fecho a panorâmica inteira com apenas 4 fotos sem necessidade de cobrir nem nadir nem zenith, apenas alternando a inclinação das fotos.

Abs, Cartola.

Responder