Fotos no interior de veiculos

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
Aranha
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mai 2012, 09:53

Fotos no interior de veiculos

Mensagem por Aranha » 19 Out 2012, 21:03

Prezado Cartola e amigos do Forum

Gostaria de ter dicas ou ate a indicação de algum tutorial que oriente como fazer fotos 360 no interior de veiculos. Dicas sobre preparaçao, ilumicação, setup e tecnicas. Uso uma Canon T2i, e tenho uma fisheye 8mm e uma 10-22mm, alem de cabeçotes NN3 e tripes. Preciso de mais algum acessorio?
De ja agradeço a atenção e aguardo.

Aranha

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por vivafloresta » 20 Out 2012, 02:54

Olha só ....hoje mesmo estava testando minhas habilidades no meu carro. A primeira dificuldade de achei foi como posicionar o tripé, pra ele ficar firme e coma base alinhada. Se a camera tá bem certinha com o ponto nodal, o resto é bem parecido com a panoramica comum. Por ser tudo mais perto, erros de paralaxe são mais evidentes, por isso tem que fazer com um pouco mais calma. A pós-produçao é mais detalhada, pois pode-se tirar o ambiente externo do carro e colocar um fundo branco, como se fosse no estúdio (são poucos os fotógrafos que tem acesso á um estúdio grande e equipado suficientemente para uma boa foto dessas)...Amanha vou passar um aspirador no carro :D e dae faço uma pra vcs verem.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por cartola » 22 Out 2012, 10:16

Pois é, eu nunca fiz no interior de um veículo, nem tenho muita motivação para tal. Se estivesse mais folgado tentaria pra passar minha experiência, mas não é o caso.

Sobre os pontos que perguntou, bem genéricos, o que eu acrescentaria ao que o Vivafloresta mencionou é que eu faria necessariamente com várias exposições, pois iluminar uma 360 é meio complicado. Pra que os detalhes das áreas claras e escuras fiquem bons sem iluminação extra costumo fazer a combinação de exposições. Pra explorar mais esse recurso eu uso um firmware alternativo pra Canon chamado Magic Lantern. Ele me permite, mesmo em modelos mais simples, como a T2i, fazer até 9 exposições diferentes automaticamente com até 5EV de diferença entre elas.

O exterior, como o colega comentou, pode ser substituído sem muita dificuldade, já que cortar o espaço das janelas é tranquilo. Uma outra ideia é colocar outra panorâmica por trás, fazendo como se o carro estivesse em outro cenário. Pra isso, porém, vale prestar atenção na luz do cenário que vai colocar, pra não ficar estranho, tipo: o maior sol lá fora e iluminação de dentro de uma garagem no carro. Se ficar muito diferente vai ficar notável e pouco natural a montagem.

A escolha do ponto a partir de onde fotografar é relevante e talvez dependa do carro que quer fotografar e do objetivo da foto. Além disso essa escolha pode dificultar a estabilização do tripé, que como o colega comentou, pode trazer problemas de paralax. Imagine, por exemplo, se quiser que a foto tenha o ponto de vista do motorista. Provavelmente pra isso vai botar o tripé sobre o banco, o que o deixará instável e, se ele se mexer só um pouquinho, os problemas de parallax serão notáveis. Nada que não se resolva numa pós-edição, mas essa vai se tornar mais trabalhosa. A escolha do ponto de vista vai depender do que quer mostrar. Se quiser que o painel e a parte traseira apareçam bem, talvez o ponto de vista do motorista não seja bom. Se quiser que o cara se sinta dirigindo, então esse será o melhor lugar. Pense no que quer mostrar e se for o caso faça mais de uma panorâmica. Já pensou, um tour em 3 metros quadrados? rs rs...

Um ponto de que discordo é do nivelamento do tripé. Não é necessário nivelar pra fazer uma 360. Isso te permite, por exemplo, colocar o conjunto na horizontal entrando pela janela do carro. E isso se aplica principalmente se pretender cortar as janelas para substituir o cenário. Para isso terá que arrumar uma adaptação para o tripé ou arrumar um dos poucos modelos que já fazem isso. Eu, como bom professor pardal, faria uma adaptação com um L em alumínio ou uma cantoneira de metal para prender o mastro que já tenho.

Abraços, Cartola!

Aranha
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mai 2012, 09:53

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por Aranha » 22 Out 2012, 11:04

Amigos Cartola e Vivafloresta

Grato pela atencao e dicas. Vou comecar as praticas. Se tiver outras dificuldades volto as consultas.
Forte abraco a todos.

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por ZPR360 » 25 Fev 2013, 13:10

Um tripé que inverta a coluna (055probx) .... faça um barra com rosca identica ao da cabeça do tripé para prolongar a coluna do mesmo.

Utilize mais um tripé de qq tipo para suportar esta extensão ... pronto '''''já tem como chegar pela janela ao habitáculo.

Ideal uso de R1 ou R10 para isso.

Converta e corrija os cubos no pano2vr.

Sucesso!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por eFe » 25 Fev 2013, 15:18

Olá, pessoal! Há um tempo publiquei aqui uma imagem que fiz dentro do meu carro.

Imagem: http://www.panoforum.com.br/download/fi ... &mode=view

Tópico: http://www.panoforum.com.br/viewtopic.php?f=13&t=112

Na ocasião fotografei com a D7000 + SIGMA 10-20mm + NN3, e acredito que o resultado foi satisfatório para os testes que precisava na época. Evidentemente que a falta de espaço é o desafio mais importante a se encarar, no meu caso algumas voltas no corsa para abrir e fechar portas, girar o conjunto, fechar e abrir novamente as portas, enfim, com todo o cuidado do mundo para não modificar o NPP. Fixei o tripé com duas "patas" :mrgreen: sobre o banco, e a outra no chão, confesso que não tive grandes dificuldades para deixar o nadir agradável, e nem me custou muito trabalho. Inverter a coluna como descreveram Cartola e Zé Pedro talvez seja mesmo a maneira mais eficiente, ainda vou testar. A 10-20 da SIGMA possui distorções nas bordas que ás vezes complicam demais a costura, mas como os objetos estavam todos muito próximos do conjunto, e não tinha nenhuma pessoa sendo retratada, o resultado exigiu pouca pós-edição.

Um detalhe talvez ainda mais importante, é com a fotometria. Como não tenho costume de preparar fusões, fiz a medição pontual para recuperar áreas de highlights, mas notem que estava dentro de uma garagem, então as paredes amarelas aqui de casa devem ter ajudado bastante a luz natural a preencher as outras áreas. Se estiver em um ambiente em que o veículo esteja completamente no sol, ou completamente na sombra, será muito mais difícil de acertar.

Bom, tentei passar um pouco da minha experiência na ocasião, se puder ajudar em alguma coisa é só chamar.


Abraços!


eFe.

P.S.: Lembre-se de quando forem fazer uma foto dessas no seu carro, de limpar tudo direitinho, e não deixar nenhum cartão de visita caído no chão... ahahahaha... abs! :lol:
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por cartola » 25 Fev 2013, 15:40

eFe escreveu: P.S.: Lembre-se de quando forem fazer uma foto dessas no seu carro, de limpar tudo direitinho, e não deixar nenhum cartão de visita caído no chão... ahahahaha... abs! :lol:
Ha ha ha! Ainda bem que você falou o que era... nessa baixa resolução já tava pensando que eram restos de uma paixão vivida no banco de trás! kkkkkk

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: Fotos no interior de veiculos

Mensagem por ZPR360 » 28 Jul 2016, 15:58

Acabei de realizar para a Mercedes 3 interiores ....

Responder