Iniciando

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Iniciando

Mensagem por cartola » 18 Mar 2016, 09:57

Oi Marcos,

não sei exatamente o que falei dos 11mm, mas a distância focal (na verdade o FOV) não tem relação com ambiente pequeno ou grande, tem relação com o número de fotos que serão necessária pra cobrir os 360x180°. Com 11mm numa fullframe dá pra fazer apenas 4 fotos e cobrir tudo fazendo variação de inclinação. Dá pra fazer com 5 se fizer 4h + 1z e completar o nadir na pós edição. Dá pra fazer com 4h + 1z + 1n. Dá pra fazer mais várias combinações, se quiser mais sobreposição, por exemplo, pode aumentar a quantidade e diminuir o ângulo de giro. Tinha época que eu só tinha um rodador indexado com 8 pontos de parada, então fazia 8 horizontais sobrepondo uns 50% só por causa disso.

A precisão está no giro. Se prefere assim, busque uma solução que gire a cabeça precisamente. A forma mais "fácil" é usar uma cabeça profissional bem calibrada. A calibragem é o processo de posicionar a câmera na cabeça, regulando as medidas. Isso, porém, não vai te dar a foto nadir precisa. O google Business View aceita fotos com um buraco preto no nadir ou um remendo tosco ali. Pode ter precisão já tendo o nadir fazendo a variação de inclinação com tripé + philopod, que dá mais trabalho na hora de fotografar, mas não exige uma cabeça de tripé panorâmica.

A opção de lente mais usada são as Samyang 8mm e variações genéricas, como Opteka, Rokinon, etc.

Tem um vídeo falando do philopod, não viu? Ou o inglês foi uma barreira? Tá nas minhas referências no blog. Fazer um vídeo sobre isso tá na minha lista (junto com outras dezenas kkk). E pode sugerir mesmo, por que em geral acabo fazendo o que acho que tem mais gente querendo. Realmente experiência ajuda no philopod. Já entender como a foto ocupa seu espaço na esfera visual e tudo mais evita alguns erros. Mas a habilidade em posicioná-lo só se adquire usando ele mesmo.

Abs.

Responder