Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Mensagem por Blum » 16 Mai 2012, 11:35

Bom dia Cartola e Cia,

estou iniciando no mundo da fotografia, e logo parti para as mais difíceis, as panorâmicas.
Mais por necessidade profissional do que por livre arbítrio. :lol:

Estou usando uma Canon 7D com lente Sigma 8mm Fisheye.
E fazendo alguns testes de ambientes fechados (Apartamentos Decorados) senti uma grande dificuldade de
conectar as imagens por 2 motivos.

1- Erros parallax
Esse quase sanado.

2- Objetos (Camas, cadeiras, etc)
Que qse sempre ficam metado em uma imagem e a outra metade em outra imagem.
E dependendo da distancia e posição em relação a câmera, nunca ficam conectados.

A dúvida é a seguinte.
Qual o melhor angulo para bater as fotos?
Para entenderem melhor a minha dúvida, imaginemos a seguinte situação:
Um ambiente fechado por 4 paredes.
É melhor tirar as fotos de frente para essas paredes (1) ou de frente para os cantos (2)?
Segue imagem para ilustrar melhor.

Imagem
Anexos
Angulo.jpg
Angulo.jpg (19.64 KiB) Exibido 3760 vezes
Editado pela última vez por Blum em 16 Mai 2012, 17:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 16:41

Oi Daniel,

não vi a imagem mencionada. Você botou num anexo? Depois de colocar o anexo tem que mandar inserir ele na mensagem.

Mas enfim, sua pergunta não faz muito sentido na minha cabeça. Não tem ângulo melhor pra isso, você pode escolher o que melhor lhe convier. Dá pra fazer a panorâmica de qualquer lugar.

Os erros de parallax aparecerão mais se houver mais objetos perto. É como o foco, não tem determinado momento em que o foco da câmera fica ajustado pro infinito? Então, não sei se é uma boa comparação, mas a partir de certa distância os erros de perspectivas serão irrelevantes. É por isso que fazer uma foto aérea não é tão complicado. Alias, complicado é, tem sua logística (imagino - já que nunca fiz) mas a junção das fotos não terá muito problema com erros de parallax, isso é o que quis dizer.

Com uma cabeça panorâmica bem calibrada você vai poder fazer a foto de um banheiro pequeno e de uma sala grande com dificuldades semelhantes e um objeto aparecer parte numa foto e parte na outra não será problema. Muitos fotógrafos não acertam pequenos erros de parallax - isso é o que observo. Não que eu seja perfeito, é difícil até varrer a foto inteira e depois que já publiquei dificilmente volto pra acertar um erro que percebo, mas penso que se fosse um serviço comercial talvez eu fizesse questão disso. Como alias faço questão de consertar todos os que vejo. O fato é que o usuário comum, não acostumado a analisar essas fotos e até inconsciente de como ela é feita, dificilmente vai reparar em pequenos erros que aparecerão mesmo com uma cabeça calibrada. O que quero dizer com todo esse bla bla bla é que, se você não for neurótico como eu, poderá fazer panorâmicas rapidamente, apesar de que isso é relativo. Acho que monto uma imagem bem fotografada em 1h, tá bom pra você? Fora ajustes posteriores e publicação e considerando que tudo dê certo, pois as vezes não dá e leva mais tempo.

Um abraço!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Mensagem por Blum » 16 Mai 2012, 17:08

Vlw Cartola...
Imaginei que por causa da distorção da Fisheye teria uma angulo melhor para tirar as fotos.

Anexei a imagem.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 23:08

Não, não faz diferença Blum,

o software entende essa distorção. Pra ele entender é importante dizer pra ele que é uma fish eye. A minha, por exemplo, uma Opteka (uma das montagens da Samyang) é toda manual, então a informação da lente não vai para o arquivo exif, como acho que acontece também com algumas máquinas compactas. Tenho que colocar a informação da lente manualmente ou carregar um arquivo previamente salvo com os valores adequados.

Na prática eu configurei a lente uma vez, salve um arquivo com as informações e uso sempre ele. Usei esse tutorial aqui no site do hugin pra calibrar, mas em outros programas talvez isso nem seja necessário, não sei.

Ao entender a lente o programa consegue fazer o que você quiser com a imagem, como deixar as linhas distorcidas todas retinhas. Tanto que um outro uso do programa pode ser, ao invés de fazer panoramas, ajustar a distorção da foto. Na página de tutoriais do Hugin tem vários outros exemplos de uso, como a junção de imagens escaneadas planas ou a correção de perspectiva arquitetural, deixando o prédio com linhas claramente em direção a um ponto de fuga

Imagem

com as linhas retinhas:

Imagem

Abs, Cartola.

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Mensagem por Blum » 16 Mai 2012, 23:42

Hmmmmmmmmmmmmm Agora entendi....
Você utiliza Vertical e Horizontal Lines na mesma imagem.. e não no Par.
E ai no Par de imagens (para conecta-las) usa-se Control Points?
É isso mesmo?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual o melhor "angulo"para ambientes fechados?

Mensagem por cartola » 17 Mai 2012, 11:46

É isso aí!

E já avançando um pouco, você pode criar linhas que não são nem horizontais nem verticais. Também as cria na mesma imagem, mas aí há que se ter um cuidado. Essa criação, falando do Hugin, é feita no botão em que se define o tipo de ponto de controle. Lá tem uma opção pra criar uma nova linha e ele a chama de "linha 3" ou coisa parecida, dá um número pra ela. Assim, se tem uma linha que vai de uma imagem pra outra você pode criar a linha numa imagem e na outra e a otimização tentará fazê-las se encontrar. Então ao criar esse tipo de linha o cuidado é dar novos números pra linhas diferentes, senão ele vai tentar colocá-las no mesmo lugar, diferente do que faz com as horizontais e verticais. Deu pra entender? Acho meio difícil explicar sem imagens, mas tô sem tempo de ilustrar a coisa.

Abs, Cartola!

Responder