Foco

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
JeffersonMoreira
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Out 2015, 16:29

Foco

Mensagem por JeffersonMoreira » 21 Nov 2015, 11:20

Pessoal, o que vocês sugerem sobre o foco no momento da captura? O foco deve ser refeito à cada clique ou não?

Para fotos internas de apartamentos, por exemplo, usando F8 com 12mm, normalmente se tem uma profundidade de campo grande, onde quase tudo está focado. Contudo, percebo que mesmo assim o foco ainda faz diferença nos vários planos.

Meu equipamento é uma 6d com uma lente 8-15 (Canon).

Estes dias vi um trabalho perfeito em termos de foco que é este:
http://www.nivenfranci.com.br/360/tours ... na360.html

Alguém se arriscaria a dizer qual técnica foi usada e como se conseguiu foco em todos os planos de forma tão perfeita?

Grande abraço a todos!

WaMor
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Ago 2015, 22:23

Re: Foco

Mensagem por WaMor » 21 Nov 2015, 19:31

Jefferson Moreira.
Simples, o site foi feito digitalmente (desenhado) por isso tudo é focado.
Um abraço.

JeffersonMoreira
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Out 2015, 16:29

Re: Foco

Mensagem por JeffersonMoreira » 21 Nov 2015, 22:34

WaMor escreveu:Jefferson Moreira.
Simples, o site foi feito digitalmente (desenhado) por isso tudo é focado.
Um abraço.
Acho que você não entendeu a pergunta...

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Foco

Mensagem por cartola » 08 Dez 2015, 13:54

Oi Jefferson,

não tem novidade aí em relação à panorâmica, a questão é igual a qualquer fotografia. A profundidade de campo varia em relação a 3 fatores:

- distância do objeto focado: quanto mais distante o ponto de foco, maior a profundidade de campo
- distância focal da lente usada: quanto menor a distância focal, maior a profundidade de campo
- abertura do diafragma: quanto mais fechado o diafragma (maiores valores de F) maior a profundidade de campo

Não sei se achei a foto do exemplo tão perfeita, mas a receita é abusar desses três fatores, na medida do possível. Usando um tripé você tem a vantagem de conseguir fechar o diafragma aumentando o tempo de exposição mais à vontade. Em geral já são usadas lentes grande angulares, o que nos favorece. A distância focal de 8mm já aumenta o campo focal. Se os objetos estiverem a uma distância parecida, o que pode acontecer em imóveis, não tendo nada muito perto, é possível deixar tudo bom.

Além disso é possível melhorar a definição geral na pós edição. O filtro "Máscara de desaguçar" do GIMP, por exemplo, dá uma boa melhorada no foco.

Pode também se usar pilha de foco, fazendo várias imagens, com focos em pontos distintos, e depois combinando as imagens pra criar uma com tudo em foco. Isso é muito usado na macro fotografia, por exemplo. Não vejo necessidade disso nas panorâmicas, mas nada impede que a técnica seja usada.

Na minha página de referências ("Como Fazer") menciono uma calculadora que pode, dentre outras coisas, usar pra calcular o a profundidade de campo focal. Veja que você não deve focar no objeto mais próximo pra fazer seu foco. Fazendo um exercício, se eu usar uma lente de 8mm numa câmera full frame (CoC = 0.03 como recomendado no texto da calculadora), com abertura F8 e fizer foco num objeto a 3m de distância, então estará tudo focado a partir de 37cm até o infinito.

Uma coisa que eu fazia MUITO era múltiplas exposições. Minha intenção era aumentar o range dinâmico. O fato é que combinar múltiplas exposições, mesmo que com exposições iguais (ou não), também melhora a nitidez, definição e remove ruído da imagem. Essa técnica é muito usada em fotografia astronômica, onde temos pouca luz e não é possível fazer longa exposição em alguns casos por conta do movimento dos astros. Em alguns casos o equipamento levado ao espaço tem que ser pequeno e barato, então também não tem qualidade. O que fazem as vezes é umas 100 exposições que depois são combinadas, criando imagens de melhor qualidade. Eu uso o Enfuse pra isso. Dependendo do sistema que você usa pode tentar o Enfuse-GUI. Experimente fazer 3 exposições em cada tomada e combiná-las. Creio que qualquer DSLR hoje em dia faça isso automaticamente (autobracketing) com um único clique.

Abs, Cartola.

Responder