Marca d'água em vídeo 360

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Marca d'água em vídeo 360

Mensagem por cartola » 31 Ago 2016, 19:41

Oi pessoal, respondendo à pergunta que me chegou por email pra registrar e compartilhar aqui:
Caro Carlos sou seu fã e admirador ...amigo,gostaria de lhe fazer uma pergunta,estou trazendo a Ricoh Theta S
e comercializando aqui em Fortaleza,no entanto quero a partir de sexta começar a editar as imagens...já busquei e não consegui ainda
uma solução para inserir uma marca d'água num video 360( como a sua logo, no meio das fotos 360 cartola )...você poderia me ajudar ?

Aguardo seu feedback caso possa me ajudar.
Bom, provavelmente editores de vídeo como alguns dos que comentei em post anterior aqui já fazem isso direto, mas confesso que não usei nenhum deles ainda.

Como adepto do software livre, tanto por ideologia quanto por economia, já que fotografia não é minha profissão, eu costumo editar vídeos no Kdenlive. Assim como fotos panorâmicas estão chapadas no formato equirretangular e podem ser editadas em qualquer editor, um vídeo também pode estar no formato equirretangular e ser editado em qualquer editor. A partir daí a colocação da marca d'água passa a ser só a colocação de uma imagem com transparência em uma camada sobre o vídeo.

O que pode pegar?

Você pode ter que recolocar os metadados no vídeo, dependendo de onde quiser publicar. Já comentei sobre isso também em post anterior, onde indiquei um link para um software que recoloca esses metadados.

Você pode querer botar a marca d'água no fundo (nadir) do vídeo. Pra isso eu faço o seguinte. Crio uma imagem do tamanho do vídeo, por exemplo, 1920x960, como é o vídeo da Ricoh Theta S. Basta que tenha a proporção 2x1, que é a proporção da equirretangular da esfera completa. Converto para o formato cúbico (vários softwares fazem isso) e edito a face do cubo correspondente ao nadir, colocando minha imagem e deixando o resto transparente. Daí você converte novamente do cubo pra equirretangular e tem então sua marca d'água equirretangular, pronta pra encaixar sobre o vídeo em qualquer editor.

Já usava, alias, esse tipo de marca d'água pra deixar pronta pra botar sobre fotos mesmo, assim não preciso converter as fotos pra cubo pra fazer isso. Tenho usado isso inclusive pra botar minha marca nas fotos que publico no Street View. São fotos antigas que tenho prontas em formato equirretangular, daí é só combinar com a marca d'água.

Aqui um exemplo de vídeo em que botei uma marca d'água no Kdenlive. Depois acertei os metadados antes de publicar no youtube.

Abs, Cartola.

Responder