Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por Gero360 » 06 Mai 2013, 11:55

Olá pessoal do Pano Fórum.

Estou pensando em adquirir uma lente Sigma 4.5mm f:2.8 Ex Dc Hsm, gostaria de saber se alguém ja teve alguma experiência com essa lente em câmeras tanto full-frames quanto de sensor cropado. Não sei se estou correto, mas penso que posso conseguir principalmente uma praticidade para realizar menos fotos para gerar as imagens.

Agradeço desde já a atenção de todos.

Abraço e boa semana.

Gero.

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por barroca » 06 Mai 2013, 13:09

Ola Gero
nao sei se voce viu que a 4.5 é indicada somente para sensores cropados
http://www.sigmaphoto.com/product/45mm- ... ar-fisheye

a 8mm da Sigma é que é para sensores full frame.
Agora se a 4.5 funciona em full frame eu nao sei
abraços

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por cartola » 06 Mai 2013, 15:27

Oi Gero,

complementando o que o Barroca comentou, a 8mm, tanto a Sigma, quando canon 8-15mm também, já deixam aquela bolinha com borda toda preta na full frame. Não penso que seria uma boa a 4.5 numa full frame por conta disso, você basicamente perderia resolução e não ganharia mais ângulo. Eu usava uma Opteka (montagem genérica da Samyang) em sensores cropados canon (fator 1.6) e achava bom, mas a imagem ocupava o sensor inteiro. Talvez com 4.5 já comece a dar borda e perder resolução.

A praticidade deve ser vista com cuidado, pois a resolução final da imagem será penalizada. Dependendo do propósito não é problema, mas é uma coisa que pode variar de acordo com a opinião de cada um. Se eu, por exemplo, acho que não vou querer dar zoom numa panorâmica de um apartamento vazio, pode aparecer alguém que queira e que ache ruim não ter essa possibilidade.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por Stoledo » 06 Mai 2013, 15:45

Oi pessoal,

Eu tenho uma Canon 8-15 e uso em 10mm, faço 4 giros mais nadir e zenit. Já usei em 8mm, 3 fotos, mas não gostei devido a distorção ser muito grande. Além disso, como o Cartola disse, a rosolução não fica grande coisa.

Abraços,

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por cartola » 06 Mai 2013, 16:07

Oi,

estou com essa mesma 8-15 numa full frame e sou da mesma opinião. Em geral prefiro até usar em 15mm e fazer 6 a 8 fotos no giro horizontal, dependendo da sobreposição que quiser. Com a 6.5 numa cropada dava pra fazer 4 no giro, mas em geral acabava fazendo 8, pois era mais fácil que fazer 6 sem um rodador e me dava boa redundância.

Abs, Cartola.

tone_cet
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Jun 2013, 21:55

Re: Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por tone_cet » 12 Jun 2013, 14:31

Tenho uma lente dessa sigma 4.5 numa Canon T3i. É bom ter em mente que nem sempre vai ser excelente para todos os tipos de foto (ambientes). Tudo depende do seu objetivo. Se você pretende comprar um corpo Full Frame, recomendo outra lente, 8mm ou mais. Ela gera uma considerável aberração cromática (assim como outras grande angulares). A gente aprende muito com a prática mesmo (eu ainda estou aprendendo). Antes eu pensava que quanto mais aberto o campo de visão proporcionado pela lente, melhor. Depois vi que há fatores como a distorção, aberração cromática e possibilidade de zoom que também devem entrar no contexto. Algumas fotos que fiz em ambiente externo não ficaram como eu esperava pois lentes grande angulares fazem os objetos parecerem que estão mais distantes que realmente estão. Em algumas fotos isso pode atrapalhar. Vou ver se consigo upar uma foto do mesmo local com 2 lentes diferentes para você visualizar melhor. Não digo que ela é uma lente ruim, mas se pudesse voltar no tempo, compraria uma 8-15.

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Sigma 4.5mm f:2.8 - Ex Dc Hsm

Mensagem por vt360 » 30 Jan 2014, 12:36

Tenho uma Sigma 4.5mm, é uma Lente fisheye 180 graus dx, uso para trabalhos onde resolução não é prioridade. Você terá no máximo uma equiretangular com 6000x3000px (em geral 5000x2500), mas o fluxo de trabalho é rápido. Ideal para serviços de baixo orçamento como mercado imobiliário. Uma outra opção para dx é a Sunnex 5.6mm, projetada para o mercado imobiliário.

Para fx use fisheye 8mm ou 10mm, 03 fotos a cada 120 graus com 5 graus de pitch.

Minhas lentes preferidas, e que recomendo, são a Nikkor 10.5mm e Samyang 8mm!

Responder