Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
andrestefano
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Mai 2013, 02:38

Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por andrestefano » 15 Mai 2013, 13:15

E aí galera, blz ?
Estou ficando maluco de tanto pesquisar para encontrar uma solução.
Eu utilizo o Panotour da Kolor, mas acredito que a solução esteja na edição do XML.
Nas minhas 360, a barra de progresso chega a 100% umas 3 vezes para começar a apresentação e quando o cliente escolhe rodar automaticamente, a imagem ao abrir já sai girando antes de carregar inteira.
Alguém poderia me ajudar como alterar o xml para carregar uma vez só de 0 a 100% e só entrar começar a apresentação ?
Exemplo desse casa da entretenimento que fiz: www.amzphotos.com/newmylove.
Obrigado, abs,
André

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por barroca » 15 Mai 2013, 14:28

Oi Andre
eu fui dar uma olhada no panotour [nao conhecia] e vi essa comparacao com o pro
http://www.kolor.com/panotour-panotour- ... rison.html

somente a versao pro tem customizacao de inicio por panorama
Customizable auto-rotation per panorama

a proposito ... o proprio panotour faz aquele inicio que esta no seu link? de um little planet para a pan?^

abraços

Avatar do usuário
andrestefano
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Mai 2013, 02:38

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por andrestefano » 15 Mai 2013, 14:54

Então, isso eu to ligado, inclusive eu tenho a versão PRO mesmo , mas não é começar com auto rotação que eu não to conseguindo.

Quando está carregando nesse link do My Love, eu customizei a barra de progresso para essa linha azul em cima dos botões.

Eu gostaria que só comece a apresentacao, música, etc., quando carregar tudo e também que a barra carregue uma única vez da esquerda pra direita.

Do jeito que está ela carrega cada item de 0 a 100% e quando vc troca de foto, ela ja comeca a rodar, antes de carregar tudo.
No KRPano as opções são onxmlcomplete e onloadcomplete, mas eu não sei onde variar e o que escrever para carregar tudo antes.

As opções do Kolor.com sao fantásticas, principalmente na hora de tirar o tripé (nadir), um clique só, é uma beleza. O problema é que é pago... rsrs

Valeu, abs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por cartola » 15 Mai 2013, 21:27

Pois é,

nunca devemos nos esquecer de que "não existe almoço grátis". A licença do krpano, porém, é uma das mais justas que já vi. Você vai pagar uma única vez e ter o produto pra sempre. Não é válido apenas por um ano, ou apenas para aquela versão. Vais poder baixar as novas versões eternamente (pelo menos entendi isso e tenho feito até então). Eu, que sou fã de software livre, comprei o krpano.

Antes de mais nada André, eu sugeriria que seu panorama deveria ser feito em multi resolução, pois está pesado e esperar carregar tudo, ainda mais em redes 3G, wi-fi públicos ou mesmo em muitos links dedicados, acho bem ruim.

Já falei um pouco sobre o que é a multi resolução neste outro tópico, que nem foi específico sobre isso. Transcrevo aqui o que interessa de lá:
Publicar em multi-resolução facilita também o usuário final, pois ele não precisa nem carregar o panorama todo de uma vez e nem vai carregar a melhor resolução se não der o zoom. O que o krpano faz ali é dividir seu panorama em um monte de quadrados menores para carga progressiva. Além disso ele faz isso para várias resoluções. Ele cria imagens, por exemplo, com 3 resoluções diferentes e parte cada uma em quadrados.

É o mesmo princípio do google maps. Já imaginou se você tivesse que carregar o mapa do mundo inteiro para ver o mapa do Rio de Janeiro? Você só baixa as imagens do que esta vendo e na resolução que está vendo. A medida que dá zoom no mapa é que carrega as imagens de melhor resolução. É isso que os "MULTIRES" das ferramentas do krpano vão propiciar.
A multi-resolução é uma das opções do Krpano que pode ser facilmente criada com o "krpanotools", um pacote de ferramentas disponível junto com ele. Se você já tem a licença é só baixar lá no site. A ferramenta que vai fazer isso é a "Make Pano (Multires)". Se quiser aproveitar seu tour já feito, basta fazer isso em outro lugar e depois copiar a pasta com as imagens partidas, trocando a parte entre <image> e </image> do xml anterior pela do xml gerado pelo multires.

