Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Resolvendo problemas depois da montagem, objetos que se movimentaram, erros de parallax, fotos faltantes, criatividade e as ferramentas para tudo isso.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por cartola » 21 Mai 2012, 17:19

Algumas vezes fazemos um panorama "na mão", sem o auxílio de um tripé, por exemplo. Essa situação está fortemente sujeita a erros de perspectiva, ou erros de parallax, como se costuma chamar.

Algumas vezes podemos usar máscaras durante a montagem para selecionar que partes de que imagens farão parte do resultado final e isso pode reduzir um pouco o problema, mas nem sempre resolve tudo. Resta então a pós edição manual. Um bom editor de imagens, como o Photoshop ou o GIMP podem resolver a questão, removendo os erros. As duas ferramentas tem muitos tutoriais no youtube ou outros sites de vídeo. As técnicas usadas nos panoramas pra esses acertos são muitas vezes as mesmas usadas para manipulações como "extreme makeover" ("maquiagem pesada" numa tradução livre) ou para emagrecer uma pessoa numa foto.

As principais ferramentas que uso são:
  • Healing (restauração)
  • Clone (carimbo)
  • Seleção livre e enevoada + copia + colagem + rotação
  • Ajustes de brilho/contraste ou curvas de níveis
  • Uso de camadas
Pra ilustrar o uso dessas ferramentas para remover erros de parallax no GIMP fiz estes vídeos:
Os vídeos em português mostram uma imagem em péssimo estado, mas que dá pra melhorar muito, por incrível que possa parecer a quem nunca manipulou imagens assim.
Os vídeos em inglês mostram ajustes mais sutis numa imagem com erros pouco visíveis por um leigo, mas que também merecem ser consertados.

Tenho ideia de melhorar esses vídeos, feitos sem planejamento ou roteiro e não editados ainda. Vai depender aí do interesse das pessoas.

Abraços, Cartola!

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por ALOEBRASIL » 19 Nov 2012, 16:39

Boa Tarde amigos,

Estou testando a publicação de um tour virtual onde o ajuste da cabeça do tripé ainda não estava completa.

Vocês podem ver em : http://www.moveiscarmesim.net/styluss/ap5


Com a contribuição do mestre Cartola, desenvolvi uma cabeça panorâmica na qual consegui ajustar a camerâ e encontrar o ponto nodal, evitando os erros de parallax, que poderão ver nas imagens do tour acima.

Ja estou preparando novas imagens e em breve disponibilizarei aqui para que todos possam comparar o antes e o depois.

Neste momento gostaria que os amigos deixem suas sugestões deste tour as quais serão muito bem vindas.

Abraço,
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por vivafloresta » 19 Nov 2012, 17:30

Acho que a primeira coisa a se fazer é corrigir a paralaxe. Esses erros desta panorâmica aí de cima podem ser diminuídos via photoshop, mas vai dar um trabalhão. Faltou o zênite e o nadir aí. Acho que em ambientes mais fechados se tornam mais importantes do que num ambiente mais amplo.Um ajuste básico de brilho e contraste deixaria um aspecto melhor.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por cartola » 20 Nov 2012, 07:53

Oi Gilberto,

bem, você disse que as fotos que fez foram ainda sem uma cabeça bem ajustada, o que explica os erros de parallax. É possível corrigí-los com pós edição em algum editor avançado, como GIMP (gratuito) ou Photoshop (comercial). Eu fiz uns vídeos, talvez pouco didáticos, mostrando como costumo fazer isso. Acho que pros seus casos o ideal é o que mostro em torno dos 10 minutos do segundo vídeo.

Outra opção é refazer as fotos pra ter menos trabalho de pós edição.

A correção pode ser feita ainda no montador usando mais pontos de controle, ou pontos mais estratégicos, linhas e máscaras. Principalmente nos casos dos panoramas parciais talvez o montador consiga distorcer e melhorar os problemas de perspectiva. Creio que o Hugin (gratuito) e o PTGui (comercial) te ofereçam mais controle pra isso.

Uma coisa que achei é que o tour ficou pesadão. O ideal seria fazer a publicação com múltiplos layers e não num swf inteiro. Dessa forma o usuário baixaria as imagens progressivamente, apenas quando precisasse, de acordo com o que estivesse vendo. Isso já foi comentado em outros tópicos por aqui [1] [2].

Abs, Cartola!

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por ALOEBRASIL » 20 Nov 2012, 09:58

Agradeço pelas observaçoes feitas por Vivafloresta e Cartola!

Este primeiro tour, foi produzido sem que tivesse ajustado completamente a cabeça panorâmica e por isso como ja era de esperar ocorreu os erros de parallax. Mas como precisava apenas mostrar o como poderia ser feito o passeio num imóvel disponível para venda ou locação, tive que realizar o trabalho mesmo com estes problemas para dar uma noção ao cliente que deseja ver o que de fato eu deseja oferecer como serviço.

Como ja estou com a cabeça panorâmica ajustada, irei produzir novas imagens do mesmo apartamento ou de outro, conforme a disponibilidade e o interesse do cliente, assim o o trabalho fica melhor e vou dedicar mais tempo na obtenção de melhores fotos, até procurei editar no Photoshop uma delas ontem a noite mas o tempo que leva pra isso e o resultado que se obtém, e bem melhor refazer as fotos, no meu caso em particular!

Estou trabalhando com o AutopanoGiga da Kolor e fiz o Tour com o Panotour 1.8 e notei a questão do tamanho do arquivo em flash, pois no PanotourPró todos os arquivos ficam separados, imagens, som, video, e tudo o mais e no Panotour todos os arquivos são compilados num único arquivo em flash e por isso como bem disse Cartola ficou "pesadão"!

Ainda não vi se há um meio de mudar alguma configuração para que os arquivos fiquem separados ou se apenas na versão PanotourPró e que tem esta possibilidade.

Se na versão Panotour gera apenas um arquivo flash então para um trabalho melhor é obrigatório a versão Panotour Pró. Ou a utilização de outro software: krpano, etc

Quanto a questão do ajuste da imagem, (Vivafloresta) bem lembrado, pois no momento da montagem estava tão focado na costura das imagens e no tour que nem lembrei dos ajustes para melhorar a qualidade das fotos.

Vou continuando o trabalho assim que terminar o próximo tour, já melhorado, deixo aqui o link para que os amigos possam avaliar e apontar as falhas pois somente assim podemos ir corrigindo e aperfeiçoando a cada dia.

Um muito obrigado a todos vocês até o momento.
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por ALOEBRASIL » 24 Nov 2012, 17:59

Boa Tarde Amigos,

Com a ajuda e orientações do mestre Cartola, produzi minha primeira cabeça panorâmica e segue o link com as imagens de ajuste do ponto nodal, afim de evitar os erros de parallax.

Aguardo suas contribuições valiosas, comentando as imagens se o ponto foi realmente encontrado ou se ainda é preciso ajustar mais um pouco?

Abraço,
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por ALOEBRASIL » 24 Nov 2012, 18:01

Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por vivafloresta » 24 Nov 2012, 18:44

praticamente cravou o ponto nodal. Agora é só panofotografar.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por cartola » 25 Nov 2012, 08:21

É, parece ótimo, manda ver!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Ajustes de erros de parallax (e outros) na pós edição

Mensagem por Blum » 26 Nov 2012, 09:33

Agora vai ficar Fácil. Parabens!

Responder