Dicas & Truques - XML Krpano

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por visual360 » 25 Fev 2013, 18:49

Olá pessoal do forum.
Que tal começarmos alguns tópicos de programação, como dicas e truques na alteração do xml do Krpano?

Att.:
Visual360

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por cartola » 25 Fev 2013, 21:24

Cara,

a sugestão é legal, mas não sei nem por onde começar... É muita coisa. Talvez uma dica inicial é que é um tópico mais pra galera que tem afinidade com lógica. Digo isso por que o fotógrafo muitas vezes tem mais a veia artística e menos a técnica. Não digo isso como crítica, apenas observação.

Mesmo dentro do código XML eu diria que sob certo ponto de vista podemos ter dois níveis de alterações:
1) alterações simples na codificação do que vai ou não aparecer, tipo, isso aparece, aquilo não, isso gira assim, nessa velocidade - mais uma configuração
2) programação de fato, com todo o uso de lógica de programação, criando algorítimos com loops, condições, uso de variáveis e tudo mais

Outro aspecto do krpano que pode ser talvez mais discutido é o simples uso da ferramenta. Aqui mesmo no fórum já pudemos ver que não é tão óbvio assim o uso das krpanotools e o que cada uma pode fazer.

Enfim, tenho estado meio apertado de tempo pra buscar inspiração pra dar dicas, mas por enquanto, se tiverem alguma dúvida posso tentar, junto com os demais colegas, colaborar.

Abs, Cartola!

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por visual360 » 26 Fev 2013, 00:57

Amigo Cartola,
a minha sugestão de se ter um tópico de programção foi pelo fato de quem faz 360 se depara com sistemas prontos, como pano2vr, mas também com o krpano, que "acho" ser o mais usado(legalmente).
Me parece que seu métier, é mais programção do que fotografia(posso estar errado). Na minha empresa, Visaul360, me deparo com a parte de fazer o 360, e sua programação. não sou fotógrafo, mas meus dois sócios sáo fotografos profissionais um focado em meio ambiente e outro fotografo de jornal, ambos com muito tempo de profissão e no caso de fotografias imersivas curso com o ayrton. Eu fiz muita programação web, mas faz algum tempo cerca de 10 anos parado.
Minha formação acadêmica é ciencia da computação. Quando pergunto sobre fotografias, técnicas e coisas deste tipo, é porque são dúvidas minhas que repasso para os meus sócios.
A fotografia imersiva, depende exclusivamente da tecnologia, que no caso não é um simples apoio, e sim a base para se ter uma fotografia deste tipo. Espero que esta sugestão, possa trazer mais frequentadores e mais questões, pois este espaço que você criou, ~e um excelente espaço para desmistificar e auxiliar interessados nesta arte.
Abs.
Visual360

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por cartola » 26 Fev 2013, 11:57

Pois é,

sua sugestão é ótima, não sei se dei a impressão que não concordei :). Acho que o fórum é perfeito pra isso, como é pra qualquer assunto afim com panorâmicas de qualquer tipo. A proposta é essa. Que venham os tópicos!

Eu certamente tenho um perfil técnico bem forte, mas por outro tenho uma veia artística e criativa também: desenho relativamente bem, já tentei pintar e escrevi uma meia dúzia de poesias. Já estudava fotografia antes de ter uma profissão. Aos 13 anos, na antiga 7ª série, tive de curso de fotografia numa metade do ano na escola e no outro semestre "técnicas industriais". Juntei as duas coisas e ainda adolescente construí dois ampliadores e revelava PB em casa, no banheiro. O fedor de ácido acético as vezes perturbava os outros :). Ainda no segundo grau fiz também dois filminhos "stop-motion" com massa de modelar em super-8. Como minha profissão descambou para a análise de sistemas (sou engenheiro eletrônico) certamente tenho conforto nesses tópicos e é impossível não pensar tecnicamente na hora de uma foto ou um vídeo. Como nunca trabalhei como fotógrafo também não tenho as experiências que uma profissão nos trás, mas gosto de pensar que sou um bom amador. :)

Já tivemos alguns tópicos aqui sobre o krpano, não sei se já viu. Acho que esse foi o mais profundo. Tentei ali, inclusive, dar uma dica de como agregar um álbum de fotos à uma 360 com o krpano. Alias, já evoluí o álbum :)

Sobre a visão de que a técnica é mais que um apoio nas 360, vou iniciar uma reflexão nesse outro tópico. Algo que já queria conversar com outras pessoas há algum tempo.

Abraços, Cartola!

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por rafael_mota » 04 Set 2013, 12:57

Cartola,

Você como mestre de krpano sabe me dizer se tem um limite de hotspots por foto ? Um técnico me informou que o sistema para um tour completo só suporta até 60 hotspots, confere isso no XML ?

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por visual360 » 04 Set 2013, 13:33

Vai de 60 até 70 hotspots, mas fica muito pesado.....quando coloquei muitos hotspots, ficava lento e acabava dando um pau ou outro, mesmo não chegando no limite.
Abs
Visual360

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: Dicas & Truques - XML Krpano

Mensagem por rafael_mota » 04 Set 2013, 15:27

Valeu Visual

Responder