Aérea em San Diego

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Aérea em San Diego

Mensagem por cartola » 01 Set 2013, 12:16

Oi pessoal,

a primeira vez a gente nunca esquece :)

Segue a publicação da minha primeira panorâmica aérea!

http://wp.me/p1AGa0-kw

Espero que gostem e compartilhem!

Sugestões e críticas são bem vindas, como sempre.

Abs, Cartola!

tcavalcante
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:50

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por tcavalcante » 02 Set 2013, 12:55

Ola bom dia, Cartola,


Como sempre eu acho fantásticas tuas imagens, não detenho nenhum conhecimento técnico para fazer uma avaliação que não seja só subjetiva,
e assim sendo, mais uma vez lindas, coloque as imagens na TV e parece que eu estava lá. Parabéns!!!
•Veículo aéreo: DJI Phantom
Foi tranquilo a compra junto a alfandega, é fácil de operar,

Tadeu Cavalcante

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por cartola » 02 Set 2013, 17:40

Falaê Tadeu!

Cara, depoimentos assim são os melhores. Não que não valorize críticas técnicas, mas no final das contas um dos principais objetivos é esse aí, criar colírios pros olhos, passar alguma emoção e tentar propiciar uma visita virtual, uma experiência nova e agradável.

O DJI Phantom custou $ 679,00, então tem que ser declarado junto à alfândega, já que passa da quota de 500. A operação dele é muito fácil, mas é importante dar uma estudada pra não fazer besteira e perder o "brinquedo", que não é muito barato. No site do fabricante tem vários vídeos ensinando várias etapas do aprendizado. Pra quem não gosta muito de ler manual é uma boa alternativa. Pra quem gosta, basta baixar e ler os manuais mesmo! rs

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por Stoledo » 03 Set 2013, 22:26

Ficou fantástica!!

Muito legal mesmo, é uma excelente alternativa ao helicóptero + mastro, como já vi algumas do Ayrton 360.
Não vi nenhum erro de paralaxe, é porque os objetos estão muito distantes ou porque a Gopro gira no eixo da lente? Ou os dois?
Posta outras aí!
Abs!
Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por cartola » 04 Set 2013, 09:33

Oi Sandro,

acontecem erros de paralaxe sim, mas eu dou uma acertada no GIMP. O giro não tem como ser preciso, nem é feito em torno do ponto adequado. Embora muito estável para um helicóptero, principalmente se operado em modo GPS, que garante acerto automático da posição se o vento deslocar o veículo, ainda é um helicóptero e sai do lugar. O giro, em tese, é em torno do eixo central do veículo e a câmera está deslocada desse eixo. É fácil achar imagens no google:

Imagem

Estou pra fazer um suporte pra gopro ficar na vertical e evitar que eu tenha que fazer duas linhas de fotos, o que causa mais erros de paralaxe ainda, motivo pelo qual não estou postando uma após a outra :). Eu coloco a câmera mais virada pra baixo e subo, faço o giro e desço. Depois movo a câmera, apontando mais pra horizontal e subo novamente. Claro que a segunda subida não deixa a câmera na mesma altura nem no mesmo ponto e dá diferença que precisa ser acertada na pós edição. Estou ainda amadurecendo a coisa.

Abs, Cartola.

magoorf
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Set 2013, 16:47

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por magoorf » 09 Set 2013, 17:14

Oi Cartola,

Em primeiro lugar, parabéns pelo fórum, estou aprendendo muito aqui. Achei que fIcou muito bom, ainda mais pela dificuldade de costurar tantas fotos.

Quantos graus a lente da Gopro abre? É similar em 35mm a que lente?

Abs!

Magoorf

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por cartola » 09 Set 2013, 18:50

Oi Magoorf,

a GOPRO, pelo menos o modelo Hero 3 black, que estou usando, tem uma abertura equivalente a uma lente 15mm numa câmera 35mm. Ela tem distância focal 2.8mm e um fator de corte de 5.4. Depois de costurar as fotos o hugin me deu um campo de visão de algo em torno de 127º na horizontal e a foto tem proporções 4x3 (a foto tem 12mp, com 4000x3000 pixels).

Coincidentemente tenho usado uma lente 8-15mm justamente em 15mm numa Canon 5D. Devo deduzir que com a GOPRO dá pra montar a panorâmica com 6 paradas na horizontal usando ela na vertical, pois é o que faço com a DSLR.

Abraços, Cartola.

magoorf
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Set 2013, 16:47

Re: Aérea em San Diego

Mensagem por magoorf » 09 Set 2013, 19:11

Obrigado pela resposta Carlota,

Achei muito interessante e acho que na vertical realmente vai facilitar muito as coisas. Eu estou usando uma 8mm Rokinon numa 5D montada numa NN5. A 8-15 é a próxima da minha lista de compras. Estou bem no início das minhas panorâmicas e só montei uma até agora, dentro de um ambiente e ficou ok, porém ainda tenho muitas dúvidas sobre como publicar as imagens e também no uso do PanotourPro (que é o que tenho usado, junto com o PTgui. O fórum está me ajudando bastante.

Abs!

Responder