DROM - AERIAL 360º

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

DROM - AERIAL 360º

Mensagem por ZPR360 » 22 Jul 2013, 17:30

Viram esta do AYRTON360
http://foto360.ayrton.com/360/krp/rio_a ... Aereo.html
Fantástica!!!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por cartola » 08 Ago 2013, 20:18

Muito show! O cara é sinistro mesmo :). Um dia ainda faço uma aérea!

Valeu, abs!

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por ZPR360 » 09 Ago 2013, 01:34

Precisa de autorizacao da aeronautica e seguro ,,,, imagina se cai e mata um ? To fora rsrs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por cartola » 09 Ago 2013, 10:19

Opa, como é isso? Sabe o caminho das pedras?

Abs.

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por ZPR360 » 09 Ago 2013, 12:20

Nao, mas o que sei eh que nao existe legislacao especifica. Treta da grossa. Usar isso sem treinamento, seguro e autorizacao eh beeem roubada ;)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por cartola » 09 Ago 2013, 13:56

Mas usar o que? Está falando de drones/vants? Por que imagino que ele possa usar helicopteros também, como acho que usou nas fotos de comemoração dos 80 anos do Cristo redentor e como acho que os russos do airpano.com usam também.

Eu, alias, estou de olho e bem próximo de adquirir um drone (DJI Phantom) pra gopro, que já está barateando muito. Já ouvi falar dessas regras e claro que me preocupo com os riscos, mas ainda não achei informação específica. Fico pensando quem é que vai me abordar se eu levantar uma parada dessas não muito mais alto que um prédio por 10 minutos às 6 da matina numa praia vazia, por exemplo. PM?

Semana que vem em Brasília no congresso de software livre do governo que divulguei aqui vou encontrar um colega que faz VANTs para o exército. Vou tentar sondar com ele. Se descobrir algo aviso.

Abs, Cartola.

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por ZPR360 » 09 Ago 2013, 14:47

O uso do espaço aéreo é organizado pela Aeronautica e o DAC.

Simples assim: caiu, matou, ferrou. Tem que ter seguro.

Bom, meu parceiro se informou, e tem que ter autorização, pois o uso é comercial.

Mantenha-nos informado ;)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por cartola » 09 Ago 2013, 15:12

Comercial? Meu uso em geral é pessoal, faz diferença?

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por cartola » 09 Ago 2013, 17:53

Bom, por essa notícia de maio de 2013 até agora a ANAC só concedeu licença para vôo civil para um caso:

Anac concede 1ª autorização para drone particular e civil voar no Brasil

Na notícia diz ainda que não é permitido usar drone em regiões habitadas e fala de outras restrições. O problema é: o que é um drone/vant? Na loginha de brinquedos vendem helicópteros maiores que o DJI Phanton, que é o que estou de olho:

DJI Phantom for GO PRO

Com essa notícia sobre drones de maio/2013 indicando que foi a primeira licença concedida, mencionando ainda que desde 2010 reivindicam licença para outro veículo e até então não tinham concedido, diria que todos os outros drones que voam no Brasil voam ilegalmente ou não são considerados drones (brinquedos?).

Identifiquei algumas características comuns entre as descrições dos drones na notícia e o DJI, como navegação segura, que trás, via GPS, o veículo de volta a um ponto pré-determinado em caso de perda de contato com o controle remoto ou baixo nível de bateria. Outras coisas achei que distanciam. O alcance de controle dos drones em geral parecem ser de muitos quilômetros e o do DJI é de 300 metros.

Vendem o DJI no mercado livre e outros pra octocópteros para DSLR também no mercado livre. Há fabricantes de drones, como a skydrones, então suponho que todo mundo usa drone sem licença...

Enfim, vou ver sobre seguro, mas sobre licença acho que não é possível a um ser humano comum como eu conseguir.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DROM - AERIAL 360º

Mensagem por cartola » 09 Ago 2013, 18:11

Só complementando, acho que estamos falando de coisas diferentes. Li sobre as fotos do Ayrton no blog dele e certamente foram feitas sobrevoando de Helicóptero, o que provavelmente exige essas duas coisas (licença e seguro) e que provavelmente são mais fáceis de se conseguir, pois a legislação já prevê.

Eu respondi muita coisa acima, se não tudo, pensando num pequeno veículo controlado remotamente, como o DJI que mencionei, e muitos outros que tem por aí. Já há muitos anos atrás lembro de um chileno que fazia panorâmicas com DSLR usando um octocóptero. Se não me engano ele palestrou em Palmela 2011 sobre "Capturando o Panorama Impossível". Foi fácil achar:

Ignacio Ferrando Margelí — Capturing the impossible panorama

Acho que a conclusão talvez seja de que com um drone é mais fácil, mas não vais chegar tão alto :)

Abs!

Responder