duvidas de fotos 360

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
mathvasques
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Ago 2012, 23:41

duvidas de fotos 360

Mensagem por mathvasques » 23 Ago 2012, 12:28

Ola pessoal, estava vendo algumas fotos do cartola, tem algumas fotos que parecem que ele tirou de cima de uma altura maior que o tripe como você faz isso ?
parece que utilizou um tripe com uma altura gigantesca.... parece que a foto foi tirada de cima? qual a dica?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: duvidas de fotos 360

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 13:48

Oi,

como pode ver na "Ficha técnica" dessas fotos no blog, eu usei um mastro fanotec. Tem o link lá, mas segue aqui pra agilizar: http://store.nodalninja.com/index.php/p ... ies-2.html

Você pode também fazer um mastro. A primeira foto que fiz com isso foi do alto da torre de uma igreja, com um cano de aço galvanizado de 6m de altura no qual adaptei um parafuso na ponta pra prender a cabeça de um tripé comum. Veja os comentários, ficha técnica e fotos no post do blog.

Já falei um pouco mais do mastro nesse outro tópico aqui no fórum mesmo.

Qualquer outra dúvida estou por aqui!

Abs, Cartola!

mathvasques
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Ago 2012, 23:41

Re: duvidas de fotos 360

Mensagem por mathvasques » 23 Ago 2012, 14:01

muito obrigado pelas dicas, mas você mesmo fabrico este mastro ... poder falar mais sobre esta fabricação... como posso fazer ... !

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: duvidas de fotos 360

Mensagem por cartola » 24 Ago 2012, 10:44

Oi,

bom, eu hoje tenho o mastro fanotec, que não fabriquei, comprei no link que passei ali. O que usei naquela foto em Carolina não fabriquei, usei uma vara, um cano comum de aço galvanizado que você pode encontrar em qualquer loja de ferragens que venda encanamento. A grande desvantagem é que ela já tinha 6 metros de comprimento, ou seja, é meio complicado transportar. A cidade lá era bem pequena e as distâncias entre a casa que eu estava, a loja de ferragens e a igreja, somadas, não davam uns 6 quarteirões. Peguei a barra na loja de ferragens e levei pra casa, onde prendemos um parafuso de 3/8 de polegada na ponta pra então prender a cabeça de tripé, uma cabeça comum. Alguns pontos importantes:

- A imensa maioria dos tripés de cabeça intercambiável usa um parafuso comum de 3/8 de polegada. Alguns poucos tem parafuso de 1/4 e talvez existam modelos mais peculiares ainda.
- Usei uma cabeça de tripé comum - tive erros de parallax que tive que corrigir depois num editor de imagens (usei o GIMP, como mencionado na ficha técnica da foto)
- Mesmo que usasse uma cabeça panorâmica teria erros de parallax, pois a barra não ficava parada, fiquei apenas segurando-a embaixo
- Em cenas com os objetos mais longe os erros de parallax serão minimizados. Os maiores erros com um mastro as vezes se encontram na visão pra baixo (nadir) como foi neste caso.

Extrapolando um pouco o modelo do mastro artesanal, nas mesmas lojas onde se encontrarão esses canos você pode encontrar junção. Os canos podem ser encontrados em várias larguras:
cano.jpeg
cano.jpeg (6.49 KiB) Exibido 3165 vezes
Normalmente já vem com rosca na ponta. Na própria loja você pode se informar onde pode conseguir um camarada pra cortar e rosquear, de modo a dividir o cano em partes e torná-lo mais portátil. Talvez algumas lojas já façam isso pra você. Existem vários tipos de conexão:
conexoes.jpeg
conexoes.jpeg (6.32 KiB) Exibido 3165 vezes
Na figura acima a última acho que é a que serve pra esse propósito. Então você teria vários canos de, tipo, 1,5 metros e as junções pra montar na hora. Compre também um parafuso de 3/8.
Pode então achar um serralheiro e pedir a ele que solde o parafuso em uma das pontas, de modo a prender a sua cabeça de tripé. Com isso não terá um mastro retrátil, mas terá um mastro montável e passível de ser transportado. Se fizer 4 seções de 1,5m terá um mastro de 6m ao montar.

- Vai precisar de um controle remoto sem fio, de preferência por rádio frequência, pois provavelmente um de infra-vermelho não vai resolver. Eu uso um Apputure pro.
- Vai ter que pensar como estabilizar o mastro também. Em outro tópico por aqui já mostrei como fiz com uma barra de alumínio pra pisar nela. Pode soldar uma porca de 3/8 na base pra facilitar prender o mastro em qualquer base. O serralheiro faz isso pra vc também, só peça a ele pra soldar tanto o parafuso quanto a porca com os eixos paralelos ao eixo da barra - pra ele não sair soldando tudo torto de qualquer maneira.
- Pode simplesmente segurar o mastro, sem estabilizar, sem prender em nada. Fiz assim lá em Carolina.
- Pode ver se encontra alumínio ao invés do aço galvanizado pra ficar mais leva, mas acho que é um material menos comum. Talvez seja mais fácil encontrar em lojas de trilhos para cortinas, que foi onde já comprei algum alumínio e eles tinham tubos, mas ali vai ser difícil rosquearem pra você. Vai ter que achar alumínio com medida padrão pra depois ir na loja de ferragem e pedir pra rosquear ou ver se recomendam alguém que trabalhe com canos pra fazer pra você.

Pelo que me lembro esses são os detalhes relevantes. Se conseguir fazer poste as fotos aqui e confirme e complemente as dicas/ideias!

Abs, Cartola!

Responder