PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Mensagem por epassarin » 16 Mai 2013, 10:11

Olá Pessoal.
Eu tinha decidido pegar o Pano2VR Pro pra gerar a visualização da imagem, porem andei pesquisando e testando e percebi que um tem algumas coisa que preciso e outro nao.
Por exemplo:
O Panotour Pro tem a opção de iniciar a visualização com aquele efeito de minimundo, mas nao vi isso no Pano2VR.
Sei que muitos aqui usam o KrPano, mas nem pensei em testar esse ainda.

Gostaria que voces me ajudassem no seguinte:
Eu preciso de um software de visualização que seja bem completo, com opção de iniciar com minimundo, que me de opção de linkar outras imagens, seja possível colocar som e que tenha barras de navegação bem intuitivas.
Também gostaria que gerasse arquivos para ipad, iphone etc. O Pano2VR tem essa opçao, ja nao vi isso no Panotour apensar de ter lido em outro post que é possivel fazer isso.
Outra coisa que quero colocar na visualização sao informações sobre o lugar, como o nosso amigo do site www.vitoria360.com colocou na lateral aquela abinha que sobe com informações sobre o local.

se alguem puder me dar uma luz sobre um desses dois software, o qual oferece mais recurso eu agradeço.

Att
Emerson Passarin
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Mensagem por cartola » 22 Mai 2013, 22:12

Oi Emerson,

o Panotour Pro vai te dar tudo o que você precisa, bem como o krpano. O Panotour, na verdade, é uma interface gráfica que usa o krpano por trás. Se você não é de editar códigos na mão nem recomendo que use o krpano. Acho que já comentei por aqui, em alguns outros posts, que o krpano é, dentro do que conheço, o que há de mais completo para publicação (vai te dar tudo isso aí que você falou e mais coisas). Além disso ele nos permite personalizar as coisas, já que podemos programar os efeitos que nossa imaginação criar, dentro das possibilidades de comandos que ele tem. Eu, por exemplo, criei uma programação para embutir um álbum de fotos numa panorâmica e usei isso em várias, como na do Real Gabinete, na Ilha Fiscal, na da Tijuca e outras no meu blog. O panotour pro não te dá tanta flexibilidade, te permite fazer o que passou pela imaginação da equipe que desenvolveu o programa e no final ele te entrega o panorama no krpano.

Só não se baseie apenas na minha opinião, continue sua pesquisa, pois não tenho como falar do Pano2VR, pois não o conheço.

O krpano é hoje o único software que comprei para fazer as panorâmicas. Para todo o resto uso softwares livres: Hugin, ImageMagic, GIMP, enfuse/enblend, Panotool::Scripts, Luminance, Rawtherapee, Ufraw, etc.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Mensagem por epassarin » 23 Mai 2013, 11:22

Valeu Cartola, depois de muita pesquisa eu resolvi pelo Panotour mesmo, pela facilidade em ligar os pontos e coisa e tal. Vou precisar de agilidade no projeto que estou desenvolvendo aqui na minha cidade. a finalização tem que ser o mais rápido possivel.
Quanto aos software, eu baixei o GIMP que há muito tempo atráz havia instalado no meu antigo PC e sinceramente nao tinha gostado muito da interface do mesmo, porem baixei a ultima versão no meu MAC e posso dizer que comecei a me interessar mais por ele, a interface esta otima, só que preciso ir mudando aos poucos, pois nao Photoshop eu faço tudo por atalhos das teclas que no GIMP nao coincidem, então até eu pegar o jeito no GIMP vou ficar com os dois, mas estou resolvido que vou mudar para o GIMP. Quanfo ao ImageMagic o que ele faz, qual a finalidade dele? O Enfuse eu até que baixei, mas nao achei nada e nenhum tutorial ensinando a usa-lo e nas minha tentativas nao deu muito certo. Voce disse em algum post que usa ele para criar os HDR, mas nao consegui realizar os HDR nele, fiz 3 imagens com - 2 pornto, 0, e +2 pontos, porem ele coloca a imagem com fotometragem correta e não vejo nenhuma diferença. Tambem so consegui criar imagem por imagem, ou seja, nas panorâmicas onde usei 6 imagem para + nadir + zenit para concluir uma panoramica por exemplo, resultam em 24 imagens, sendo 3 para cada fotograma, e so consegui montar um de cada vez mas mesmo assim nao deu certo. Se tiver algum posto que nos ensine a utiliza-lo ou algum tutorial que possa passar ajudaria, pois só encontrei coisas nao muito interessante na net.
o Luminance eu tbm baixei, mas nao entendi e nao descobri a finalidade dele, os demais, Panotools Scripts, RawTherapee, Ufraw etc até ví mas nao sei pra que servem também.
Bom resumindo, voce poderia nos colocar a finalidade de cada software e até talvez fazer uma comparação de qual software ele substitui ou se assemelha.
Por exemplo:
Hugin: Montagem / Costura de imagem panorâmicas, bla bla bla bla, onde baixar, etc. Software semelhante a: PTGUI/ Auto Pano / Etc.
Assim essa lista poderia servir de referencia para quem quer entrar no mundo sos software livres, isso se não for dar muito trabalho é claro. Acho que tem muita gente que nao conhece toda a gama de softwares livres e por isso nao faz uso dos mesmo.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Mensagem por cartola » 24 Mai 2013, 17:33

