Dispositivos One-Shot

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Dispositivos One-Shot

Mensagem por cartola » 14 Mai 2012, 19:15

Oi,

venho aqui apenas dar minha experiência com dispositivos one-shot 360º. São aqueles dispositivos para tirar uma foto 360º com apenas um disparo, ou seja, em apenas uma imagem.

Por mais nobre que seja a ideia de tornar a criação de uma panorâmica algo mais simples, esses dispositivos falham já pelo uso de apenas uma foto. Há uma regra básica que faz com que, ao usarmos mais fotos emendadas, teremos maior resolução no panorama final. Isso é relativamente óbvio. O que é menos óbvio é com quantas fotos no mínimo a panorâmica ainda fica boa? Bem, em acho que um mínimo seriam 4 fotos. Nunca fiz com menos que 6, incluindo a esfera inteira.

Fora isso a tendência é querermos cada vez mais resolução, mais capacidade de zoom, maior qualidade ótica.

Bem, o dispositivo que eu já adquiri e do qual já me desfiz foi o pano-pro, de um fabricante inglês. Segue um exemplo de foto que fiz com ele. Usei duas fotos, uma cobriu toda a horizontal e usei a outra para tapar o teto e o chão. Não se prendam só à minha imagem, as do site do fabricante estão muito melhores e ele tem uns exemplos de vídeo legais lá.

Sem desmerecer totalmente o produto, posso dizer que não gostei dele para minhas necessidades, que requerem maior qualidade. Talvez ele seja adequado para um vídeo 360º ou para fotografia imobiliária prática, já que a exigência de um comprador de imóvel pode ser pequena e possivelmente não precisará de qualquer zoom. Será que alguém vai querer dar um zoom no rodapé? Empreendimentos imobiliários requintados certamente já não vão se satisfazer com isso.

O grupo russo de fotógrafos que faz o http://www.airpano.com/ já fez uns testes de vídeo usando 5 máquinas montadas (5D Mk II) e combinando os frames do vídeo depois. Acho que eu saberia fazer isso, o problema é arrumar as máquinas, rs rs.

O fato é que é prático. Talvez com a nova Nikon D800, de 36 megapixels ele desse um resultado melhor.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por Gero360 » 16 Mai 2012, 00:22

Olá Cartola.

Fico feliz de saber que alguém aqui no Brazuka fez o teste numa one-shot sendo da Pano-Pro ou da Go Pano. Já estive preste a adquirir uma lente dessas, mas ainda não o fiz por falta de informação de uma pessoa que realmente tenha feito um bom uso dela e principalmente avaliado a sua real utilidade.

A minha proposta inicial seria na utilização de vídeos em 360 graus, mas a resolução final da imagem sempre foi o fator que me barrou, já tinha consultado a equipe da Airpano com a invenção deles com as quatros 5D, mas ainda não rola fazer e$$e te$te hehehe. Eu também vi um exemplo bem legal do Canadense Rick Jackson(http://punkoryan.com/2011/02/08/shootin ... ro-cameras) onde ele usa 4 câmeras Gopro Hero, com um custo bem menor. Tenho pesquisado outros exemplos, como as câmeras protótipos a LadyBug da Point Grey e a famosa Dodeca 2360 da Immersive Media utilizada pelo Google StreetView, cheguei a solicitar orçamento e digo que não é barato não... :roll:

Se tiver alguma solução com boa resolução e um custo acessível avisa ae!!!!!

Valeu Cartola, aquele abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 01:56

Oi Geraldo,

já vi na internet as soluções da immersive media. Eles estão ganhando em cima do pioneirismo, já vi uns preços deles, realmente é algo sinistro. Tem também uns vídeos da CNN no Haiti que não sei como foram feitos. Do que você falou aí o que mais simpatizei foi com a go-pro, até por que pode ser que seja mais fácil aproximar os pontos nodais das câmeras pra reduzir os problemas de perspectiva (parallax). Vi um camarada que fez solução caseira e que estava meio que formatando pra vender, veja aqui: http://www.diy-streetview.com/. A questão técnica depois é tranquila, problema resolvido. É só dividir os vídeos em seus frames, emendar uma cena, replicar a emenda (stitch) nos demais, gerando o equirretangular, gerar o vídeo final a partir dos frames equirretangulares e colocar no krpano. Voilá! Dá pra fazer um script em shell num unix pra isso :)

O que menos me atrai no vídeo 360 é a sensação de estar perdendo algo que está acontecendo e não estou vendo, já que na visualização só vemos parte da cena. Vi um vídeo 360 de uma banda de rock que achei ótimo. Ao mesmo tempo que rolava o vídeo numa tela 3x4 rolava uma tira de vídeo embaixo com a horizontal toda - 360 graus. Quando algo nos chamava a atenção na tirinha era só clicar nela e o vídeo ia praquele ponto da cena. Fora o vídeo, que era navegável também. Não lembro onde vi isso, não guardei o link e estou com sono pra procurar agora :)

O lance é ter bons contatos, vender caro e comprar logo a solução profissa! He he, é um caminho!

