Objetivas retilíneas e curvilíneas

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Objetivas retilíneas e curvilíneas

Mensagem por Stoledo » 02 Set 2013, 23:57

Olá a todos.

Estou com uma dúvida e não consegui uma resposta de forma satisfatória pesquisando na internet.

Gostaria de saber se alguém sabe qual é a diferença entre as lentes retilíneas e curvilíneas.Vi explicações superficiais dizendo apenas que as retilíneas não distorcem a perspectiva e conseguem manter retas as linhas retas e as curvilíneas não. Isso é muito simplista e não atendeu minha curiosidade.

A melhor explicação que encontrei é que quando o FOV horizontal é acima de 100° seria "muito difícil" construir uma lente retilínea, e quando o FOV horizontal é 180° seriam impossível fazer uma lente retilínea já que apenas as linhas que passam exatamente no centro óptico da lente permaneceriam retas.

Alguém teria uma explicação mais simples ou diferente?
Alguém conhece algum App que calcule o FOV? Vi algumas equações mas, sinceramente, desanimei um pouco com elas.

Obrigado.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetivas retilíneas e curvilíneas

Mensagem por cartola » 03 Set 2013, 10:58

Opa,

pergunta realmente intrigante. Talvez algum físico possa responder com mais propriedade. Pra mim parece razoável que pra um ângulo de 180º (e acima de certo ângulo) seja impossível que uma linha reta apareça reta na foto.

A lente retilínea mais aberta que já tive foi a Sigma 10-20mm, que até foi alvo de nossos papos por aqui recentemente, nas escolhas de lentes. O cálculo do ângulo de visão / campo visual angular (FOV) depende também do tamanho do sensor. Um site que já usei pra calcular isso e outras coisas é esse aqui:

http://www.tawbaware.com/maxlyons/calc.htm

Vai mais pra baixo na página, até o "Angular Field of View Calculator". Tem que saber o fator de corte do seu sensor. Tenho um programa em Python que pede o tamanho do sensor em mm. É um programa que na verdade gera o arquivo para o Papywizard (outro programa) comandar a cabeça robótica Merlin/Orion. Daí pra isso ele te pede a lente, sensor e percentual de sobreposição desejado e calcula o campo visual pra daí calcular os giros e paradas necessárias da cabeça. O resultado dele é um arquivo XML, do qual podemos tirar algumas coisas interessantes. Desculpe dispersar o tópico, mas acho que pode interessar:

Código: Selecionar todos

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<papywizard>
    <preset name="24mm sphere">
        <tooltip>
Total number of images: 19
Camera:
    Sensor size         36 x 24mm
    Focal length        24mm
    Lens vertical FOV   53deg
    Lens horizontal FOV 74deg

Panorama:
    Top at              54.68deg
    Bottom at           -54.6deg
    vertical FOV        109.3deg
    Vertical overlap    20 %
    Horizontal overlap  20 %
        </tooltip>
        <shoot>
           <pict pitch="-36.4" yaw="300.0"/>
           <pict pitch="-36.4" yaw="240.0"/>
           <pict pitch="-36.4" yaw="180.0"/>
           <pict pitch="-36.4" yaw="120.0"/>
           <pict pitch="-36.4" yaw="60.0"/>
           <pict pitch="-36.4" yaw="0.0"/>

           <pict pitch="-3.5" yaw="0.0"/>
           <pict pitch="-3.5" yaw="51.42"/>
           <pict pitch="-3.5" yaw="102.8"/>
           <pict pitch="-3.5" yaw="154.2"/>
           <pict pitch="-3.5" yaw="205.7"/>
           <pict pitch="-3.5" yaw="257.1"/>
           <pict pitch="-3.5" yaw="308.5"/>

           <pict pitch="36.4" yaw="300.0"/>
           <pict pitch="36.4" yaw="240.0"/>
           <pict pitch="36.4" yaw="180.0"/>
           <pict pitch="36.4" yaw="120.0"/>
           <pict pitch="36.4" yaw="60.0"/>
           <pict pitch="36.4" yaw="0.0"/>

         </shoot>
    </preset>

</papywizard>
Configurei para uma lente 24mm numa câmera fullframe (sensor de 36x24mm - vertical) e ele me deu os FOV vertical e horizontal da lente. Configurei uma sobreposição de 24% e ele calculou que seriam necessárias 19 fotos pra cobrir toda a esfera visual. Nas linhas mais adiante estão cada linha horizontal programada e o ângulo de cada parada.

