Problemas com Zênite

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Problemas com Zênite

Mensagem por VRVIDEOS » 10 Fev 2016, 11:18

Bom dia a todos, estou com problemas na costura da imagem Zênite, as 8 imagens que utilizo para fazer o giro 360 costura tudo normalmente mas quando olho para a imagem zênite encontro os tais erros, já tentei a opção de marcar o viewpoint mas infelizmente não corrigiu, algum método pra solucionar de vez essa problemática?

Obs: Utilizo o Ptgui pro para fazer as costuras! Segue em anexo um exemplo dos erros!
Anexos
Untitled-2.jpg
Untitled-1.jpg
Untitled-3.jpg

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por tell360 » 10 Fev 2016, 12:02

Também tenho esse problema as vezes.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por cartola » 11 Fev 2016, 10:28

Então, pode ter mais de um problema aí. Se o problema for de erro no posicionamento, pode ser mais difícil acertar. Tem que fazer um teste pra ver se quando gira a câmera pra cima dá erro de parallax. A cabeça pode estar girando bem na horizontal mas saindo do ponto quando gira na vertical.

Pra acertar esse caso específico aí o melhor talvez seja usar linhas extras. É uma cena meio que sem pontos de controle normais entre a foto zênite e as outras, mas muitas linhas. Dá uma olhada nesse vídeo onde mostro como criar "pontos" de controle do tipo linhas extras. Botei "pontos" entre aspas por que nesse caso não serão pontos e sim retas.

É importante também verificar os pontos de controle entre essa imagem e as demais. Como não há talvez pontos visíveis, a ferramenta pode ter criado pontos incorretamente e esses vão atrapalhar o correto posicionamento. Talvez fosse bom criar apenas pontos manuais.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por VRVIDEOS » 11 Fev 2016, 11:24

Certo, estarei criando essas novas linhas com pontos de controles e também verificar se existe pontos incorretos, caso seja erro de paralaxe na vertical tem como fazer esse ajuste? uma vez que a cabeça é alinhada pra frente ou pra taz, quando giro para baixo só ajusto o ponto nodal!
Grato pelo retorno!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por cartola » 11 Fev 2016, 11:36

Opa, esqueci de botar o link pro vídeo ali em cima. Vou editar a mensagem, veja lá o vídeo se ainda não souber como fazer as linhas extras (que não são nem linhas verticais nem horizontais).

Segue o link aqui também.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por cartola » 11 Fev 2016, 13:54

Opa, faltou a pergunta do ajuste da cabeça.

Pra verificar eu faria um "teste da fita na janela" ou olhando a lente de frente enquanto gira a câmera na vertical. Veja uns testes aqui.

Abs!

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por VRVIDEOS » 11 Fev 2016, 22:03

Estou tentando realinhar a cabeça novamente com esses métodos passado, não é possível que todas as fotos nas verticais são costuradas e apenas a imagem zênite apresentar erros!

Estou encaminhando as fotos para ver se o problema é só na costura ou é no alinhamento da cabeça panorâmica!

Desde já agradeço !

https://www.dropbox.com/s/r9rl91zu21fs3 ... G.zip?dl=0

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por cartola » 15 Fev 2016, 16:00

Oi,

consegui aqui um resultado melhor que o seu, mas ainda assim com erros. Acho que o problema realmente é que há poucos pontos de controle, mesmo que pudessem ser criados manualmente, perto das áreas pra tapar o teto.

Somada à falta de pontos de controle, temos retas que visualmente precisam se encontrar pra que não percebamos a costura visualmente. Eu poderia sugerir um monte de formas de tentar resolver isso na ferramenta, criar pontos manuais, criar retas, usar máscaras pra forçar que a imagem zênite seja usada apenas na área do buraco e tal, mas acho que a melhor coisa seria tentar resolver na hora da fotografia.

Aqui uma máscara que criei pra descartar parte da imagem zênite que estava mais distante do buraco:
hugin.jpg
Aqui o resultado que tive, não sei se vai dar pra ver os erros. Uma cobrinha que aparece ali no meio é defeito do Panini.
hugin2.jpg
Acho que sua cabeça está bem calibrada, não acho que esse seja o problema. Eu sugeriria que você andasse com um pouco de massa de modelar no bolso e que colasse umas bolinhas no teto antes de fazer as fotos. essas bolinhas vão render mais pontos de controle e serão facilmente removíveis depois com uma brevíssima pós edição, muito mais rápida do que ficar criando pontos de controle manuais, retas e máscaras.

Talvez fosse até bom botar umas formas diferentes, umas cobrinhas de massa no teto, pra que o software não confunda uma bolinha com a outra. Já fiz isso uma vez quando usava uma lente mais fechada pra marcar pontos numa grande parede branca.

Nos casos em que o teto não tiver linhas geométricas não precisa fazer nada.

Abs!

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por VRVIDEOS » 16 Fev 2016, 00:21

Opa, valeu pelo retorno, por sinal uma excelente resposta, não é a toa que sou seu fã rsrsrs!
Então eu tive que acabar refazendo o alinhamento da cabeça panorâmica.... mas continuei com esses errinhos... quando o local não tem linhas no teto a costura encaixa kkkkk obviamente os erros estão lá mas como o teto é liso acaba passando, já onde a imagem zênite tem fios ou linhas.... aff!!!!... fiz algumas outras panorâmicas os erros estão diminuindo, nada que uma edição ou máscaras resolvam... mas quanto menos erros tiver menos trabalho teremos....
Sobre aquele exemplo de alinhamento através da fita adesiva na janela, vi o link da matéria e até mesmo um vídeo só que não conseguir compreender direito o processo... depois de fazer uma foto de um lado e depois do outro vc sobrepõe as fotos para ver o alinhamento no photoshop? tem algum outro tutorial que mostra esse tipo de alinhando sobrepondo as duas imagens? Tentei uma vez aqui mas tive dificuldades... porque as duas fotos não ficavam sobrepostas de forma a verificar esse erro de paralaxe...

Como nao conseguir fazer esse metodo de alinhamrnto eu estou fazendo da seguinte forma, utilizando um tripé de iluminação na frente da lente e fazendo o giro comparando com outra vara ou objeto mais longe...

Abraços!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com Zênite

Mensagem por cartola » 16 Fev 2016, 09:50

Mas é isso aí mesmo... o método é o mesmo, não importa se é uma fita na janela ou um tripé de iluminação, o lance é ter uma coisa perto e outra longe e comparar ao girar.

Sugiro testar a massa de modelar (ou qualquer outra coisa, fita colorida, adesivo, papel higiênico molhado kkk) colad no teto pra criar mais pontos de controle nos casos em que precise que linhas, ou outras coisas que não criam pontos de controle, se encontrem.

Complementando a sugestão acima, outra coisa que você pode fazer é inclinar mais a câmera pra cima. Ela não precisa tirar foto da cabeça. Levante ela até que o limite inferior da imagem tangencie a base da sua cabeça. Veja a marcação em vermelho como exemplo do quanto poderia inclinar pra cima:
exemplo.jpg
Isso daria mais sobreposição no zênite, que pode ajudar mais, principalmente se combinar com a adição de coisas no teto (fita, massa, etc).

Pode ver também se não dá pra botar a câmera pro outro lado da cabeça pra evitar aparecer esse parafuso que marquei em verde na imagem. Isso daria mais material pro nadir.

Abs.

Responder