Outro é fazer que nem eu, tenta fazer tudo sozinho, não entra no mercado e compartilha tudo o que faz. Uhuuu!!!!

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por Gero360 » 16 Mai 2012, 15:54

E ai Cartola tudo certo?
Pois é amigo o pioneirismo deles é o fator predominante, mas como vc mesmo disse "da pra tentar fazer tudo sozinho" e vai que vai... :P

O vídeo 360 do terremoto do Haiti tbm foi feito pela Immersive Media, tem uma reportagem que fizeram acho q para a própria CNN (http://www.youtube.com/watch?v=b0PKxdbP0sI).

Sobre o protótipo DIY, já havia consultado o http://www.diy-streetview.com/ mas eles estavam com uma versão antiga era um protótipo vermelho, parece que agora deram um upgrade com Backpack e Car mount, além de parecer mais robusto aparenta tbm uma visão mais profissa e pra ser sincero ficou bem resolvido, pelo menos nos detalhamentos do catálogo onde ja foi possível ter uma ideia de que o sistema funciona, basta saber agora mais alguns detalhes, mas não deve ser algo de outro mundo, ou talvez seja pois vem la da Alemanha :lol: . Estou entrando em contato com eles p/ saber mais detalhes, caso eu tenha uma ideia mais formada venho compartilhar contigo.

Já no caso do desenvolvimento usando a Gopro Hero ficou bem resolvido, apesar de ser uma "gambiarra master" de fita adesiva que ele usou, a explicação do tutorial que ele fez e o produto final que é o video, ficou show. Eu encontrei uma solução parecida que venho estudando há algum tempo e talvez venha a ti interessar, é um experimento quase como o do Rick Jackson, mas feito pelo Paul Bourke(http://paulbourke.net/miscellaneous/gopro/) entretanto ele descreve um passo a passo de como pode ser realizado a captação com as Gopro Hero e tbm da dicas para a Gopro Hero 2, no site dele tbm possui outras invenções malucas que aparentemente funcionam.
Também encontrei outro exemplo para a pós-produção(http://www.lescribeaudio.com/videopano.html) onde ele explica como fazer todas as conversões de video > imagem > panoramicas > video360 usando o Premiere e Photoshop, mas não cheguei a acompanhar 100% pois está em francês e por saber que tem muitos termos técnicos fico na angustia de saber o que esta sendo feito realmente, além do mais o vídeo não tem uma qualidade boa e fica difícil acompanhar o passo a passo dos clicks, mas fica ai a dica.

Sobre os videos de banda que vc comentou, no blog do site da GoPano tem esses dois(abaixo) que talvez sejam o que vc tinha mencionado.

http://www.gopano.com/video/1468
http://www.gopano.com/video/5232

Agradeço as dicas que vc vem passando, aliás como vc mesmo disse no primeiro contato que tivemos "que é pra isso que o fórum foi criado, para compartilhar as ideias" fiquei mais confiante agora sabendo que o DIY Street talvez seja uma opção mais realista do que Immersive ou a Point Grey com seus valores realmente de outro universo hehe :lol: .

Grande abraço e mantemos os contato.

:ugeek: Geraldo.

Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por Gero360 » 16 Mai 2012, 15:57

Sacanagem o vídeo de pós-produção perdeu o link,,,

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 17:01

Mas então Geraldo,

qual a sua necessidade e qual o seu perfil? Digo, é uma necessidade comercial (tem clientes em vista) ou empreendedora (vai prospectar quando tiver a solução) ou apenas tem fascínio pela coisa? E seu perfil é Mac Guyver / Prof Pardal ou é comprar pronto? Digo isso por que se eu fosse você ia lá, comprava ou alugava umas câmeras, montava a gambiarra e fazia os testes. Se tiver algum perfil assim pode contar comigo. A parte de transformação dos 4 ou N vídeos num panorâmico não me preocupa nem um pouco, pra mim é coisa resolvida. Tenho pouca, pra não dizer nenhuma dúvida, de que conseguiria fazer isso sem problemas. Se sua apreensão for nesse aspecto e precisar de ideias estamos aí!

