KRPANO publicando em IPAD

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
rbravin
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2012, 09:18

KRPANO publicando em IPAD

Mensagem por rbravin » 24 Jan 2013, 14:24

O que é preciso para que minha publicação apareça no ipad?
Colocando os códigos abaixo funcionará?

<preview url="panos/01.tiles/preview.jpg" />

<image type="CUBE" multires="true" tilesize="955" progressive="false">
<level tiledimagewidth="1910" tiledimageheight="1910">
<cube url="panos/01.tiles/l2_%s_%0v%0h.jpg" />
</level>
<level tiledimagewidth="955" tiledimageheight="955">
<cube url="panos/01.tiles/l1_%s_%0v%0h.jpg" />
</level>
<mobile>
<cube url="panos/01.tiles/l1_%s_%0v%0h.jpg" />
</mobile>
</image>

Como não tenho IPAD para testar, qual site você sugere para testar o funcionamento?
Minha publicação fixa está em http://www.foto360.com.br/itamaratyhall/
Agradeço a ajuda pra que eu consiga publicar também em iphones, ipad, etc.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: KRPANO publicando em IPAD

Mensagem por cartola » 27 Jan 2013, 18:06

Oi Ramon,

Testei num iPad emprestado e deu o seguinte erro: "Error: iPhone / iPad Version not available!"

Como você gera a sua publicação? Está usando alguma das ferramentas do pacote krpanotools? Qual? Como já comentei nas mensagens que trocamos, sugiro que use o "MAKE PANO (MULTIRES) droplet.bat" no seu Windows. Nas poucas vezes que usei num windows não precisei fazer nada pra que ele gerasse a versão para iCoisas também, mas de qualquer forma essas ferramentas parecem usar arquivos de configuração. Digo "parecem" por que eu não uso em Windows há algum tempo. Tenho usado num FreeBSD a versão das ferramentas para Linux. Aqui uso a ferramenta equivalente chamada kmakemuitires que eu chamo mandando usar um arquivo de configuração chamado multires.config. No início desse arquivo, que criei a partir do exemplo que veio com as ferramentas, existe uma opção:

html5=auto

eu nunca mexi nela e sempre tenho a versão em HTML5 (adequada para iCoisas) gerada. Pode pegar meu arquivo como exemplo, mas vai ter que mudar o caminho de alguns templates que ele usa.

Agora, se você personaliza o XML então não basta gerar essa versão com a ferramenta. Eu sugiro que você tente conseguir dispositivos diversos para testar, pelo menos até formatar um modelo de XML do krpano para todos. Todas as coisas que você cria no XML, como plugins e hotspots, enfim, todos os elementos visuais, podem ser criados apenas para determinado dispositivo (desktop, flash, html5, mobile). Se você não especifica isso (com device="xxx" por exemplo) aquele elemento vai aparecer em todos e normalmente isso não é adequado. Cada elemento, como aquele mapão que você colocou neste exemplo no topo direito, precisa ser verificado em cada dispositivo pois muitas vezes não se adequa bem a todos, seja pelo tamanho, seja pela funcionalidade limitada de algum dispositivo. A própria versão automaticamente gerada pelo krpanotools para dispositivos móveis com flash (como celulares com Android) já é diferente da gerada para flash no desktop, pois no Android eles optaram por reduzir o número de botões disponíveis e aumentar seu tamanho em relação à tela pra facilitar o click com o dedo.

Eu andei pedindo para vários amigos testarem meus panoramas antes de chegar a um modelo. Muitas vezes tenho que pedir que testem novamente quando personalizo mais alguma coisa. O ideal mesmo era ter os dispositivos à mão...

Na última versão do krpano uma coisa que fizeram foi habilitar o HTML5 para dispositivos não iCoisas, pois cada vez mais o HTML5 está se estabelecendo. Está nos planos dos órgãos que definem os padrões da Internet a definição robusta de padrões para o HTML5 de modo que ele possa substituir de vez o flash e outros tipos de plugins proprietários, como também é o caso do Silverlight, da Microsoft. A Adobe inclusive já anunciou a descontinuidade do flash.

Por fim eu realmente não sei como gerar e habilitar o HTML5 manualmente. Quem detecta o tipo de dispositivo e gera ou fornece o HTML5 ao invés do Flash é o programa index.js (em Javascript) que também é gerado pelo krpanotools.

Abraços, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: KRPANO publicando em IPAD

Mensagem por rafael_mota » 22 Ago 2013, 20:44

Cartola,

Usando o KRPano você tem algum xml de iDevices ? Me chamou atenção

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: KRPANO publicando em IPAD

Mensagem por cartola » 22 Ago 2013, 22:40

Oi Rafael,

não entendi bem a pergunta nem exatamente o que te chamou a atenção, mas vamos lá.

O KRPano gera por padrão vários XMLs e dentro dos mesmos, em cada tipo de seção que ele suporta, você diz se aquilo se aplica a qualquer dispositivo ou especificamente a um ou outro, e não é só uma questão de iDevices (ou iCoisas como gosto de chamar), tem opção de dizer que é para desktop, mobile, flash, html5 e outras coisas e pode ainda dizer que serve para um ou outro. Nos manuais tem tudo explicadinho, mas é sem dúvida um manual técnico, mais indicado para programadores.

Abs, Cartola.

Responder