Bom, o programa está escrito em Python, que deve ser algo meio complicado pra maioria por aqui. Posso ver, se tiver interesse, se consigo botar isso numa página web que receba os parâmetros necessários e entregue esse arquivo como resultado. Posso postar o programa aqui também, se quiserem.

Voltando ao tópico, essas são as duas maneiras que uso pra cálculo de FOV.

Abraços, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Objetivas retilíneas e curvilíneas

Mensagem por Stoledo » 03 Set 2013, 21:13

Obrigado Cartola.

Pena não ter um App para isso, mas esse site que vc recomendou será muito útil.

O que eu mais gostei foi esse: http://www.bobatkins.com/photography/te ... _view.html, explica, porém, de uma maneira um tanto complexa, mas a questão em si é complexa. Também tem um lugar para calcular o FOV, assim como o que vc recomendou também tem que saber se o sensor tem crop.

Eu não tenho conhecimento em Python mas para que eu possa rodar o seu programa teria que instalar o Python aqui, no meu caso para W7. Mas ele não compila um executável como Delphi/Kylix faz? Seria legal ter esse programa sem precisar instalar Python. Desculpe se falei alguma bobagem até aqui!

Esse código que esta na sua resposta é o xml gerado pelo seu programa, certo? Para usar no Papywizard que comanda a cabeça Orion (que é na verdade a mesma cabeça da Kolor Panogear, certo?). Por falar nisso vc gostou da Orion? Vale a pena o investimento?

Voltando à pergunta inicial, queria saber se teria uma definição mais simples, mas gosto de saber as relações matemáticas e a física por trás das coisas. Quando se entende como é não esquece.

Abs!

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetivas retilíneas e curvilíneas

Mensagem por cartola » 03 Set 2013, 22:07

Oi Sandro,

Perfeita a pergunta. Não manjo muito de Python, mas é originalmente interpretado. Tem um programa que se instala pra rodar ele, chamado IDLE. Com isso instalado consegue rodar. Se pode ser compilado (algumas linguagens interpretadas podem) eu não sei, teria que pesquisar.

Isso, o XML é gerado pelo programa em Python. O XML é lido pelo aplicativo que comanda a Merlon/Orion que é a mesma cabeça da Kolor. Ela é uma cabeça considerada lenta, mas dependendo do propósito pode atender sem maiores problemas. Gostei principalmente do preço. Cabeças rápidas, como uma alemã mais conceituada, custa mais de 2.000 euros e eu comprei a Orion na França por uns 215 euros. Comprei o adaptador bluetooth por mais uns quase 60. Ainda não consegui parar pra fazer uma gigapixel com ela, e já tem mais de um ano que comprei. Só fiz alguns testes com panos normais, para o que é um exagero usar uma motorizada, é mais prático uma manual mesmo, mais direto ao ponto, sem precisar levar notebook, programar movimentos, etc.

Para a pergunta inicial, acho que o negócio é estudar física/ótica. Também sou curioso e gosto de saber detalhes das coisas, mas nisso aí não pretendo me aprofundar, basicamente por outras prioridades :) como fazer uma gigapixel, por exemplo, e manter o fórum movimentado, rs rs

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetivas retilíneas e curvilíneas

Mensagem por cartola » 09 Out 2014, 10:36

Dei uma traduzida parcial numa página que calcula. Podem ver aqui: http://cartola.org/arquivos/calc-pt_br.html

Abs, Cartola.

Responder