Experiência com servidores

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Experiência com servidores

Mensagem por Felipe Nardon » 26 Jan 2015, 09:23

Bom dia pessoal.

Eu entrei em contato sobre este assunto via MP com algumas pessoas, inclusive o Cartola, e o mesmo achou interessante criar um tópico sobre isto.

Então, Qual a experiência de vcs com os seus servidores? Está valendo o custo benefício? É rápido para carregar as panos?

Abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Experiência com servidores

Mensagem por cartola » 29 Jan 2015, 18:18

Então,

eu já usei apenas dois servidores. Inicialmente, por alguns anos, usei o Site 5, um servidor fora do Brasil, principalmente por conta do preço. Tive um desentendimento com eles e encerrei o contrato. Depois fui para o hostgator, onde já estou há alguns anos. O atendimento, quando a gente precisa, as vezes deixa um pouco a desejar. Eu que sou muito técnico as vezes me deparo com um atendente do suporte técnico que só está acostumado a resolver as questões padrão e até demora pra entender o que estou querendo, mas em geral a coisa funciona bem.

Como comentei na MP com o Felipe, não sei se sou bom pra recomendar algo "amigável", pois eu faço as coisas bem no "baixo nível", uso muito a "linha de comandos" (pra quem sabe o que é isso), mas eles tem, como alias a maioria dos grandes provedores, todo aquele aparato pra facilitar a vida dos usuários, transferir arquivos via web e tudo mais. Eu contrato um plano "Shared Host", que é um servidor web compartilhado. Me atende sem problemas. Não tenho acesso como administrador, mas entro via ssh (linha de comandos) e instalo programas, sites e ferramentas sem maiores problemas. Via web eles oferecem um painel de controle que facilita essas coisas também e já instala automaticamente várias ferramentas conhecidas, como wordpress (acho), wiki, ferramentas de publicação e galerias de foto. Pessoalmente prefiro instalar eu mesmo na mão pra poder personalizar as coisas, além de poder instalar as últimas versões dos softwares.

Em geral um simples site não vai precisar de mais que um servidor compartilhado, nem em termos de espaço em disco, nem processamento ou throughput / banda de acesso. Eu tenho no meu mais de 200GB de fotos e vídeos por conta de uma galeria pessoal e tá tudo ok. Eles não tem restrição de ocupação de disco em termos de espaço. A restrição é em número de coisas no disco, que não pode ultrapassar 250.000 (pastas, arquivos, links, etc - tudo conta - são "inodes"). Eu já ultrapassei isso, então contratei mais um plano pra dividir. Por conta disso minhas panorâmicas hoje ficam em panoramas.panoforum.com.br :) (tem que acessar alguma pra conferir).

Já ouvi falar bem da LocalWeb, mas não sei a quantas anda ultimamente.

Abs, Cartola.

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: Experiência com servidores

Mensagem por visual360 » 05 Fev 2015, 12:43

Meu servidor é a bluehost, serviço full, preço bom, e atendimento sem problema. A LocalWeb, ainda é muito cara. Comparando com o que eu pago no bluehost, eu teria de ter o plano mais caro da LocalWeb. O que seria muitas vezes mais caro que o meu plano. Pago U$D140 por ano para o serviço full, com trafego ilimitado, sites ilimitados(não subdomínio), subdomínios ilimitados.
www.bluehost.com ou br.bluehost.com

nnr
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Set 2017, 11:33

Re: Experiência com servidores

Mensagem por nnr » 29 Set 2017, 16:32

A Bluehost é bem legal mesmo mas os servidores são nos EUA, a Locaweb é mais cara mas os servidores são no Brasil, tem que ver o que compensa mais pra você. Dá uma olhada nessa análise da Bluehost.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Experiência com servidores

Mensagem por cartola » 30 Set 2017, 10:23

Bom, atualizando aí a minha experiência, acabo de migrar totalmente meus domínios (esse aqui do panoforum já tinha migrado há uns poucos meses) pra AWS. Pra quem não conhece a AWS é a "nuvem" da Amazon. Mais precisamente são os serviços web da Amazon, que oferecem um auto serviço de infra estrutura. Realmente não dá muito pra comparar com o que a gente mencionou aqui até agora, por que os hosts compartilhados normalmente tem ferramentas que facilitam o trabalho de criação de sites, bancos de dados e tudo mais. Na nuvem você fica com a máquina toda pra você, tem acesso de administrador, mas tem que instalar tudo do zero na máquina, exceto o sistema operacional. Isso pra mim é bom por um lado, por que fico mais independente e posso instalar o que eu quiser, sem as restrições de um host compartilhado como os que eu tinha usado até hoje. Entendo que isso vai ser impossível pra muitos aqui, maioria fotógrafos, mas pros analistas de sistema é viável. Mesmo assim tenho tido alguns percalços em instalações e também em migrações. Meu blog, por exemplo, está fora do ar no momento e já vou ver o que houve, pois tirar de onde estava e botar num lugar novo implicou em atualizações das versões das ferramentas usadas e muitas vezes isso traz algumas incompatibilidades que as vezes fazem coisas pararem de funcionar. Enfim, é mais uma opção a um preço bom pelo que oferecem. Um host dedicado nos provedores já mencionados aqui seria muito mais caro. Outra vantagem é que dá pra testar um host básico por um ano de graça!

Quem quiser dar uma olhada pode acessar o site deles, tem em português.

Abs, Cartola.

Responder