Lente 8mm em câmera cropada

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Lente 8mm em câmera cropada

Mensagem por cartola » 24 Jun 2016, 14:25

Registrando e compartilhando a resposta a um colega do Face:
Carlos Bom dia, to com um problema com as pano com dslr, tenho feito com a lente do kit 18 55 numa nikon d5300 que tem sensor DX, e não encontro no mercado lente grande angular 8mm por exemplo nest formato
Se eu comprar um de formato FX ela se torna mais fechada e volta ao que eu tenho na lente do kit, Correto?
O que vc me aconselha? Não quero investir numa full frame pois não tenho mercado para isso.
Obrigado se puder me orientar
Então, a milimetragem descrita nas lentes (distância focal) se refere a sensores full frame, equivalentes aos filmes 35mm das câmeras de filmes. A lente 18mm do kit que vem nas câmeras cropadas é, na verdade, equivalente a uma lente 27mm numa câmera full frame. A lente 8mm na câmera cropada vai equivaler a uma 12mm numa full frame, menos da metade da distância focal da sua 18mm, então não se confunda, vai ter um grande ganho.

Pode comparar diretamente 8mm e 18mm, ou seja, 8mm é menos da metade dos 18mm.

Na prática, para panorâmicas da esfera completa, vai ter que fazer em torno de 32 a 36 fotos com a 18mm (depende da sobreposição que quiser) e com a 8mm vai precisar de 6 a 10 fotos apenas pra já cobrir tudo.

Em resumo: pode comprar uma 8mm e ser feliz!

Se quiser ver mais detalhes, vejamos os ângulos de visão angulares na sua câmera usando a calculadora pra isso:

18mm - 67,38° na horizontal, 77,4° na diagonal
8mm - 112,62° na horizontal, 121,966 na diagonal
Seleção_01.jpg
Seleção_02.jpg
Abs, Cartola.

Responder