Ah sim, não consegui ver os vídeos aqui do trabalho, vou tentar lembrar em casa de noite.

Abraços, Cartola!

casamaiscomunicacao
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Out 2012, 17:22

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por casamaiscomunicacao » 22 Out 2012, 18:05

Boa Tarde,

Estou pensando em comprar a lente Pano Pro para filmagens panorâmicas 360º com uma máquina Canon 7D. Será que o resultado fica bom como no site do fornecedor?

Obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por cartola » 22 Out 2012, 19:46

Oi Fábio,

acho que em vídeo fica melhor do que em foto, pois a passagem de quadros dá uma disfarçada.

Pra fotos o seria uma câmera com mais pixels, como talvez a nova nikon D800 que está com 36 megapixels. Eu cheguei a fazer um teste de filmagem com uma T2i, mas não o converti até hoje e também questiono se fui muito criterioso com coisas importantes, como iluminação. O fato é que você tem que pensar que trecho, em termos de ângulo, vai querer que o usuário veja. Se quiser fornecer, por exemplo, uma visão de cerca de 90 graus (vamos usar esse exemplo pra facilitar as contas) vai estar fornecendo ali menos que 1/4 da resolução da sua câmera (já que 90 é 1/4 do ângulo completo, que é 360 graus). Acho que pode até fazer testes com essa resolução e ver se um vídeo com um tamanho assim fica bom, mesmo sem ser panorâmico. A 7D faz vídeo em full HD, 1920 x 1080 pixels, que alias é o que se faz de melhor por enquanto. A própria Canon está pra lançar a 1D com vídeo em 4k, mas sem data marcada e a expectativa é que custe 15 mil dólares - lá fora. Voltando ao full HD, considerando que você vai filmar um círculo, este terá, no melhor caso, 1080 pontos de diâmetro e um buraco no meio, como na foto abaixo:
tmp.jpg
Medi com uma régua aqui e o círculo interno tem uns 18% do tamanho da altura da foto. Em 1080 pixels isso deixaria uns 886 pixels sobrando. 1/4 disso (supondo um ângulo de visão de 90 graus) pegaria cerca de 221 pixels. Veja se um vídeo de 221 x 221 pixels te atende. Se sim, compre.

Não refleti muito sobre as suposições e cálculos que fiz aqui, sugiro que os demais colegas interessados confiram e me corrijam em qualquer erro que por ventura eu tenha cometido.

Abs, Cartola!

casamaiscomunicacao
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Out 2012, 17:22

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por casamaiscomunicacao » 22 Out 2012, 20:09

Olá cartola,

Poderia me enviar esse vídeo para fazer a conversão e checar a qualidade da Pano Pro, por favor?

Segue meu email: fabiocosta@casamaiscomunicacao.com.br

Agradeço pela força :)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dispositivos One-Shot

Mensagem por cartola » 22 Out 2012, 22:31

Oi Fábio,

o vídeo está nesse endereço, onde provavelmente vou deixar por muito tempo. Algumas considerações:
  • não é o vídeo original, que tinha quase 600MB. É apenas um trecho de 15s do mesmo, convertido, mas com a mesma resolução;
  • como comentei antes, a qualidade está bem ruim, notadamente fora de foco. Minha lente não era a melhor opção, o ponto para usá-la no equipamento ficava nos limites (da lente e do equipamento) e era bem difícil acertar, é bom olhar a lista de compatibilidades do fabricante;
  • considerando que é possível deixar tudo bem focado, pode se montar um teste. Essa imagem é uma projeção estereográfica, que pode tranquilamente ser transformada em equirretangular. Para apenas uma prova de conceito podemos considerar um quadro e ver que resolução essa estereográfica permite a uma equirretangular. Feito isso é só testar se um vídeo equirretangular com tal resolução te satisfaz.
Testei aqui e com um quadro o hugin considerou que a maior resolução possível me daria uma tripa de 3016x381 pixels (clique pra ampliar):
frame-frame.jpg
Claro que se não acreditar na premissa de que é possível filmar adequadamente com tudo no foco então a prova de conceito está furada, mas acho que dá. Outra dificuldade é a luz. Pro foco ficar bom em tudo tem que usar o diafragma mais fechado, então talvez não consiga filmar sem ser com luz do sol ou de dia em ambientes externos. Eu acho que dificilmente o fabricante seria desonesto em mostrar um vídeo que não tivesse sido feito com o equipamento, mas pode ser que seja difícil chegar naquele resultado, principalmente em situações adversas.

Bom, acho que tens aí mais alguns elementos pra avaliar.

Abs, Cartola!

Responder