Página 1 de 1

Erros de paralax em ambientes internos

Enviado: 28 Jun 2013, 13:32
por Raoni
Bom Dia a todos

Ao fazer fotos em ambientes internos e pequenos percebo erro de paralax somente quando incluo no panorama as fotos nadir e zenith, isso é comum ?
Ao realizar as fotos horizontais, tudo se ancaixa sem sobreposição errada (fantasma ou mancha) porém, incluindo as fotos seja do zenith ou nadir , a coisa muda de figura, isso é erro de regulagem do ponto nodal, ou algo comum e que deve ser resolvido na pós edição ?

Muito Obrigado

Re: Erros de paralax em ambientes internos

Enviado: 28 Jun 2013, 16:03
por cartola
Normalmente é erro de posicionamento da câmera em relação ao ponto sem parallax (parece que oticamente falando é incorreto dizer "ponto nodal" para esse ponto). Em tese, rodando perfeitamente em torno da entrada da iris da lente, não haveria erro. Os erros vão se tornando mais críticos nessa ordem: numa esfera completa (com nadir e zenith) são mais críticos que numa horizontal, que são mais críticos que numa parcial (horizontal incompleta).

Tente fazer o teste da "fita na janela" pra verificar o posicionamento da câmera na cabeça panorâmica, inclusive na vertical. Pode ser que a cabeça não mantenha o giro completo na vertical, que esteja meio empenada ou coisa assim ou que não fique tão firme no tripé ou que o próprio tripé não seja tão firme, tudo é possível, principalmente sem conhecer seu equipamento.

Não obstante, todo erro de parallax é corrigível em pós edição num editor avançado, como GIMP ou Photoshop, mas isso pode acabar levando horas. Nessa foto, feita sem tripé, levei umas 10h e olha que o nadir e zenith não foram problemas, pois são céu e água, mas acho que resolvi tudo (ou quase).

Abs, Cartola.

Re: Erros de paralax em ambientes internos

Enviado: 28 Jun 2013, 18:07
por Raoni
Mais uma vez obrigado pela resposta
Pensando em sua resposta lembro que de fato, por algum motivo o giro em torno do ponto sem parallax não é perfeito mesmo, sempre tende a deslocar um pouco, o tripé é novo e manfrotto, a cabeça é Nodal ninja Mk2 mas eu não devo estar prendendo e ajustando as coisas como deveria, de forma firme o bastante a evitar esse problema.
Farei como orientado por você
Muito obrigado
Abs, raoni