Objetos em 360º

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
magoorf
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Set 2013, 16:47

Objetos em 360º

Mensagem por magoorf » 13 Jan 2014, 11:30

Olá pessoal,

Fiquei curioso para saber como são fotografadas e montadas as fotos de objetos em 360º? O exemplo que vi no site da B&H achei muito legal. Alguém sabe algo?

http://www.bhphotovideo.com/c/product/9 ... _dslr.html

Abs

Magoorf

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetos em 360º

Mensagem por cartola » 13 Jan 2014, 12:06

Oi Magoorf,

a fotografia é algo bem intuitivo mesmo, ou você gira a câmera em torno do objeto, notadamente nos que não dá pra girar, como carros e grandes máquinas, ou você bota o objeto num pequeno prato giratório e vai fotografando, cuidando pra fazer as paradas em ângulos regulares.

Depois não tem muito o que montar, em geral o programa vai ler a sequência de imagens e saber o que fazer, você só tem que indicar pra ele onde elas estão. O krpano, por exemplo, faz isso.

Abs, Cartola.

magoorf
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Set 2013, 16:47

Re: Objetos em 360º

Mensagem por magoorf » 13 Jan 2014, 13:01

Oi Cartola,

Obrigado pelo retorno. Sobre como fotografar, na verdade, eu não tenho dúvidas, mas tenho dúvidas sobre o programa que fará a fusão e se gira para todos os lados ou só na horizontal, me entende? Eu tenho o Panotour Pro, o Pano2VR e o Ptgui Pro.

Abs!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetos em 360º

Mensagem por cartola » 13 Jan 2014, 13:43

Oi Magoorf,

o Panotour é uma interface gráfica para o krpano, então se você tem um tem o outro necessariamente. Não sei se o Panotour tem funcionalidade pra isso, mas pode baixar as ferramentas do krpanotools e usar a "make object" pra isso:

http://www.krpano.com/tools/droplets/#makeobject

Me parece que apenas move na horizontal. Outra limitação mencionada é que só funciona com flash, o que significa que não vai funcionar em iCoisas.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetos em 360º

Mensagem por cartola » 13 Jan 2014, 13:49

O fabricante do Pano2VR parece que tem um que é horizontal e vertical (multi linha):

http://ggnome.com/object2vr

Abs, Cartola.

magoorf
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Set 2013, 16:47

Re: Objetos em 360º

Mensagem por magoorf » 13 Jan 2014, 13:51

Obrigado Cartola pelas orientações!

Vou ver tudo.

Abs!

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Objetos em 360º

Mensagem por epassarin » 23 Set 2015, 12:30

Estou com essa duvida também.
Bom, eu entrei para o mundo da panorâmica imersiva, porem uma grande parte de meus clientes me perguntam a mesma coisa. "Por acaso voce faz aquelas fotos de produtos que dá o giro 360º na imagem?"
Geralmente ele tem um site onde vende seus produtos e quer apresentar melhor os produtos.
As fotos de produtos 360º na horizzontal nao tem muito segredo, é só ter uma base giratória com algum marcado de giro e fazer pelo menos uma imagem a cada 10 graus para ficar bem bonito. Até ai tudo bem, até tem site que voce envia essa imagens e enviam um link dela montada pra voce, porem quero fazer algo mais profissional para apresentar aos clientes.
Eu comprei o Panotour Pro para as panoramicas imersivas e nao vi nada la que de pa ser usado para montar essas de produtos, alguem saberia me dizer se é possivel?
O Vr vi o app que o cartola apontou ai em cima e parace ser bem legal mas o precinho com o EURO nas alturas fica bem salgadinho.
Alguem conhece algum outro software mais em conta?

Outra duvida é na questao de fotos com giro 360 e 90 graus. Como é feito esse giro na imagem. É possivel fazer com alguma adaptaçao para acoplar a camera? Vi na apresentação que eles penduram os produtos.
Como é feito a sequencia nesse caso.
Horizontal e depois vetical. é Preciso fazer na vertical em varios anguloa?

Algum site que tenha instruções e indicações?

Grato
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Objetos em 360º

Mensagem por paraopaulo » 28 Out 2015, 17:53

Cartola, tudo bem?

programas para isto sei que tem, mas você pode dar alguma dica sobre como fazer estas fotos?
Sabe de algum tutorial?

Abraços.

PR

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Objetos em 360º

Mensagem por cartola » 28 Out 2015, 18:34

Eu nunca fiz uma foto assim :) mas posso dar pitacos.

A forma mais fácil é deixar a câmera fixa e usar um suporte giratório pro objeto fotografado. Isso vai te entregar as fotos prontas, sem necessidade de ajuste.

Fazer a câmera rodar num círculo em volta do objeto pode ser mais complicado, pois fica mais difícil garantir que a câmera não vai inclinar e que vai ficar sempre apontando pra um mesmo ponto central da circunferência. Pode se pensar em várias formas, usar um trilho, fazer na mão o posicionamento do tripé em cima de uma linha circular ou mesmo não usar tripé e usar um philopod pra câmera ficar sobre o círculo. Naturalmente um trilho amarra mais as coisas. Pode se usar uma corda como compasso também, presa em algum ponto que não atrapalhe a foto ou de forma a ser removida em pós edição.

Bom, essas são as ideias que me vem à cabeça :)

Abs, Cartola!

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Objetos em 360º

Mensagem por paraopaulo » 28 Out 2015, 18:49

Queria fotografar um carro ou uma moto para ver como fica.
Como não dá para colocar em cima de uma plataforma e rodar (pelo menos eu não tenho nada deste tamanho) :D , queria descobrir como fazer com objetos grandes.

Abs.

PR

Responder