360ºVR feito em helicóptero tripulado.

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
M1958
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2015, 17:01

360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por M1958 » 26 Ago 2015, 12:23

Prezados,
Tenho um cliente que gostaria de produzir imagens 360 aéreas, fiz uma tentativa mas não deu muito certo.
O custo de hora de voo não permite tentativas sem resultado, alguém já fez ou tem ideia de como fazer o giro e que lente usar?
Fiz com uma Nikon D3x e lente 10.5mm, o giro não foi no eixo da aeronave, foi um giro em curva curta.
Se alguém tiver conhecimento do assunto e puder me ajudar, serei grato.
Coloco-me a disposição para compartilhar essa e outras experiências na fotografia 360.
Abraço a todos.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por cartola » 26 Ago 2015, 14:50

Oi M1958,

só vai ter problemas em costurar as fotos se a altura for relativamente baixa, o que provavelmente não vai acontecer com um helicóptero. Talvez você precise ter mais habilidade pra fazer a costura manual, escolhendo pontos de controle mais adequados e talvez fazendo pós edição. Em torres altas, como na Torre Eifel, as pessoas fazem um giro em torno da torre pra produzir imagens pseudo-aéreas. Eu já fiz isso no Monumento à Washington, que não chega a 200m de altura e não foi muito difícil, só realmente não foi uma costura automática.

Outra ideia pode ser manter o helicóptero parado e botar a câmera para fota por cada uma das laterais ou mesmo presa num mastro para baixo, fazendo o que se faz com o mastro para cima. Depois cobre o buraco do céu com uma foto feita do solo.

A terceira sugestão é usar um drone, bem mais barato que um vôo de helicóptero. Costumo usar o meu, que é super simples, e fotografo com a gopro mesmo, mas há drones mais parrudos que podem levar uma DSLR ou essas novas máquinas não reflex mais leves, mas que ainda trocam lentes. Tá arriscado a arrumar duas diárias de drone pelo preço de 1h de helicóptero.

Acho que dificilmente as fotos que fez não são aproveitáveis, mas teria que vê-las pra julgar. Meu drone vagabex não fica parado quando eu giro ele. Devo deslocar uns 20m as vezes e, com costura manual e um bocado de pós-edição, vou lá fazendo minhas aéreas :)

Abs, Cartola.

M1958
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2015, 17:01

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por M1958 » 26 Ago 2015, 17:16

Prezado Cartola,
Obrigado pelo rapido retorno.
De fato eu tentei fazer a costura pelo Autopano Giga, não tenho a manha de fazer manualmente.
Vc saberia me indicar alguém que possa fazer esse trabalho (de costura).
Lí um comentário seu sobre o WebDesign360, concordo plenamente, cada um com sua função.
Outra coisa que estou correndo atras é passar essas fotos para 3D, para serem projetadas em uma sala de realidade virtual,
vc conhece algum software ou ferramenta que faça essa magica? pegar uma fotografia 360 normal e transforma-la numa 3D?
Grande abraço e obrigado novamente.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por cartola » 26 Ago 2015, 18:04

Oi,

se você não tiver um prazo muito apertado posso tentar costurar em 1 ou 2 semanas. Talvez outros aqui possam te oferecer isso também, como o Blum ou o vt360. Pode procurá-los por mensagem privativa. Não sei até que ponto o Autopano Giga nos permite intromissão no processo, costumo usar o Hugin, que pode nos dar muita flexibilidade.

