Ambiente com espelhos - Motel

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
sergiomorais
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Nov 2012, 12:55

Ambiente com espelhos - Motel

Mensagem por sergiomorais » 29 Nov 2012, 13:19

Preciso fazer algumas 360º para um Motel que quer fazer fotos das
suítes, meu receio está relacionado aos espelhos que normalmente temos
nas paredes e no teto. Alguém tem algum tutorial ou vídeo que possa me dar alternativas para contornar este problema
técnico na realização das fotos para a 360º em um ambiente com espelhos? Sem que eu e o tripé saiam nas fotos?
Sei que haverá necessidade de edição no photoshop, estou ciente disso, mas ainda assim, na zenith devo primeiro ajustar a foto com a inclusão do tripé e depois como faço? Devo produzir uma segunda foto com o tripé um pouco mais ao lado para depois eu ter aquele "espaço onde estava o tripé" sem ele para a edição? Se o espelho estiver à minha frente, a alternativa é a mesma?
Qualquer ajuda tua será muito bem vinda.

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Ambiente com espelhos - Motel

Mensagem por Blum » 29 Nov 2012, 14:16

Olá Sergio,

pela pouca esperiência, posso dizer que esse problema só é possível resolver na pós-produção (photoshop).
Ou estou errado Cartola?

sergiomorais
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Nov 2012, 12:55

Re: Ambiente com espelhos - Motel

Mensagem por sergiomorais » 29 Nov 2012, 14:22

Olá Blum
Acredito tbm que seja no pós produção, mas tbm sei que a maneira de captar a imagem que vai ajudar no pós é fundamental e vai diminuir muito a edição, pois preciso de uma imagem limpa de onde estava o tripé na foto principal, para depois fazer a sobreposição e é a melhor maneira de fazer isto que estou buscando aqui.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ambiente com espelhos - Motel

Mensagem por cartola » 29 Nov 2012, 14:25

Oi Sérgio,

como o Blum falou, minha sugestão é fazer na pós-edição - onde uso o GIMP (versão portátil pra windows) ao invés do Photoshop, mas qualquer editor avançado com recursos como clone, restauração, seleção enevoada, camadas e talvez mais algumas coisas vai resolver.

Sabendo que vai fazer essa pós edição preste atenção ao posicionamento do tripé. Eu fotografei uma academia onde tinham espelhos e a situação poderia ser pior do que foi. Em um trecho haviam espelhos dos dois lados, então tratei de tirar o tripé dali e fazer a foto de outro ponto. Se só tiver espelho de um lado pode usar a própria foto do lado oposto para cobrir a parte do tripé que aparecer no espelho, bastando espelhá-la, encaixá-la e tudo mais. Se escolher a posição melhor ainda pode ter que tapar apenas alguma colcha (no caso de espelho no teto) ou parede branca, o que pode ser bem fácil com clone/restauração sem nem precisar usar a imagem do lado oposto.

Se tiver dificuldades com essas ferramentas pode procurar tutoriais pelo youtube e se não achar fale aqui que a gente tenta achar algum mais adequado ou até fazer um pra você. Muitas vezes tapo o buraco do nadir dessa maneira, com essas ferramentas e poderia gravar isso pra compartilhar se quiser.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ambiente com espelhos - Motel

Mensagem por cartola » 29 Nov 2012, 14:32

Opa, esqueci de passar uma referência razoável sobre o assunto:

GIMP - Editor de Imagens

Nesse link tem um material que uso em palestras sobre o GIMP e ele mostra passo a passo como usar algumas dessas ferramentas que comentei. Com o que tem ali já dá pra fazer essa pós edição tranquilo. Cabe então ler a cena lá no local e escolher uma melhor posição pra fazer a foto e não trazer dificuldades desnecessárias.

Grande abraço, Cartola.

Responder