Dúvida para unir exposições (HDR)

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por Felipe Nardon » 28 Nov 2014, 20:18

Boa tarde pessoal,

Vou começar a fazer as panos com HDR e RAW, mas tenho algumas dúvidas...

O que vcs sugerem para unir as exposições?

Gostaria de algum software que eu não tenha que ficar catando as exposições e uní-las...

Qual a melhor forma de unir? Sendo que as fotos serão tiradas em RAW?

Dei uma pesquisada e achei alguns, mas gostaria da experências de vcs em saber qual vcs se adequaram mais e qual é o mais produtivo.

Obrigado e Abraço.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por renag » 28 Nov 2014, 20:35

Ola Felipe, eu uso o programa Photomatix para fazer os HDR's, ele faz por lote tb para ficar mais facil. Se as fotos estiverem na ordem certinha ele faz de 3 em 3 fotos uma HDR, ou seja, voce deixa ele fazendo todas, não precisa ficar colocando uma por uma. Dê uma pesquisada sobre ele, é bem facil de usar e o resultado é muito bom.

Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Re: Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por Felipe Nardon » 29 Nov 2014, 15:56

Obrigado Renato,

Gostei do Photomatix, simples e rápido, ótima dica.

Outra dúvida:

Você une as fotos e depois faz o Tone Map ou vc faz o Tone Map em todas as fotos e depois une?

Abraço.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por renag » 30 Nov 2014, 23:49

Eu uno tudo junto já fazendo o Tone map com o photomatix.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por cartola » 07 Dez 2014, 22:01

Eu hoje em dia praticamente não faço múltiplas exposições. Em função do uso do philopod e de estar usando raw tenho basicamente aumentado o range dinâmico nas fotos no próprio tratamento de um único RAW. Tenho usado o Rawtherapee, que é gratuito e tem tonemapping também. Quando fazia múltiplas exposições preferia em geral não usar tonemapping pra deixar a imagem mais natural. Apenas fundia as exposições e pra isso gostava muito do enfuse e suas variantes, como o Enfuse-GUI, que tem versão pra windows e mac, se não me engano. Tenho referências disso aqui nessa página do meu wiki.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Re: Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por Felipe Nardon » 10 Dez 2014, 16:33

Obrigado pelas respostas pessoal.

Fiz alguns testes com o enfuse-GUI e tb gostei bastante.

Cartola, vc falou que aumenta o range dinâmico com um único RAW.
Pelo o que eu entendi, vc altera a exposição do RAW e cria algumas outras imagens?

Quais as vantagens e desvantagens em fazer desta forma do que fazer vários RAWs?

Abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvida para unir exposições (HDR)

Mensagem por cartola » 10 Dez 2014, 16:44

Oi Felipe,

Na verdade eu não crio outras imagens. No próprio RAW você consegue clarear apenas as áreas escuras ou escurecer apenas as áreas claras. Tem pelo menos umas 3 ferramentas pra isso no Rawtherapee (podem ter outras que não conheço): sombras e luzes, tonemapping e curvas de tons parametrizadas. Dá uma olhada no início de uma palestra de GIMP que dei, na qual mostro o Rawtherapee no início. Pra funcionar melhor o ideal é fotografar deixando a foto escura, pois escurecer áreas claras em geral não recupera os detalhes delas. O problema é que clarear demais uma área escura gera ruído, mas ele também trata ruído, só que tudo tem limite :)

Abs, Cartola.

Responder