PANOTOUR PRO 2.0 + VR5

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

PANOTOUR PRO 2.0 + VR5

Mensagem por epassarin » 02 Mai 2014, 10:14

Bom dia Pessoal.

Eu seguinte, estou tendo um problema com minhas panorâmicas no que diz respeito a visualização em dispositivos moveis em geral.
Quando construo a Panoramica no software Panotour Pro 2.0 ele ofere a opção de acrescentar a função "gisroscópio"que particularamente considero isso desnecessário e péssimo, pelo fato de me sentir um idiota girando em torno de mim mesmo para visualizar uma panoramica. Acho o modo de arrastar com o dedo mais eficaz, porem ao construir as panoramicas, nem todos os plugins disponibilizados no Panotour oferecem recurso de configurar os tamanhos em porcentagem, como por exemplo os Thumbnails que acabam tomando metade da tela e atrapalhando a visualização da panoramica.
Outro problema sao os botões e icones que quando configurado em porcentagem, ao ser visualizado no Xperia SP, Samsung S4, Xperia C, ZQ e iPhone, fica impossivel acessar os botões devido ao tamanho que ficam, a nao ser que se tenha uma caneta propria para touch.
Diante de toda essa situaçao, lembrei do software que o Cartola me recomendou no começo quando entrei no forum, que é o VR5, porem eu preciso saber se no VR5 eu consigo pelo menos colocar uma panoramica com logotipo e como faço isso. Ele me oferece opçao de avançar as panoramicas de uma para outra. Pelo que testei na época, so conseguia ver em iPhone e iPad, nao conseguia ver em dispositivo Android.
Alguem tem alguma sugestão de como posso fazer isso. Tem como eu fazer no Panotour de uma forma que ele reconheça que quando for um tela grande apareça tudo e um dispositivo movel ele mostre apenas a panoramica e algum botao Next/Previous?
Agradeço desde já a ajuda.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PANOTOUR PRO 2.0 + VR5

Mensagem por cartola » 30 Mai 2014, 12:12

Oi Emerson,

eu não uso o Panotour, então não tenho muito o que ajudar sobre ele, mas dá pra personalizar e acertar esses problemas que você relatou mexendo no XML que ele gera. O problema é que essa é uma tarefa em geral complicada e talvez precise de um programador pra fazer tudo isso aí.

Em geral o tour gerado pelo krpano funciona bem nessa detecção de dispositivos e altera a interface, fazendo o que você disse que queria, ou seja, mostrando menos coisas e de modo mais adequado em telas pequenas.

Recentemente eu fiz uma grande programação no XML pra um cliente e deixei de usar os parâmetros que o krpano oferece pra detecção de dispositivos. Em geral ele tem algum meio dele que define se o dispositivo é mobile, desktop e se é flash ou html5, dentre outras classificações. O problema é que essas classificações podem falhar. Dentro de mobile, por exemplo, pode ser um tablet com tela grande ou um telefone com tela pequena. Resolvi então me basear apenas no tamanho das telas e ajustar meus elementos de acordo com o tamanho, independente do dispositivo. Achei que isso fazia mais sentido. Ficou bem enrolada a programação, mas no final acho que funcionou. Pode dar uma olhada aqui:

http://cartola.org/panoramas/20140218-Frechal

O VR5 só trabalha com HTML5 e suas funcionalidades são bastante pobres. Eu sempre usei ele em conjunto com o Salado Player, pra atender iPhones e similares com o VR5 e demais com flash no Salado. E ainda o HTML5 do VR5 só funciona nos apples, embora hoje em dia os Androids e mesmo navegadores de desktop já estejam trabalhando com HTML5, embora mesmo o krpano precise do WebGL pra que as panorâmicas funcionem e isso não está disponível sempre.

Enfim, me parece que não há uma opção muito prática. O que pode experimentar é gerar com o krpano direto pra ver se funciona melhor, mas vai perder a facilidade do Panotour na customização.

Abs, Cartola.

tcavalcante
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:50

Re: PANOTOUR PRO 2.0 + VR5

Mensagem por tcavalcante » 31 Mai 2014, 20:53

Cartola, que trabalho fantástico este da Frechal. Parabéns!
visitei todos os ambientes com olho crítico, não técnico, claro. E não vi nenhum erro.
as fotos da varanda você fez HDR? o efeito estrelas nas luzes interna foi o diafragma bem fechado?

Extraordinário seus trabalhos, como de muitos outros usuários deste fórum. É muito gratificante poder apreciar tamanha dedicação de todos ao expor tão belos trabalhos, porque assim nós iniciantes podemos aguçar nosso olhar 360°.

mais uma vez, PARABÉNS!!!!



Tadeu Cavalcante

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PANOTOUR PRO 2.0 + VR5

Mensagem por cartola » 02 Jun 2014, 15:28

Valeu pelo apoio Tadeu!

Não sei exatamente como foram feitas as fotos, pois isso foi em parceria com um colega do sul que as fez e me passou pra eu costurar e fazer o tour.

Abs!

Responder