Iniciando

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
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mqueiroz
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Iniciando

Mensagem por mqueiroz » 14 Mar 2016, 19:39

Olá amigos, boa noite!
Estou iniciando a minha caminhada na área 360º e tenho algumas dúvidas sobre a captura.
Meu equipamento: Canon 6D full frame, lente 8mm e Nodal Ninja 4.
-Quantas fotos preciso para fotografar um ambiente (4 paredes, teto, chão)?
-Para o chão é necessário o Nadir Adapter?
-Em caso de janela com visão externa é obrigatório fazer o braketing (3 exposições de imagem) e fundir em programa de edição?
-Qual é o ponto central para se posicionar o tripé? Levando em conta que pode-se encontrar mesas de centro, puds ou outros objetos decorativos. Onde posicionar o tripé nesse caso?
-em relação a qualidade da imagem para o produto final, como determinar a faixa de zoom com definição? Defino isso na câmera fotografando em alta resolução ou posteriormente nos programas de edição que pode me dar opções sobre a qualidade da faixa de zoom assim que um possível cliente visualizar? (é quando usamos o scroll do mouse para aproximar ou distanciar a imagem...
Agradeço desde já a colaboração e parabenizo a iniciativa do Cartola mantendo esse fórum que é um verdadeiro gol de placa!
Ainda aparecerei muito por aqui...rs
Abs
Marcos Queiroz

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Re: Iniciando

Mensagem por cartola » 14 Mar 2016, 22:57

mqueiroz escreveu:Olá amigos, boa noite!
Estou iniciando a minha caminhada na área 360º e tenho algumas dúvidas sobre a captura.
Meu equipamento: Canon 6D full frame, lente 8mm e Nodal Ninja 4.
1-Quantas fotos preciso para fotografar um ambiente (4 paredes, teto, chão)?
2-Para o chão é necessário o Nadir Adapter?
3-Em caso de janela com visão externa é obrigatório fazer o braketing (3 exposições de imagem) e fundir em programa de edição?
4-Qual é o ponto central para se posicionar o tripé? Levando em conta que pode-se encontrar mesas de centro, puds ou outros objetos decorativos. Onde posicionar o tripé nesse caso?
5-em relação a qualidade da imagem para o produto final, como determinar a faixa de zoom com definição? Defino isso na câmera fotografando em alta resolução ou posteriormente nos programas de edição que pode me dar opções sobre a qualidade da faixa de zoom assim que um possível cliente visualizar? (é quando usamos o scroll do mouse para aproximar ou distanciar a imagem...
Agradeço desde já a colaboração e parabenizo a iniciativa do Cartola mantendo esse fórum que é um verdadeiro gol de placa!
Ainda aparecerei muito por aqui...rs
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Marcos Queiroz
Numerei suas perguntas:

1. Essa é uma opção, mas não há uma regra "tem que ser assim". Pode fazer 3 horizontais + 1 teto + 1 chão. Isso pode ser escrito assim também: 3h +1z +1n (z = zênite e n = nadir). Pessoalmente (como já falei várias vezes aqui no fórum) prefiro nem usar tripé e faço só 4 fotos. Procure por aqui que você acha :). As possibilidades são limitadas pelo ângulo que a lente cobre. Descubra o ângulo que cada lente cobre, defina o quanto quer sobrepor cada par de imagens e poderá calcular várias opções pra cada lente.

2. Não é necessário, mas é uma opção.

3. Não é necessário, isso é uma preferência / opção do fotógrafo

4. Posiciona o tripé aonde quiser, como assim? Isso é opção do fotógrafo... bota o tripé em cima da mesa, mexe na mesa, bota um pouco pro canto... você está atrás de regras que o fotógrafo é que faz. Você fotografa? Como se fotografa uma pessoa? É opção do fotógrafo :)

5. Não é possível dar mais zoom do que a imagem permite. Isso não é uma questão de fotografia panorâmica, é uma questão básica igual a qualquer fotografia digital. Vai ter um limite de zoom de acordo com a foto que você fez. A foto final costurada vai ter um tamanho máximo que será proporcional às fotos que você fez. Se aumentar essa resolução vai pixelar. Pra permitir mais zoom tem que usar outra lente (mais fechada) e tirar mais fotos para costurar, aumentando a resolução da foto final.

Abs, Cartola.

