Primeira tentativa

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Sandro Gomes
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Mai 2012, 14:25

Primeira tentativa

Mensagem por Sandro Gomes » 24 Set 2012, 16:24

Pessoal essa é minha primeira tentativa, depois de muito bater cabeça aqui consegui fazer algo que funcionasse.

http://sandrogomes.com/360/pano-preview.html

Tem uns pontos que precisam melhorar e assim que corrigi-los farei uma versão de maior resolução.

Usei o Pano2VR, mas gostaria de usar algum software que não deixasse marca alguma.

Não consegui fazer pelo KrPano, se alguém tiver um tutorial bem mastigadinho para usar o KrPano no linux eu agradeço.

Abraço

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeira tentativa

Mensagem por cartola » 24 Set 2012, 16:42

Oi Sandro,

realmente a montagem tá ótima. Tem pontos que poderia melhorar, mas nem sei se vale comentar. A foto também poderia melhorar, mas acho que nem foi seu objetivo fotografar muito bem.

Pra não deixar marca ou não ter problemas de licença poderia usar o Salado Player / Salado Converter, como sugiro no material de cursos que já dei. Pra usar krpano é mais fácil usar o krpanotools, que podes baixar do mesmo site do krpano. Ele vai te fornecer alguns programas, um pra cada propósito. É só você rodar o que quiser sobre a imagem final, equirretangular, e ele vai criar toda a estrutura junto com a imagem. Eu costumo usar o kmakemultires. Também uso ele assim no Windows. Só é um pouco diferente, pois arrasto a imagem final sobre o kmakemultires.bat.

Abs, Cartola.

Sandro Gomes
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Mai 2012, 14:25

Re: Primeira tentativa

Mensagem por Sandro Gomes » 24 Set 2012, 16:53

Realmente não me preocupei muito com a qualidade da foto. Fiz em baixa resolução para ver como que fica. Vou dar uma olhada nos pontos que podem melhorar.

Vi que no windows é moleza fazer o KrPano, mas ele também deve deixar marca né? Vou dar uma olhada no SaladoPlayer.

Vamos ver se a próxima fica melhor.

Abração

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeira tentativa

Mensagem por cartola » 24 Set 2012, 18:13

Sim, vai deixar marca ou algum aviso no meio do panorama, indicando que é demo ou coisa assim. É um software comercial, tem que comprar a licença pra funcionar 100%.

O Salado é gratuito e multi-plataforma, já que é em Java.

Também não sugeri melhorias por que, pela baixa resolução, fiquei na dúvida se algumas coisas eram erros de junção. Em alguns pedaços do muro, por exemplo, não tive certeza se aquelas quebras eram do muro ou erros. No nadir deu pra ver a repetição de alguns padrões, o que me sugere que usou algo como a ferramenta clone para copiar umas partes. Quando fizer isso tente fugir de partes que fiquem muito claramente repetidas, como destaquei na figura:
screenshot.gif
Claro que pra você o nadir não interessa muito, mas a lição serve pra qualquer ajuste com a ferramenta clone, que muitas vezes pode precisar ser usada no campo de visão horizontal mesmo.

Abs, Cartola.

Sandro Gomes
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Mai 2012, 14:25

Re: Primeira tentativa

Mensagem por Sandro Gomes » 24 Set 2012, 18:23

O muro tem sim uma quebras dele mesmo, o nadir foi feito como você disse mesmo, mas eu poderia tirar uma foto do nadir sem o tripé e inserir ali, é o que pretendo fazer na próxima. O zenite tambem foi feito da mesma forma, mas como era uma cor mais uniforme ficou menos aparente. Tentei usar o SaladoConverter no linux mas ele dá erro, deve ser do java, depois vou ver isso direito.

Agora o desafio é fazer uma boa foto e gerar um panorama com alta qualidade, vamos ver no que vai dar

Abraço

Responder