Eu não sei sobre conversão para um 3D propriamente dito, mas tenho usado o próprio krpano para publicar minhas fotos para VR. Ele basicamente divide a tela em 2 colocando a imagem deslocada entre uma e outra metade. Não dá a impressão de 3D, afinal não foram feitas duas fotos deslocadas, como mandaria o figurino. Sei que há formas de transformar uma imagem 2D em 3D, mas não sei como, embora minha TV lá em casa faça isso kkk. Eu tenho visto minhas fotos com o Google Cardboard no meu celular. Fica fascinante! Se quiser ainda tenho alguns pra vender aqui! rs

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por cartola » 31 Ago 2015, 16:37

Oi,

recebi essa sugestão por email:
Bom dia! Cartola

Estive vendo o tópico " 360º feito em helicóptero" onde o usuário fala em transformar 2d EM 3d .
Me lembrei que o programa After Efect faz isso muito bem em legendas e vinhetas.
Daí dei uma procurada e achei os links abaixo: seria isso que o amigo quer?
https://www.youtube.com/watch?v=CpOMvsaVdz4
https://www.youtube.com/watch?v=p0B5SxU-p70

Abraços
Pelo que entendi não é bem isso o que você quer, mas não deixa de ser algo bem interessante que já vi fazerem de outras formas também, com o Blender usando mapas de relevo. Essa técnica foi usada no filme "Olhar Contestado", que pode ser visto aqui. Assisti uma palestra sobre ele no evento Latinoware em 2012. Alias, agora que vi que estou na foto, de vermelho na primeira fila kkkk, mas a explicação do efeito 3D foi dada num mini curso separado dessa palestra.

O que o colega quer acho que pode ser conseguido com a última versão do krpano (1.19) que ainda é uma pré-release, não tendo sido lançada oficialmente. Veja nesse post no fórum do krpano os detalhes de como usar o plugin webvr para gerar duas imagens para Realidade Virtual (VR), como estou fazendo já no meu blog.

Pra habilitar o plugin e o funcionamento do VR basta basicamente a inclusão de uma linha no seu XML principal, chamando o webvr.xml e depois a configuração do webvr.xml, pois por padrão ele não vai habilitar VR em um desktop, então tem que trocar lá a opção:

mobilevr_fake_support="false"

por

mobilevr_fake_support="true"

Abs, Cartola.

M1958
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2015, 17:01

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por M1958 » 01 Set 2015, 10:27

Cartola, bom dia.

A sugestão que vc recebeu não é o modelo que preciso, mas é muito interessante, também trabalho com video e vai me ser muito util.
O modelo gerado pelo Krpano só é possível visualizar com o smartphone no óculos, ou tem como ser projetado?
Tenho a licença do Krpano mas dependo de um parceiro que faz a programação para mim, vou passar para ele analizar. Eu uso o Kolor, que é mais automático, para fazer os meus tour.
Vou quebrando a cabeça por aqui, com a sua ajuda e dos colegas do Panoforum tenho evoluído bastante.
Um abraço e obrigado a todos.
Marcelo.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por cartola » 01 Set 2015, 10:34

Oi Marcelo,

o krpano pode fazer a coisa em qualquer dispositivo. No meu blog você poderá experimentar, pois já estou publicando há umas dez semanas com essa compatibilidade. Desde que o navegador seja compatível com HTML5/WebGL o botão "Enter VR" aparecerá em qualquer dispositivo e gerará as duas imagens, que um dispositivo 3D saberá tratar. Testei na minha TV em casa e ficou 100%.

As instruções para disponibilizar isso no krpano são bem simples. Se tem alguém que te apoia com isso então vai ser bem fácil. Dá pra usar em um tour que você tenha feito no Panotour, bastando que gere de forma que não seja um flash único (swf), então bastará trocar os tour.js e tour.swf pelos da nova versão do krpano e inserir uma linha no XML principal chamando o webvr.xml. Enfim, a explicação acho que está lá no tópico do fórum que passei. Se tiverem dúvidas perguntem aqui.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por cartola » 02 Set 2015, 18:09

Seguem mais detalhes do teste que fiz.

Liguei o computador na TV, entrei no meu site, numa panorâmica, botei em tela cheia e ativei o 3D. Botei os óculos da TV, que são ativos (com pilha, tem que ligar e tal) e funcionou perfeitamente. Pode, portanto, considerar o krpano como uma alternativa para entregar compatível com 3D.

