A melhor forma de fotografar

Como fotografar, quantas fotos fazer, sobreposição, foto nadir, balanço de branco, fotometragem
Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

A melhor forma de fotografar

Mensagem por Léo Carvalho » 04 Jul 2012, 17:23

Olá. Boa tarde.

Estou tendo uma certa dificuldade para fotografar ambientes internos.
Por exemplo: eu faço a fotometria para a área pouco iluminada, mas as janelas ficam superexpostas (muito claras).
O que estou fazendo, mas acho que não é a forma correta é o seguinte: eu faço uma foto com a fotometria para a área escura e outra fotometria para a área clara, porém estou tendo que editar no photoshop, sobrepor as imagens e apagar a área que não me interessa.
Isso está me dando um trabalho extra (demorado) e não está ficando muito bom.
O que vocês sugerem. Minha câmera é uma Canon T3 e a lente que é uma Rokinon (Samyang) olho de peixe 8mm.

Aguardo o contato de quem puder ajudar.

Grande abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: A melhor forma de fotografar

Mensagem por cartola » 04 Jul 2012, 19:18

Oi Léo,

você está precisando fazer HDR.

Eu faço nessas situações tipo 3 exposições em cada tomada, com diferença de tipo 2EV entre elas. Pode usar o AEB - auto exposure bracketing - da própria máquina. Veja na imagem abaixo onde configurá-lo:
rearcontrols.jpg
  • Primeiro aperte o botão Q pra ativar os ajustes
  • Depois posicione para ajuste no fotômetro
  • Rode o seletor (perto do botão de disparo) e veja duas linhas se afastando para os lados do zero
    • Nesse momento você está regulando quanto de diferença de exposição vai querer entre as fotos
  • Depois coloque o disparo para temporizador com 2 ou 10 segundos
  • Dispare e vai ver que a câmera faz 3 disparos de uma vez
(posso estar perdendo algum detalhe aqui, pois não tenho sua câmera e estou fazendo os passos de cabeça)

Com as fotos feitas agora é combiná-las para ter tanto os detalhes das áreas claras quanto das áreas escuras bem definidos. Eu gosto muito de usar o Enfuse, que prefiro na linha de comandos mesmo, é simples, mas tem também o Enfuse-GUI. Existem ainda muitas outras opções, como o Luminance-HDR e o Photomatix, esses dois com capacidade de processamento em lote, muito útil, alias, necessário, pra essas panorâmicas, repetindo todo o processo pras demais fotos, então basta você ajustar uma vez e mandar ele repetir.

Por outro lado os próprios programas de costura/stitching tem capacidade de combinar as exposições em geral. Sei que o Hugin tem e acho que o PTGui também. Isso pode te poupar tempo.

Veja aqui alguns tutoriais que já fiz sobre a combinação de exposições. Veja os links no tópico "HDR - High Dinamic Range / Range Dinâmico Alto".

Pode também dar uma olhada no manual da T3 sobre o AEB. Achei um PDF do manual em português aqui. Veja a página 103.

Eu costumo usar o Magic Lantern pra fazer as exposições, mas acho que pode deixar isso pra um próximo passo, até por que acho que ele não funciona na T3, só na T3i, dentre outras Canons.

Abs, Cartola!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: A melhor forma de fotografar

Mensagem por Blum » 26 Nov 2012, 09:37

Execelente, não sabia essa do AEB.
Vai facilitar mais um pouco a minha vida.

Obrigado.

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: A melhor forma de fotografar

Mensagem por Blum » 11 Dez 2012, 17:49

Caramba... nao sabia disso.
Qualquer eu precisava corrigir essas exposições, fazia manualmente.... usando mascaras.

Configurei a máquina como o Cartola falou ai...
Abri o photoshop, File > Automate > Merge to HDR Pro... selecionei as images em RAW. e ficou tudo muito lindo! rs

Show, valew cartola.

Responder