Comprar o Software Autopano Giga

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Ciro12
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Dez 2015, 10:47

Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por Ciro12 » 07 Dez 2015, 11:32

Gostaria de saber qual site poderia comprar o software Autopano Giga. Obrigado.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por cartola » 08 Dez 2015, 16:00

Oi Ciro, o fabricante/produtor do software é a Kolor. Site: http://www.kolor.com

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por cartola » 12 Dez 2015, 09:46

Aproveitando pra responder a outro colega:
Olá Cartola, tudo bem meu amigo, decidi comprar a licença do Panotour Pro, me tira uma dúvida por gentileza, posso comprar direto no site da Kolor? Abraço!
Sim, a kolor é a empresa que desenvolve o Panotour, Autopano e outras soluções pra fotografia e vídeo 360°.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por RAEvangelista » 14 Nov 2016, 23:34

Poderia me dizer se essa solução é completa? Pergunto porque fiz um workshop e no mesmo foi sugerido primeiro passar as imagens pelo LR ou PS e depois gerar um jpg e abrir no PTgui e depois ir para o Pano2VR e assim finalizar no photomatix pro, simplesmente inviável pra mim, comprar tudo isso de software no momento. Precisava de algo que pudesse fazer tudo, tipo um canivete suíço, tour 360, panoramica, planets, etc... Vc pode me ajudar com isso? Sou novo no fórum, mas já virei fã pelo que li em tudo aqui. Abs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por cartola » 15 Nov 2016, 10:08

Oi Ricardo,

o Autopano Giga não faz tratamento de imagens nem tem toda funcionalidade de tour virtual do Panotour, o papel dele é costurar imagens e ele é feito principalmente para imagens gigantes, como o nome sugere. Algumas panorâmicas juntam tantas fotos que não se consegue trabalhar de uma vez com o resultado. A habilidade específica que o Autopano Giga tem é de dividir para conquistar. Ele vai trabalhar em etapas, dividindo o trabalho e possibilitando, talvez, uma junção de infinitas imagens.

Se o investimento é alto pra você, pode pensar em usar softwares livres. Eu praticamente só uso esse tipo de software em minhas panorâmicas. Trato os arquivos RAW com o Rawtherapee, gero TIFs com 16bpp e os costuro no Hugin. Depois, se necessário, acerto defeitos da costura no GIMP. Segue uma comparação de softwares livres e proprietários que fazem a mesma coisa:

Editor de imagens:
  • Proprietário (tem que comprar): Photoshop
  • Software livre (gratuito): GIMP
Tratamento de imagens:
  • $$$ - Lightroom
  • 0800 - Rawtherapee, Darktable
HDR:
  • $$$ - Photomatix
  • 0800 - Enfuse / Enfuse-GUI, Luminance HDR
Costura de fotos panorâmicas:
  • $$$ - PTGui, Pano2VR, Autopano Giga
  • 0800 - Hugin
Publicação de visita virtual:
  • $$$ - Panotour, Pano2VR, krpano
    0800 - Marzipano, Panovisu, Salado Player, #VR5
Essa é uma lista simplista, tanto na classificação dos programas (por exemplo, o PTGui consegue gerar a publicação de uma foto panorâmica) como de esgotamento das possibilidades, pois há outros softwares para cada tarefa. O recado é que há opções tanto comerciais quanto gratuitas para fazer todo o serviço. O único software proprietário que uso é o krpano e por muito tempo não usava nem ele. Foi a única etapa (publicação) em que concluí que o software comercial realmente gerava um resultado que fazia diferença. Nas demais etapas o que acho é que a maior diferença é a usabilidade do software, o que nem se aplica a todos. O Rawtherapee e o GIMP, por exemplo, não tem nenhuma dificuldade de uso, bem como o Enfuse-GUI e Luminance HDR. Também acho o Hugin tranquilo e, alias, muito parecido com o PTGui em termos de interface, mas muita gente tem dificuldades, então acho que é um pouco mais difícil pra maioria. Pra publicação creio que o Marzipano é bem tranquilo e fácil, gerando um bom resultado. Não tem tantas funcionalidades quanto o krpano, mas é ótimo.

Falo de vários desses softwares, e outros, aqui no meu wiki, listo eles nas referências do meu blog e dá pra achar muita coisa mais pela Internet afora. Tenho alguns vídeos no youtube também: aqui sobre fotografia panorâmica e aqui sobre fotografia em geral.

Abs, Cartola.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por paraopaulo » 16 Nov 2016, 09:29

Excelente texto, Cartola.

Chamo a atenção para o Hugin que, para mim, dentre os que uso para costurar é o mais prático e amigável que muitos dos pagos.

Abraços

PR

matuna
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Out 2018, 23:10

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por matuna » 14 Out 2018, 00:18

Cartola, no caso de usar uma camera Samsung Gear 360 e seu App eu so preciso do software para publicar o passeio virtual no Google street view.
Ja que a costura sai pronta nesta camera
Estou certo?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Comprar o Software Autopano Giga

Mensagem por cartola » 15 Out 2018, 09:24

Bom dia,

é isso aí. E dependendo de como quer publicar no Street View nem precisa de software, pode fazer o upload direto no google maps (no computador) ou com o app Street View no celular.

Abs, Cartola.

Responder