Philopod + Tripé - combinação de sucesso

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Philopod + Tripé - combinação de sucesso

Mensagem por cartola » 16 Fev 2016, 15:22

Oi pessoal,

já faz algum tempo que redescobri o philopod. Pra quem não conhece, nada mais é do que um fio com um peso na ponta. O fio é amarrado na borda da lente, na altura do eixo de giro, permitindo o correto giro no espaço do conjunto câmera+lente. As cabeças panorâmicas mais comuns são em formato de um L com uma barra em cima, permitindo que a câmera gire em torno desse ponto, o ponto SEP (Sem Erro de Perspectiva).

Quando disse "redescobri" é por que eu já tentara usá-lo no passado, sem sucesso, e abandonei a ideia. Depois de ver inúmeras fotos muito bem costuradas e ditas "sem pós edição" pelo colega Zeljko Soletic, no facebook, resolvi tentar novamente, com mais afinco. Depois de praticar um pouco a técnica se revelou uma maravilha. Vale muito mais a pena carregar um simples prumo do que um tripé e cabeça panorâmica. Além disso, muitos lugares, como museus, galerias e outros, não permitem o uso de tripés. Aqui uma foto do meu philopod guardado:
philopod.jpg
Eu amarrei um fio de nylon num velcro. Coloco e removo o philopod da lente abrindo e fechando o velcro, mas pode se usar de outras formas.

A origem do nome vem do inglês, idioma no qual o tripé se chama "tripod", um monopé se chama "monopod" então um "philopod" é o tripé com um fio / filamento.

Já tentei passar pra algumas pessoas o uso do philopod e vejo que a imensa maioria tem dificuldade. Além disso, nem todo mundo tem uma fullframe pra conseguir cobrir a horizontal com apenas 4 fotos. Há alguns dias então experimentei com um colega aqui o uso do philopod com um tripé. Usamos uma cabeça comum, até por que, numa cabeça panorâmica o philopod ficaria pendurado batendo no tripé. A câmera tem que ficar pra fora do eixo do tripé pra permitir que o fio se pendure livremente.

Pra começar desenhamos uma "estrela" num papel, pra orientar a direção pra qual deveríamos virar a câmera pra cada tomada. Não era bem uma estrela, era tipo umas retas apenas. Como a intenção era diminuir ao máximo o número de fotos necessárias, optamos por tentar com 6. Fazer o giro a cada 60 graus na mão não é muito prático, então fizemos o papel. Vejam o papel e o peso (um peso originalmente de pesca) perto das pernas do tripé.
IMG_20160108_173640.jpg
Só pra garantir escrevemos em cada seta a letra C (cima) e B (baixo) alternadamente. Isso nos evitaria perder o controle de pra onde inclinar a câmera em cada caso. O conjunto ficou assim então.
IMG_20160108_173605.jpg
Pra primeira foto então é preciso inclinar a câmera, acertar a altura do tripé pro peso ficar quase encostando no papel e então posicionar o tripé, movendo os pés, até o peso ficar na posição adequada.

IMPORTANTE: No caso da câmera não inclinada, ou seja, mantida horizontal, fazendo a foto em direção ao horizonte, a ponta ou o centro do peso deveria apontar para o centro da nossa estrela desenhada. Porém, ao inclinarmos a câmera, o filamento não está mais descendo a partir do ponto SEP, está descendo um pouco deslocado. Temos que compensar essa inclinação chegando o conjunto mais pra trás quando a inclinação for pra baixo e mais pra frente quando a inclinação for pra cima.

Daí pra frente é ir fazendo as fotos. Tiramos o papel de baixo quando a inclinação era pra baixo, então recolocávamos novamente antes de fazer o giro, pra que ele voltasse à posição original. Dessa forma o nadir ficou limpo.
ok-equi01-1k.jpg
A desvantagem do processo diante do uso do philopod apenas é não poder usar isso em museus e outros locais. É, porém, uma boa forma de garantir o uso mais estável do philopod em ambientes onde temos essa chance.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Philopod + Tripé - combinação de sucesso

Mensagem por renag » 17 Fev 2016, 08:14

Muito boa Cartola, Obrigado sempre pelas dicas.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Philopod + Tripé - combinação de sucesso

Mensagem por cartola » 20 Abr 2016, 11:50

Aqui um artigo que centralizou bem várias referências sobre philopod (inclusive apontou pra esse post! kkk)

http://www.360tv.com.br/philopod-como-t ... anoramica/

Abs!

Responder