Ajuda PanoVR

Softwares utilizados, técnicas, automatização, ordem da junção e as várias formas de chegar ao resultado final.
paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Ajuda PanoVR

Mensagem por paraopaulo » 22 Fev 2016, 01:06

Olá,

alguém sabe porque está aparecendo a linha de fechamento na imagem?

http://prntscr.com/a6dmtw

Abraços.

PR

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por cartola » 22 Fev 2016, 09:01

Essa linha tá aparecendo aonde? Após a publicação, no navegador?

Ao navegar na imagem antes de publicar, usando algo tipo Panini, Deval VR ou outro visualizador, a linha aparece?

Enfim, temos que investigar do início e eliminar a possibilidade de estar na imagem o problema. Se puder poste a equirretangular.

Se a equirretangular estiver ok, então não sei, mas seria bom passar o maior número de detalhes possível sobre o que usa e como está fazendo.

Abs, Cartola.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por paraopaulo » 22 Fev 2016, 09:31

Bom dia, Cartola. Tudo bem?

Obrigado por responder.

Então, testei no easypano e no kolor está Ok. Sem o risco. Só que neles a imagem perde muito a qualidade e a cor fica diferente.
No PanoVR habilitei para multiresolution e optei por iniciar com a resolução máxima. E a imagem ficou tal qual editei, mas com este risco.
Este risco aparece quando eu gero o tour e abro no navegador. Ele aparece em todas imagens que tento adicionar no tour.
Estou fora do escritório e assim que voltar publico uma das panorâmicas para você dar uma olhada.

Abs.

PR

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por paraopaulo » 22 Fev 2016, 15:19

Cartola, boa tarde.

Achei esta explicação e vou tentar aplicar.
Acredito que seja isto que tenha acontecido.

https://ggnome.com/forum/viewtopic.php?t=8738

Abs.

PR

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por cartola » 22 Fev 2016, 17:15

Hmmm,

pra ver se é isso é só checar a resolução da imagem. A largura tem que ser exatamente o dobro da altura.

Chegou a transformar ela pra cúbica e voltar? O que usou pra fazer isso, o próprio Pano2VR? Eu nunca tive esse problema. Nessas conversões ele, em geral, muda de tamanho ao voltar pra equirretangular, mas sempre está com a proporção certa. Algumas ferramentas inclusive alertam quando não estão, como o Panini.

Abs, Cartola.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por paraopaulo » 22 Fev 2016, 17:48

Então,

uso o hugin para costurar. acho ele rápido e simples.
Como não tenho muita paciência para ficar ajustando os pontos deixo ele fazer isto.

Abs.

PR

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por paraopaulo » 22 Fev 2016, 19:19

Isto não acontece com o easypano tourweaver, mas ele altera a qualidade das imagens e não encontrei uma maneira de resolver.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por cartola » 23 Fev 2016, 10:04

Então, vamos por partes:

1. Você conferiu as dimensões da imagem com problema? Ela realmente tem um pixel a menos numa das dimensões?

2. Se você usa o Hugin e é ele que está fazendo isso, então é mole! É só verificar, antes de gerar a panorâmica, se as dimensões estão corretas na aba Montador (que aparece ativando a Interface Avançada no menu) e se não há área de corte definida.

Pode conferir a área de corte de duas maneiras:

A) Na própria aba Montador, verificando se duas das medidas de corte são zero (0) e as outras duas são iguais ao tamanho da imagem.
hugin_medidas_montador.jpg
Pode também conferir se os ângulos estão ok, com 360 x 180°.

B) Na pré-visualização rápida (que já aparece com a interface simples) na aba Cortar
hugin_medidas_cortar.jpg
Da mesma forma tem que ter 0 (zero) na esquerda e topo e as medidas da imagem na direita e embaixo. No exemplo das imagens seria gerada uma panorâmica com 8000x4000 pixels.

Abs, Cartola.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Ajuda PanoVR

Mensagem por paraopaulo » 23 Fev 2016, 11:09

Cartola, bom dia.

Então descobri algumas coisas.
1 - Realmente no próprio Pano2VR eu havia alterado o tamanho da imagem o que criou a linha preta.
2 - Quanto a qualidade/resolução da imagem eu uso o Lightroom para editar e exportar como jpg e na hora de exportar eu estava escolhendo o padrão adobe e tanto o easypano quanto o kolor abrem imagem salvas com este padrão com uma resolução ruim. Corrigi alterando para srgb e abriu perfeito.

Obrigado pela troca de ideias.

Abs.

PR

Responder