Multi - Resolução / Exportar em camadas

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Marcel Santana
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Nov 2013, 10:03
Localização: São Paulo
Contato:

Multi - Resolução / Exportar em camadas

Mensagem por Marcel Santana » 21 Nov 2013, 09:08

Olá Cartola,

Parabéns pelo trabalho!

Sou novo no fórum e minha dúvida é a seguinte: quando você fala multi - resolução e exportar em camadas são ação semelhantes para ter uma alta qualidade na área visualizada?
Estou em teste, no PTgui e o Panotour é possível finalizar com multi - resolução?
Poderia me indicar algum artigo ou tutorial que me auxilie nessa dúvida?

Abraço

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Multi - Resolução / Exportar em camadas

Mensagem por cartola » 21 Nov 2013, 15:02

Oi Marcel,

isso não necessariamente tem relação com qualidade. Multi resolução significa que ele vai usar resoluções diferentes para níveis diferentes de zoom. A melhoria clara que isso traz é para o usuário, pois para o caso de um panorama com alta qualidade ele não vai precisar baixar toda essa qualidade se não estiver dando zoom. As imagens (maiores) de alta qualidade só vão vir quando o zoom for sendo aplicado, mas é possível entregar uma imagem de alta qualidade sem isso. Em imagens muito grandes, como as gigapixels, só com isso é viável entregar ao usuário um panorama passível de ser visto, caso contrário ele teria que esperar muito até baixar o panorama inteiro pra começar sua visualização.

Não creio que o PTGui tenha esse tipo de opção, mas não estou totalmente certo disso. O PTGui é a ferramenta costuradora, que de quebra faz uma publicação simples. Não se deve comparar o PTGui com o Panotour, pois são ferramentas com propósitos diferentes. O Panotour é só para publicação. Pode ser comparado ao Pano2VR, por exemplo. O Panotour não costura. Pra isso teria que ter, do mesmo fornecedor, o Autopano, que não publica a foto. Pra costura tem ainda o Hugin, gratuito. Na verdade mesmo tem provavelmente mais uma penca de ferramentas pra cada coisa. No wiki http://wiki.panotools.org/ tem uma lista boa e na http://ivrpa.org/ tem outra.

No Panotour é possível fazer com multi-resolução e acho que esse é o padrão dele, mas não tenho certeza. Talvez algum colega que use possa nos confirmar e dizer onde isso é configurável nele. Eu imagino que possa ser a opção "Pictures export", apresentada aqui, mas não tenho certeza.

O Panotour usa o krpano (http://krpano.com). Ele é, alias, a interface gráfica do krpano, que não tem uma. Eu uso o krpano puro, sem o Panotour, e faço a multi resolução jogando a imagem sobre o programa que faz isso ("MAKE PANO (MULTIRES) droplet.bat"), como mencionei nesse outro tópico aqui. Já toquei no assunto em outros tópicos também, de repente procura por multires que pode achar algo interessante.

Abs, Cartola.

Marcel Santana
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Nov 2013, 10:03
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Multi - Resolução / Exportar em camadas

Mensagem por Marcel Santana » 21 Nov 2013, 23:17

Antes de mais nada, muito obrigado!

Já estou vendo uma luz com as dicas, vou dar uma estudadas e assim que tiver um resultado posto o feedback!

Abraço

Responder