epassarin escreveu:Valeu Cartola, depois de muita pesquisa eu resolvi pelo Panotour mesmo, pela facilidade em ligar os pontos e coisa e tal. Vou precisar de agilidade no projeto que estou desenvolvendo aqui na minha cidade. a finalização tem que ser o mais rápido possivel.
Quanto aos software, eu baixei o GIMP que há muito tempo atráz havia instalado no meu antigo PC e sinceramente nao tinha gostado muito da interface do mesmo, porem baixei a ultima versão no meu MAC e posso dizer que comecei a me interessar mais por ele, a interface esta otima, só que preciso ir mudando aos poucos, pois nao Photoshop eu faço tudo por atalhos das teclas que no GIMP nao coincidem, então até eu pegar o jeito no GIMP vou ficar com os dois, mas estou resolvido que vou mudar para o GIMP.
Oi Emerson, o GIMP tem atalhos de teclado dinâmicos. É muito fácil alterar os atalhos de cada função. Veja neste tutorial de GIMP que fiz como ativar isso e mudar os atalhos. Pode ver a página desde o começo que tem várias dicas.
epassarin escreveu:Quanfo ao ImageMagic o que ele faz, qual a finalidade dele?
Este é um conjunto de ferramentas mais pra galera mais técnica. Acho que tem até alguma interface gráfica, mas esta não tira proveito do que as ferramentas podem fazer. Normalmente eu uso pra processamento automatizado de imagens ou simples conversões, mas chamando as ferramentas a partir da linha de comandos - o que as faz utilizáveis em scripts para processamento em lote.
Site: http://www.imagemagick.org/script/index.php
epassarin escreveu:O Enfuse eu até que baixei, mas nao achei nada e nenhum tutorial ensinando a usa-lo e nas minha tentativas nao deu muito certo. Voce disse em algum post que usa ele para criar os HDR, mas nao consegui realizar os HDR nele, fiz 3 imagens com - 2 pornto, 0, e +2 pontos, porem ele coloca a imagem com fotometragem correta e não vejo nenhuma diferença. Tambem so consegui criar imagem por imagem, ou seja, nas panorâmicas onde usei 6 imagem para + nadir + zenit para concluir uma panoramica por exemplo, resultam em 24 imagens, sendo 3 para cada fotograma, e so consegui montar um de cada vez mas mesmo assim nao deu certo. Se tiver algum posto que nos ensine a utiliza-lo ou algum tutorial que possa passar ajudaria, pois só encontrei coisas nao muito interessante na net.
O Enfuse tem uma versão que vem com o Hugin, mas pode ser instalado separadamente também. Pra usuários de Windows e Mac tem uma interface gráfica (e podem haver outras): http://software.bergmark.com/enfusegui/Main.html
O enfuse não é bem pra HDR como o HDR entendido normalmente. Ele "funde exposições". Simplificando, ele vai pegar os pixels correspondentes de cada imagem original e escolher o melhor, mas não vai alterar em nada nenhuma propriedade desses. Normalmente quando falamos em HDR está implícita uma etapa de "tone mapping" que muitas vezes deixa a imagem artificial. As ferramentas de HDR tem possibilidade de não fazer essa etapa, só fundindo as exposições mesmo, mas o enfuse é o contrário, só funde.
Veja também esse outro tutorial sobre a fusão de exposições com o Hugin.
epassarin escreveu:o Luminance eu tbm baixei, mas nao entendi e nao descobri a finalidade dele,
Esse é pra HDR mesmo. Pra esse fiz um breve tutorial.

Veja alias esse índice com vários tutoriais, artigos e referências sobre fotografia e vídeo em geral que mantenho.
epassarin escreveu:os demais, Panotools Scripts, RawTherapee, Ufraw etc até ví mas nao sei pra que servem também.
Bom, o Panotools::Script (escrito mais corretamente aqui) é um conjunto de ferramentas para a criação de panoramas. Mais embaixo na página tem a documentação de cada ferramenta. Como o ImageMagick, são ferramentas para uso na linha de comandos, o que viabiliza a criação de scripts para a automação do processo e/ou o processamento em lote de panoramas. Particularmente eu usei muito pra converter uma imagem equirretangular para as faces do cubo (com o comando erect2cubic) e o inverso (cubic2erect). No material de cursos que já dei menciono o uso dele na página 75, mas o assunto inicia um pouco antes e alias falei sobre o ImageMagick também.

O Rawtherapee é para tratar arquivos Raw, bem como o Ufraw, só que esse segundo só é uma aplicação independente nos sistemas Unix (Linux, etc). No Windows acho que tem que ser instalado como um plugin no GIMP. Outra alternativa pra tratar Raw é o Darktable, que acho que só tem pra Unix. Não usei ele ainda, mas já ouvi falar bem.
epassarin escreveu:Bom resumindo, voce poderia nos colocar a finalidade de cada software e até talvez fazer uma comparação de qual software ele substitui ou se assemelha.
Por exemplo:
Hugin: Montagem / Costura de imagem panorâmicas, bla bla bla bla, onde baixar, etc. Software semelhante a: PTGUI/ Auto Pano / Etc.
Assim essa lista poderia servir de referencia para quem quer entrar no mundo sos software livres, isso se não for dar muito trabalho é claro. Acho que tem muita gente que nao conhece toda a gama de softwares livres e por isso nao faz uso dos mesmo.
Cara, ótima ideia! Mas enquanto não faço isso o nosso amigo google pode te ajudar e dei uma pincelada aqui e agora.

Abs!

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Mensagem por epassarin » 24 Mai 2013, 18:50

Valeu Cartola
Obrigadao mesmo.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

tone_cet
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Jun 2013, 21:55

Re: PANO2VR PRO x PANOTOUR PRO

Mensagem por tone_cet » 07 Jun 2013, 12:01

Olá, estava pesquisando isso há um tempo atrás e vi a versão 2 que está para sair do Panotour. Pelo que vi, está muito bom: http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... OYAsXZdgfQ

Responder