Não sei a solução completa pro seu problema da barra, mas nem costumo usá-la, até por que acho que com multi resolução a carga fica bem razoável a ponto de realmente não precisar. Uso então a opção "onpreviewcomplete" para iniciar meus eventos.

A opção "onloadcomplete" vai fazer com que seus eventos/ações ali programados se iniciem quando a imagem terminar de carregar. Já a opção "onxmlcomplete" vai iniciar as ações quando o arquivo xml de configuração terminar de ser carregado. Claro que o XML, um pequeno arquivo de texto, vai sempre ser carregado antes, até por que ele precisa ser carregado para que se saiba onde está a imagem. As descrições dos eventos podem ser vistas aqui:

onloadcomplete
onxmlcomplete

E veja aqui todos os eventos que pode mapear para suas ações.

Alias, essa seria uma ótima cena para adicionar pequenos movimentos em partes da imagem, como nesse exemplo:
Imagem

Acabo de fazer um curso de computação gráfica e, dentre outras coisitas, fizemos um programa que detecta o melhor quadro inicial e final para fazer o loop parecer contínuo. Tem inclusive relação com a detecção de pontos entre imagens para as panorâmicas. No curso fizemos um teste com quadros da filmagem de uma vela:
animated.gif
animated.gif (654.88 KiB) Exibido 4521 vezes
Abs, Cartola!

Avatar do usuário
andrestefano
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Mai 2013, 02:38

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por andrestefano » 16 Mai 2013, 04:58

Entao, eu fui atras da multi resolution e conforme esse link, o Panotour faz isso automaticamente.
http://www.autopano.net/wiki-en/action/ ... -_Pictures
E realmente eu vi na pasta das imagens, elas estao quebradas em quadradinhos.

Ai veio minha outra duvida, vc falou do onpreviewcomplete, se eu quiser trocar, onde eu faco a alteracao ?

O XML de uma das imagens eh

<krpano version="1.0.8.14">
<!-- actions to perform while loading -->
<events onxmlcomplete="onxmlcompleteaction();"/>
<action name="onxmlcompleteaction">
changerotationmenu();;
firstloadcompleteaction();
</action>
<events onloadcomplete="onloadcompleteaction();"/>
<action name="onloadcompleteaction">
if(plugin[data].soundOn==false,stoppanosounds(),playpanosounds());
</action>
<action name="playpanosounds">
playbackgroundsound(%BASEDIR%/indexdata/sounds/sound0.mp3,0,%1);
</action>
<action name="stoppanosounds">
stopbackgroundsound();
</action>
<action name="closepanoobjects">
</action>

Eh ai que eu me perco.
abs, e obrigado,
Andre Stefano

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por cartola » 16 Mai 2013, 19:14

Opa,

pra usar o "onpreviewcomplete" tem que ter uma imagem de preview em algum lugar. Pelo XML que você passou parece que o panotour criou vários arquivos XML e um chama o outro, não? Por exemplo, num trecho ali ele diz que quando o XML acabar de ser carregado a ação "onxmlcompleteaction" deve ser executada:

<events onxmlcomplete="onxmlcompleteaction();"/>

Vamos ver então o que é a ação referida. Ela vem logo em seguida e basicamente chama outras duas ações:

<action name="onxmlcompleteaction">
changerotationmenu();;
firstloadcompleteaction();
</action>

Nenhuma dessas duas ações estão definidas nesse XML, daí não dá pra seguir com uma visão do que acontece. Se puder mandar os XMLs posso tentar ver onde mudar alguma coisa. O ideal seria analisar primeiro o primeiro XML carregado, o que é chamado pelo arquivo HTML e daí entrar nos que interessarem.

Veja (e outros que estejam acompanhando) que isso já é quase que programação de computadores. Pra quem não tiver afinidade com a coisa o melhor é se manter na interface gráfica mesmo.

Outra ideia é, já que está usando a multi resolução, tentar, pelo próprio Panotour, não usar esse lance de barra de progresso e deixar o panorama entrar. Imagino que o padrão dele possa ser o onpreviewcomplete para essa situação. A imagem preview é automaticamente criada e em geral é bem leve. A medida que os quadrados vão sendo lidos a imagem vai se definindo.

