DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 03 Set 2013, 20:51

Oi pessoal,

Saiu hoje uma reportagem na globo sobre esse tipo de veículos. Não mencionaram o uso para fotografia panorâmica e imagino mesmo que a maioria use para vídeos, segurança e outros usos, por isso até coloquei o post aqui num tópico genérico.

Há previsão de proposta de regulamentação do uso para dezembro, mas como tudo, deve atrasar... até lá estou a vontade.

Link para a reportagem

O drone branco que aparece com uma gopro mais pro final é o DJI Phantom, provavelmente o mais acessível hoje em dia, fora talvez algum montado a partir de peças independentes.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por Stoledo » 03 Set 2013, 21:44

Olá,

Vc já fez alguma panorâmica usando o DJI Phantom com Gopro? Como faz para controlar o giro? Imagino que deve ser bem difícil.
Ele tem no PY: http://www.comprasparaguai.com.br/ardro ... o__906193/

É mais fácil de controlar que aviões de aeromodelismo? Embora eu nunca tenha pilotado um vi alguns colegas, com certa experiência, destruindo seu aviões por pequenas barbeiragens. Já pensou o drone+Gopro espatifando no chão? Melhor não pensar!

Vamos ver como vai ser a regulamentação, o Zé Pedro deu um depoimento desanimador sobre seguro, autorização e mais coisas para fazer uma panorâmica aérea, a burocracia parece ser enorme.

O jeito é esperar para ver.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 03 Set 2013, 21:59

Oi Sandro,

Já fotografei algumas e montei uma até o fim. Outras estão parcialmente montadas. Não chegou a ver a que postei aqui? Coloquei na galeria e fiz referência também em resposta ao post do Zé Pedro, dá uma olhada.

Um macete bom pra não perder mensagens é acessar o "Portal", onde tem uma lista de últimas mensagens em ordem decrescente. Fica lá no topo esquerdo do site.

O controle do DJI Phantom é super fácil. O bicho obedece prontamente e exatamente o que você manda. O giro é mole, tem um controle só para o giro no próprio eixo. Não que tudo isso impeça barbeiragens, sempre é possível. Por enquanto ainda fico meio tenso pilotando, mas panorâmicas facilitam. Basicamente tenho que subir e descer e se escolher bem o ponto de lançamento o pouso é tranquilo. Outro dia soltei do alto de um prédio e o pouso foi mais tenso um pouco, mas mesmo quando falhou não foi um problema.

O DJI vem com vários controles. Se for pilotar com GPS ativado (o que é opcional) ele só dá o ok, dizendo que está pronto, quando acha pelo menos 6 satélites. Se perder o contato com o controle remoto volta sozinho ao ponto de partida e pousa. Se a bateria estiver abaixo de certo nível idem. É muito show de bola, recomendo.

Pela reportagem e pelo que pude pesquisar (o que não garante muita coisa) realmente não há regulamentação a respeito, então por enquanto fica o bom senso.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por Stoledo » 03 Set 2013, 22:16

Vou procurar a foto que vc fez, realmente não vi.
Deve ser show brincar com um desses!!
Abs Cartola!
Sandro Toledo

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por Luis Padilha » 03 Set 2013, 23:54

cartola,

qual é o custo de uma máquina dessas?

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por Stoledo » 04 Set 2013, 00:22

Oi Luiz,

Olha aí nesse site: http://www.comprasparaguai.com.br/ardro ... o__906193/

Sandro Toledo

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por vivafloresta » 04 Set 2013, 11:06

Olá Senhores. Além da fotografia, trabalho com geoprocessamento, e nesta área está na moda o uso de drones e vants para fins cartográficos. No entanto, quase todos os equipamentos em operação não tem licença da ANAC para operar no espaço aéreo, o que implica na ilegalidade das atividades comerciais usando estes veículos. Lembra-se porém que o voo nao é proibido, ele só nao é regulamentado, e quem voa assume todo o risco inerente ao mesmo.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por visual360 » 04 Set 2013, 14:05

Olá Cartola e demais deste post. Tenho 3 drones um s800 com wkm um Phantom com naza e um outro montado com peças avulsas com a naza n. Indiscutivelmente o s800 é melhor, mais estável além de carregar fácil a 5d. O Phantom, é muito bacaninha, mas qualquer vento atrapalha. Para se fazer vídeos quando não tem vento, é ótimo, e se colocar a gopro h3 para filmar e fotografar ao mesmo tempo fica muito bom. (como falei sem vento). O grande problema destes drones é a pouca autonomia 4 a 8 min os pequenos e 10 a 18min nos maiores(sem contar nos drones grandes o peso da 5d). Mesmo os drones grandões, a vibração é um fator que chega a irritar, ter um destes é muito bacana, mas já tive um que caiu com uma 7d, mesmo com toda a segurança de retornar e pousar quando a bateria fica fraca. Ainda é uma tecnologia em desenvolvimento no que se refere a fotografia e vídeos. Caso queiram dar uma olhada vai meu site www.dronevideos.com.br e o canal do youtube é www.youtube.com/channel/UC9Q9DTuJIX7jGXmpUPw4dxw. abraços
Visual360

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 05 Set 2013, 12:38

Legal Visual,

obrigado por nos passar essa sua experiência. Fiquei curioso e preocupado com o acidente. Pode dar mais detalhes de como a 7D caiu e se sugere algo pra evitar acidentes? Estou querendo procurar pra ver se tem coisas que possamos fazer pra evitar. Eu, que sou de TI e já trabalhei muito com infra-estrutura, sei que tudo pifa um dia. Todo HD um dia vai pifar. Temos então que fazer cópia de dados. Fico então refletindo sobre os pontos de falha que o equipamento tem, e ele trata apenas alguns. Se um motor pifar? Se a naza pifar? Que tipo de checagens e/ou manutenções podemos fazer pra não perder o equipamento em acidentes?

O vento pra fotos, panorâmicas ou não, acho que influenciam menos. Pra vídeo, claro que influencia demais e fiquei bem encantado com as cabeças gimbal que estabilizam, como as Zenmuse Z15 e a mais simples e acessível H3-2D. Você usa as gimbal? Recomenda?
Aqui um exemplo de estabilização da H3-2D com o phantom muito legal: http://vimeo.com/69183269
E aqui a Z15 num S800: https://vimeo.com/52046136
A H3-2D tem 2 eixos e a Z15 três. O problema é precisar de mais um camarada pra pilotar a gimbal :).

Outra curiosidade: com esses drones todos você não faz panorâmicas aéreas? Não achei :)

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 05 Set 2013, 12:47

Complementando a resposta e puxando a sardinha pro software livre, não sei o que usas pra editar seus vídeos. Eu uso e recomendo o Kdenlive. Vantagens: muitos recursos, gratuito e capaz de criar vídeos profissionais. Desvantagem (pra alguns): só roda em linux.

Dá pra usar direto de um DVD, sem precisar instalar o linux. Isso serve pra experimentar. Se gostar esse mesmo CD pode ser usado pra particionar seu HD e instalar o linux com o kdenlive já instalado. Recomendo o DVD do Artistx: http://artistx.org

É só baixar a imagem de DVD, gravar e bootar o computador pelo DVD.

Abraços, Cartola.

Responder