Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por epassarin » 10 Jul 2014, 11:13

Bom dia pessoal
Não sei se isso é possivel, mas já vi em algum lugar videos de panoramicas, mas não á tecnica de filmagem que estou falando.
O que quero saber é se tem como eu gerar um panoramicas em SWF (flash) e depois converte-la em um video, onde a panoramica ficasse girando sozinha, mesmo que eu nao tenha controle da mesma.
Seria possivel converter uma panoramicas em um arquivo de video? Alguem conhece algum conversor que faça isso?
Eu baixei o Any Video converter, e passei uma arquivo Flash em Video, mas com as panoramicas nao esta dando certo. alguem sabe me dizer porque e como faço isso?
Grato
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por Stoledo » 10 Jul 2014, 12:00

Oi Epassarin!

Tem vários programas que fazem isso, mas não tenho ideia de como ficaria!

Segue o link de um conversor Flash para MPEG e AVI: http://www.freeswfconverter.com/

Se vc conseguir fazer o vídeo coloca aí para a gente ver como ficou.

Abs.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por cartola » 10 Jul 2014, 12:04

Oi Emerson,

eu já fiz isso simplesmente gravando a tela. Tenho um notebook que tem resolução full hd, então o vídeo gerado foi também em full hd. O que fiz foi programar alguns movimentos no krpano (zoom, parada num ponto específico, giro, etc) e então iniciava a panorâmica em full screen enquanto gravava a tela. Depois editei num editor de vídeos os vários trechos gravados pra fazer transições suaves e cortar os trechos indesejados no início e fim de cada trecho, já que quando iniciava a gravação ainda não era o que eu queria que estava passando na tela do micro.

Pra gravar a tela eu usei um linux e foi bem fácil apenas executar um comando pra gravar a tela pra um arquivo. Usei o ffmpeg, que deve funcionar em Mac também. No windows já gravei a tela com o Camstudio, que é gratuito, mas não tive boa experiência com ele gravando o áudio do computador simultaneamente. Como pras panorâmicas em geral o áudio não será necessário, então não vejo muito problema. Recomendo que instale ele e também o codec dele, pros vídeos não ficarem gigantes.

Outra possibilidade é fazer um script pra, por exemplo, gerar cada quadro do vídeo a partir de um arquivo do Hugin. O Hugin guarda tudo num arquivo texto, que o script pode ir alterando e renderizando cada quadro. As alterações seriam de giro (y,p,r) a ângulo de visão, que mexeriam no zoom sendo visto. Depois é fácil juntar os inúmeros quadros pra formar um vídeo. Já tentei fazer isso quando queria gerar um vídeo com 4k de resolução, já que pra isso não daria pra gravar da tela. Não deu muito certo, pois não entendi exatamente como variar os parâmetros pra fazer os movimentos que eu queria. Como tinha uma data limite, não consegui fazer a tempo e não voltei mais pra tentar, mas acredito que seja bem viável. Outra dificuldade seria fazer transformações mais complexas que o krpano faz, como passar de uma projeção estereográfica (little planet) pra outra, pra fazer aquele efeito de entrada. Isso não daria pra fazer apenas variando parâmetros no arquivo do Hugin e não sei como seria possível. Talvez com o imagemagic, mas provavelmente teria que entender a matemática da coisa.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por Stoledo » 10 Jul 2014, 12:06

Tem algumas programas que geram apenas um arquivo .swf com tudo embutido nele e outros com um arquivo .swf e uma pasta com as imagens e outros arquivos, será que isso poderia influir na conversão?

Outra maneira seria com aqueles programas para fazer tutoriais em vídeo, vc poderia carregar a panorâmica, passear por ela, dar zoom etc e salvar o vídeo com se fosse um tutorial.

Aqui um link com alguns desses programa: http://www.professortic.com/2013/02/pro ... -tutorais/

Asb

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por cartola » 10 Jul 2014, 12:06

Oi,

não sei se conversores de swf pra vídeos vão funcionar, por que acho que não convertem qualquer tipo de swf. O que o Sandro passou mesmo indica que suporta "audio, action scripts and movie clips" e não sei se o krpano se encaixa nisso.

De qualquer forma vale o teste e se funcionar avisa a gente :)

Abs!

Gabriel Campos
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Ago 2014, 02:12

Re: Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por Gabriel Campos » 22 Set 2014, 01:26

Alguém já viu isto? Achei interessante. Não testei ainda, mas deve dar pra criar movimentos mais "normais" também.
https://www.flickr.com/photos/joshsommers/4704223939/

carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como converter ou gerar Panoramicas360 em Video MPEG

Mensagem por carloshsls » 22 Set 2014, 10:05


Responder