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Re: Iniciando

Mensagem por mqueiroz » 15 Mar 2016, 09:43

Oi Carlos,
Obrigado pelas respostas e vamos lá.
1-Sobre o uso do tripé. É necessário para se trabalhar em baixa obturação por conta das baixas luzes possíveis dentro de um cômodo e o uso de diafragmas mais fechados para se ter definição (F.:11/16) e iso 100, por exemplo. Na mão não é aconselhável fotografar nessas configurações.
2-em relação ao Nadir Adapter qual seria a melhor opção para se fotografar o chão usando uma 8mm?
3-entendido, porém vejo que é importante um trabalho não ter uma foto de janela com a luz estourando tirando um clima do ambiente fechado. Fotometrar interna e externamente e ter a média. Acho que é válido para manter uma imagem homogênea. Descobri aqui que dá pra se fazer num processo no Photoshop que mescla as imagens dessa forma.
4-Quando perguntei sobre o posicionamento do tripé dentro de uma sala, por exemplo, me referia às distâncias entre as paredes do cômodo. Não existe então um cálculo pra isso para que se tenha um perfeito alinhamento? Uma sala mede 5m. Não é então necessário se fotografar no centro disto, ou seja, a 2,50m de um lado e para o outro?
5-Sobre o tamanho da foto, Carlos, quando você faz uma imagem em alta resolução ela pode ser ampliada e impressa "fotograficamente" 1,5/2m ou até mais (digo em papel fotográfico que tem um limite de impressão com qualidade fotográfica). Em outras impressões (ploter, gigantógrafo, outdoor) vai até mais ainda. Trabalho com arquivos que geram imagens grandes, mesmo não sendo gigafoto. Quando vejo alguns trabalhos de tour virtual percebo que ao dar o zoom ela não se prolonga muito de definição e vai a um limite. Veja isso no Photoshop ao fotografar uma imagem com 10 ou mais mp. Na barra de ferramentas acima clicando em Tamanho da Foto em Impressão / Resolução ela aumenta demais, gera um arquivo enorme e pesado e te mostra o limite de qualidade dela. Será que não é importante isso já que vai somente para internet? 300dpis x 72 dpis.
Mais uma vez obrigado pelas explicações, Carlos.
Essas dúvidas são quanto a utilização de um tour virtual em áreas internas.
Seguimos em frente pois tenho muita coisa pra aprender por aqui!
abração

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Re: Iniciando

Mensagem por cartola » 15 Mar 2016, 10:23

Vambora! :)

1. Sim, tripé é necessário para baixas velocidades, mas há alternativas. Os tratamentos de ruído estão cada vez melhores e conheço fotógrafos que fazem 1/4 na mão - eu não confio em mim fazendo menos que 1/10s, mas chego nesse ponto. Aqui um exemplo de 1/30 com ISO 1600. Dá pra melhorar? Certamente, mas pra mim está satisfatório. A praticidade do philopod justifica alguma perda de qualidade na minha opinião. A mesma justificativa (praticidade) faz com que o Google Business Views não exija que o nadir esteja coberto, pode deixar um buraco lá. Eu achei péssimo isso por parte deles.

OPINIÂO - isso é o que você vai ter aqui. Na maioria das suas perguntas não existe "a melhor opção" existe "a minha opinião", que equivale à "melhor opção pra mim", e aí você tira a sua e torce pra outros opinarem também :)

2. Não uso nem nunca usei um nadir adapter, então fica difícil opinar, mas pra mim é inútil. Há diversas opções para preencher o nadir, algumas mencionadas aqui e seriam:
  • costurar uma foto feita com nadir adapter
  • usar variação de inclinação com philopod (é o que mais faço) ou tripé + philopod (testei uma vez e achei bom)
  • preencher o nadir pós editando as imagens de faces do cubo (vídeo no link acima)
  • preencher o nadir com uma bola espelhada (mirrorball nadir) - efeito oferecido em algumas ferramentas
  • costurar uma foto feita deslocada (post linkado acima)
3. Sim, então já está formando sua opinião :) Eu hoje não faço mais isso, faço um raw e trato, obtendo resultados semelhantes à múltipla exposição. Múltipla exposição dá resultados melhores, mas dá mais trabalho (=tempo e que pra alguns = dinheiro). Pode ver também o Enfuse-gui, photomatix e várias outras ferramentas.

4. O posicionamento é o enquadramento da fotografia não 360°. É a pouca opção criativa que resta ao fotógrafo. Nunca vi ninguém calculando isso, mas certamente pro ramo imobiliário o centro é praxe. Se a sua praia não é arte, então escolha o ponto central :)

5. Não busque muita relação com impressão em papel. A questão aqui é o pixel da foto na tela. A tela tem pixels, se colocar um pixel da foto em mais de um pixel da tela, começa a dar a sensação de pixelar ao usuário. Os programas de costura vão calcular o melhor tamanho possível em pixels da panorâmica final e te entregar assim. Não tente aumentar. Pra aumentar, mude de lente ou pegue uma câmera com mais resolução. Analogamente, os programas que publicam as panorâmicas vão limitar o zoom (as vezes não - vale testar) para que não mais de um pixel da panorâmica ocupe um pixel da tela. Quando isso falha (ou a pessoa configura para mais zoom) o zoom fica exagerado, pixelando muito a imagem na tela.

Abs!

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Re: Iniciando

Mensagem por cartola » 15 Mar 2016, 10:39

Aqui mais um exemplo, uma visita virtual completa (12 panorâmicas) todas "hand held" com philopod (sem tripé).

Quem falei que faz até 1/4s é o Zeljko Soletic, que muitos acham que exagera no tratamento de ruído e tone mapping, mas creio que pro mercado imobiliário a "plastificação" nem é um efeito tão indesejável assim e pelo que você está falando sua intenção é esse ramo.