Um comentário bem válido que te faço é que, usando um óculos de VR na cabeça, e não um óculos pra ver uma tela distante, a sensação é MUITO melhor, de MUITO mais imersão. Parece realmente que estamos no lugar. Se você está querendo entrar nessa área recomendo que pelo menos teste isso. Pode comprar o mais barato, o google Cardboard, que se acha por 20,00 no Mercado Livre (estou vendendo por 29,00) e experimentar botando seu celular nele. Se fosse eu até proporia isso como alternativa para o cliente, que possivelmente pode se impressionar bem com isso. Em geral vejo as pessoas sorrindo e nem acreditando no que veem.

Tirei umas fotos dos meus testes com o celular.

Duas imagens vindo do computador, geradas pelo Krpano após clicar em "Enter VR"
IMG_20150827_040857.jpg
3D apresentado na TV a partir das 2 imagens. Com os óculos fica perfeito.
IMG_20150827_040755.jpg
Em outro teste não usei a geração de duas imagens feita pelo krpano. Apenas transmiti a panorâmica com o navegador maximizado para a TV. Ela tem um modo de 3D que consiste em converter uma imagem única numa imagem 3D, que foi o que testei.

Imagem única vindo do computador, ativando 2D -> 3D na TV
IMG_20150827_041000.jpg
No 3D gerado a partir de uma única imagem dá pra notar claramente que os "fantasmas" ficam bem menos "fantasmagóricos", mas curiosamente ao usar os óculos os dois métodos funcionam, não apresentando diferença notável. Acho que achei o que usa duas imagens na origem um pouco melhor, mas continuo repetindo, usando um óculos VR (Cardboard, Rift, Ritech, Beenoculus, etc) a sensação é MUITO MUITO melhor, o fator "WOW!" é maximizado!

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por cartola » 02 Set 2015, 18:13

Cartola,

Vou apresentar as duas opções ao cliente, vi no ML que tem outros óculos mais apresentáveis que o de papelão por um preço na faixa de R$ 150,00.
Qual vc me recomendaria?

De papelão:
Google Cardboard, Óculos De Realidade Virtual, Óculos 3d

Outras opções:
Google Cardboard Kit Óculos Realidade Virtual Vr Rv

Oculos Google Cardboard 3d Vr Realidade Virtual Magnetico Pr
Oi Marcelo,

sim, perfeito, tem vários mais apresentáveis, eu mesmo tenho 2. Dos que tenho prefiro o Ritech II. Não vieram os links na sua mensagem, mas o que você pode avaliar:

- se o celular a ser usado cabe na respectiva caixa (alguns Galaxy Note são bem grandes e não cabem bem)
- se tem ajuste de distância entre as lentes
- se o ajuste de distância pode ser feito sem ter que tirar os óculos
- se ele comporta diversos modelos de celular (alguns tem encaixe perfeito pra um certo modelo)
- se tem elástico ajustável para prender na cabeça

Eu comprei, por exemplo, um beenoculus (http://beenoculus.com) (fabricante nacional) que tem ajuste nas lentes, mas tem que tirar eles da cabeça pra ajustar, o que achei ruim. Além disso, quando comprei, não tinham um adaptador genérico, pra qualquer modelo, então só dá pra usar o meu celular e ainda tenho que tirar a capa. Pelo que vi, pelo menos isso já resolveram.

Abs, Cartola.

M1958
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2015, 17:01

Re: 360ºVR feito em helicóptero tripulado.

Mensagem por M1958 » 04 Set 2015, 11:31

Olá Cartola,

Gostei do óculos Ritech II e achei no ML, mas o unico vendedor importa conforme a demanda das encomendas, leva uns 60 dias para chegar.
Você, ou alguém que nos lê, saberia de algum fornecedor que o tenha a pronta entrega?
Um abraço.

Responder