Depois vi de novo o panorama da boate. Nas imagens seguintes dá pra ver claramente os quadradinhos carregando pouco a pouco e dando mais definição à imagem. Uma coisa que reparei é que se paro a rotação automática ele a retoma rapidamente. Em geral prefiro dar mais alguns segundos, pois as vezes paro pra ver alguma coisa e se ele não para de voltar à rotação toda hora fica ruim apreciar algum trecho da imagem.

Abs, Cartola.

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por barroca » 16 Mai 2013, 20:46

So uma pergunta tola - Cartola voce esta falando do pacote de ferramenta do krpano e me parece que o Andre usa outro software... Ou entendi errado?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por cartola » 17 Mai 2013, 14:41

Oi Barroca,

sim e não :)

é que o Panotour da Kolor usa o krpano por trás dos panos, então ele poderia, por exemplo, gerar tudo no Panotour e depois trocar as imagens pelas imagens geradas direto pelas ferramentas do krpano.

Além disso os arquivos de saída XML são do krpano e ele pode mexer nele lendo os manuais no site do krpano.

Abs!

Avatar do usuário
andrestefano
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Mai 2013, 02:38

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por andrestefano » 17 Mai 2013, 15:05

Link www.amzphotos.com/xml/xmls.zip, tem os xmls e html gerados.

Eu já aproveitei e subi no www.amzphotos.com/newmylove esses mesmos aí do link, inclusive já dei um tapa passando alguns textos p portugues, e acertando o menu na direita.

Eh, esse negócio de alterar direto o fonte é legal, mas realmente requer um conhecimento e uma paciência grande rsrs. Mas no passado eu cheguei a fazer um site todo pelo notepad, então é só questão de tempo e leitura para pegar as alterações de hoje, pois faz tempo que não brinco de código.

Lendo no KRPano, descobri que showload e showwait nao devem ser usados para multi resolution, somente o showreload, mas aí todo quadradinho abre a barra, entao desabilitei tudo.

To curtindo o panotour, requer um pouco mais de prática mas dá pra deixar o menu especialmente perfeito para cada cliente. Que é o caso desse site 360 aqui de SP, http://www.sferica.com.br/

Valeu, Abs,
André

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Liberar tour após a barra de progresso atingir 100%

Mensagem por cartola » 19 Mai 2013, 22:53

Oi André,

dei uma olhada nos XMLs. O problema é que o ideal seria testar até ver o que funciona, pra evitar um possível ping-pong sem fim. Acabei adaptando seus XMLs parcialmente a um panorama meu pra testar. Não ficou 100%, pois não tenho muitos objetos do seu projeto, mas deu pro gasto. O que fiz que iniciou o giro mais rápido sem ter que esperar a carga completa do panorama:

No arquivo index0.xml troquei a linha 5 que era:

Código: Selecionar todos

<events onxmlcomplete="onxmlcompleteaction();"/>
por

Código: Selecionar todos

<events onpreviewcomplete="onxmlcompleteaction();"/>
não importa muito que a ação continue se chamando "onxmlcompleteaction" pois o nome da ação é qualquer um que quisermos. O importante ali foi trocar o evento de onxmlcomplete pra onpreviewcomplete. Essa ação, alias, é menos importante, pois a carga tanto do XML quando do preview são rápidas na maioria das conexões, já que os dois são pequenos, mas o preview é um pouquinho maior e é carregado depois do XML, então dessa forma garantimos o preview carregado antes do efeito de entrada.

Não basta isso, no arquivo index.xml tem que remover a linha 41:

Código: Selecionar todos

wait(load);
pois ela é que faz o programa esperar a carga completa das imagens daquele nível de zoom. Como o comando WAIT não tem parâmetro pra esperar a carga do preview a gente remove ele e bota a condição do preview antes, o que foi feito no arquivo index0.xml com o que sugeri acima. Vejam aqui o comando WAIT.

Enfim, veja aí e se testar nos diga se funcionou.

O negócio ao analisar essas coisas é não ficar querendo entender tudo que está ali e focar no ponto que quer modificar. Vamos seguindo a trilha do que queremos analisar. Como a análise era de algo que acontecia no início foi até rápido.

Abs, Cartola.

Responder