Abs.

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Re: Iniciando

Mensagem por mqueiroz » 15 Mar 2016, 10:43

Legal Carlos, eu citei a questão do tripé por questões de definição ao usar um iso mais "publicitário" e baixas velocidades combinando com diafragmas fechados. Sim, minha praia é trabalho mesmo e procurando vários mercados para inicialmente captar clientes...aí depois vou brincar...rss..
Vou dar uma olhada nas suas explicações sobre a costura sem o Nadir Adapter.
Sobre o tamanho e peso de uma imagem, não acredita que isso possa influenciar bastante no carregamento de um trabalho numa apresentação ou mesmo num site? Vendo sua resposta sobre programas que calculam um tamanho ideal já me clareia bastante.
Valeu camarada, super obrigado pelas explicações. Como sempre genial!
Abs

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Re: Iniciando

Mensagem por cartola » 15 Mar 2016, 10:48

Não fica pesado Marcos, pois é possível usar multi-resolução, que é o mesmo que o google maps / bing maps / etc usam. Por que você não acha pesado acessar o mapa do mundo em alta resolução? Por que você não carrega o mapa do mundo inteiro, só do trecho que está acessando e só da resolução que está acessando. Já acessou alguma gigapixel?

Abs.

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Re: Iniciando

Mensagem por mqueiroz » 15 Mar 2016, 10:52

Sim,entendi a parte da resolução e vez ou outra entro no site gigapan.com. Realmente é outra história!
Cito o tripé por conta de não tremer foto usando isos baixos e baixas velocidades para a melhor definição. E combine isso com o diafragma bem fechado que terá uma imagem super contrastada. Sou do tempo do cromo ainda...rs...a pós produção nem sempre pode te proporcionar informações precisas dentro de um ambiente se tens altas e baixas luzes num mesmo ponto.

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Re: Iniciando

Mensagem por cartola » 16 Mar 2016, 09:51

Entendo Marcos, e é isso aí mesmo, mas o que vejo é que muito pouca gente hoje em dia faz múltipla exposição, principalmente a galera mais comercial, pra quem tempo é dinheiro. Esses se rendem ao RAW + pós processamento.

A maioria das pessoas (imensa maioria) usa tripé, mas não sei se por esse motivo (de estabilidade) pois também o fazem em externas. Acho que é pela maior precisão que a cabeça garante e pela dificuldade de uso do philopod, que exige certa habilidade manual e corporal. Quanto mais preciso o posicionamento no momento da foto, mais fácil e rápida será a costura. Eu já estou bem treinado no philopod, mas mesmo assim, se fizer com uma cabeça precisa a costura será mais rápida, porém a etapa da foto será mais demorada. Minha opção então é perder mais tempo no computador ao invés de dispender esse tempo a mais durante a fotografia.

Acho ainda que a opção com cabeça comum + philopod (tö quase aportuguesando isso pra "fiopé" ou "prumopé" rs) poupa um tempo depois na costura, pois com uma lente até 12mm numa full frame dá pra fazer apenas 4 fotos que já cobrem o nadir e zênite - e isso pode poupar um bom tempo depois, já que cobrir o nadir é o terror pros iniciantes, vide vários tópicos aqui do fórum. Talvez um trilho de macro facilite o posicionamento preciso, mas eu testei sem.

Voltando: a múltipla exposição ainda vai melhorar a nitidez e ruído da imagem. A combinação de fotos é usada também na astronomia com esse propósito, combinando as vezes centenas de fotos iguais (nem multi expostas) só pra melhorar a qualidade.

Também sou do tempo do filme :) aprendi câmera escura em latinhas de leite com papel fotográfico em 1985 - pinhole ;) construí 2 ampliadores em casa e algumas câmeras caseiras onde usava o kodalith (nem lembro se é assim que se escreve), mas tudo isso por hobby, numca estive plenamente no mercado, só mais recentemente fiz uns freelances.

Abs!

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Re: Iniciando

Mensagem por mqueiroz » 17 Mar 2016, 19:55

pois é Carlos, eu sou adepto das precisões na hora de fotografar para não ter muito trabalho em casa. Mesmo sabendo que os softwares podem ajudar muito na hora da costura.
Você citou uma lente com um range a partir de 11mm. Com uma lente a partir disso já consigo fazer um ambiente pequeno? Legal, pois estou procurando lente com preço acessível (a 8-15mm tá bem salgada) e tentando encontrar alguma que possa ajudar nesse primeiro momento.
Esse philopod é pra quem pode....rss...desculpe a tirada, mas acredito que como você já tem bastante experiência na área fica bem mais simples, não? Vou ver seus tópicos explicando o uso. Seria interessante ter videos, Carlos. Fica mais legal você ter noção visual de como se faz. Sei que o tempo para se produzir essas coisas é muito curto.
E olha, sobre a pinhole! Que definição, heim?rss...aquele milimétrico furinho com um alfinete gera uma definição ímpar! muito bacana essa época didática também!
abs

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