Focus Stacking

3D, vídeos panorâmicos, produto 360°, panorâmicas aéreas de helicóptero, rádio comando, submarinas, pilha de foco, macro
gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

Focus Stacking

Mensagem por gfernandes » 18 Set 2016, 21:00

Olá gente

A dúvida é sobre software, mas por não se tratar de panorâmica decidi postar nessa área do fórum, vi que o Hugin tem a possibilidade de efetuar o empilhamento de imagens, utilizei o Trial do Helicon Focus (http://www.heliconsoft.com/heliconsoft- ... con-focus/) e achei muito interessante, no Hugin pelos artigos que achei na internet ( http://photoblog.edu-perez.com/2009/01/ ... macro.html ) aparentemente ele incorpora um tipo de plugin, creio ser esse ( http://enblend.sourceforge.net/ ) e no final cai em linha de comando, não sou muito familiarizado com esse modo, mas por ser free de início pode ser uma boa opção, alguém aqui já efetuou um empilhamento pelo Hugin?

Agradeço a todos

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Focus Stacking

Mensagem por cartola » 19 Set 2016, 09:24

Oi Gfernandes,

Primeiro digo que movi sua mensagem pro tópico "Outras técnicas mais específicas", onde já tem inclusive mencionado o tema "pilha de foco", tratado por sua pergunta.

Sobre o assunto, eu já tentei fazer algumas vezes isso, mas tem tanto tempo que nem sei mais onde botei os resultados. Não tenho certeza se usar o Hugin é a melhor maneira de fazer a pilha de foco. Melhor é usar o Enfuse diretamente, pode ser o que vem no Hugin, mas como na página do Edu Perez que você mencionou, o ideal é passar os parâmetros pro Enfuse. Dependendo do sistema operacional que você use no seu micro, pode ter uma interface gráfica disponível pra ele. O EnfuseGUI talvez permita o uso dos parâmetros necessários pra fazer a pilha de foco.

Não é que o enfuse seja um plugin do Hugin. O Hugin é, na verdade, uma interface gráfica para operar outras ferramentas por trás. Essas ferramentas existem sem o Hugin, o que normalmente não é o caso de um plugin.

Outra coisa que pode te ajudar, caso você tenha uma Canon, é o Magic Lantern. Ele é um firmware alternativo pra Canon (apenas) e que pode automatizar o processo de fotografar fazendo as imagens para a pilha de foco. Ele vai fazer a câmera disparar N fotos (você define quantas) entre um ponto inicial e um ponto final de foco. Isso pode ajudar a manter as fotos alinhadas. Apenas tome cuidado, siga rigorosamente o processo de instalação (não é tão complexo) para não deixar a câmera inoperante. Já instalei inúmeras vezes em vários modelos: T2i, 60D, 5Dm3 e outros. Nunca tive problemas. Procuro instalar versões estáveis.

Abraços, Cartola.

gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

Re: Focus Stacking

Mensagem por gfernandes » 19 Set 2016, 13:29

Obrigado pelas informações Cartola

Achei o EnfuseGUI muito interessante, mas ele necessita que as imagens estejam previamente alinhadas

Achei esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=55TRvfy_eUk) onde é feito um HDR pelo Hugin com Enfuse + Enblend

Vou continuar quebrando a cuca com o Hugin pois nas preferências dele vi que é possível especificar outros programas para determinadas ações, em casa vou testá-los

Sobre o Magic Lantern já utilizo faz tempo, tanto que ele foi o motivo de escolher a Canon como linha de DSLRs, uso muito pra vídeo também, é um firmware extremamente recomendado

Mais uma vez agradeço a ajuda

Abraços

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Focus Stacking

Mensagem por cartola » 21 Set 2016, 09:29

gfernandes escreveu:Vou continuar quebrando a cuca com o Hugin pois nas preferências dele vi que é possível especificar outros programas para determinadas ações, em casa vou testá-los
Sim, nas preferências você pode também especificar os parâmetros passados para o enfuse, talvez com isso seja viável usar o Hugin pra fazer o que o Edu Perez sugeriu no blog pela linha de comandos, pois o Hugin pode alinhar antes (vai usar o align_image_stack) e depois pode gerar a combinação das camadas pra você com o enfuse. Na aba Montador tem opção de gerar as Pilhas Combinadas. Alias, por ali mesmo, ao marcar a opção das Pilhas Combinadas, pode botar as opções a passar pro enfuse.

Abs, Cartola.

Responder