Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por Stoledo » 16 Set 2013, 02:17

Olá Pessoal,

Essa foi a última panorâmica que fiz. Foi feita no sábado passado, 13/09, em uma reunião do Fotoclube de Cascavel sobre fotografia 360°.

Esse é o link da pano: http://www.sandrotoledo.com.br/ws360_20 ... Final.html

Quem quiser dar uma olhada na fanpage do Fotoclube é aqui: https://www.facebook.com/Fotoclubecascavel

Críticas e Sugestões serão bem vindas!!

Abs.

Sandro Toledo

tcavalcante
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:50

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por tcavalcante » 16 Set 2013, 13:01

Sandro, eu não vi defeitos, parabéns. Como sempre aqui minha opinião é subjetiva. Só achei que a frieza da sala, não valorizou a beleza da fotografia panorâmica, mas com certeza esse foi seu objetivo. Mas uma vez, parabéns.


Tadeu Cavalcante

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por Stoledo » 16 Set 2013, 15:36

Olá Tadeu,

Tem alguns erros ainda, pequenos, vou voltar novamente no PTGui para solucionar.

Abs!

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por cartola » 24 Set 2013, 11:08

Oi!

Parabéns, boa foto, mas realmente dá pra melhorar!

Achei uns pequenos erros de linhas desencontradas por poucos pixels. Em geral eu prefiro acertar isso no editor de imagens, acho meio impossível resolver tudo no costurador. Esse grau de erro, porém, já passa bem pra maioria das pessoas que vão ver a panorâmica. Já vi fotos feitas por "profissionais" com defeitos de junção, então diria que pode melhorar, mas já passa. Muitas vezes também é difícil achar todos os defeitos.

Ainda na montagem, a foto ficou meio desnivelada, não? Faltou usar umas linhas horizontais e/ou verticais. Talvez o auto-nivelador funcione.

Em relação a foto vi também algumas partes meio fora de foco. Pode preferir fechar mais o diafragma pra aumentar o campo focal e aumentar o ISO pra compensar. Com gente na cena fica difícil reduzir muito a velocidade, mas pode ir até uns 1/15 com tripé e, nesse caso, mandar a galera ficar parada! he he he Pra tratar o ruído do ISO alto pode usar um redutor de ruído. Gosto do Neat Image, que pode usar de graça no JPG final.

Outra ideia é fotografar em RAW e fazer um pseudo HDR gerando exposições a partir de um único original. Já fiz isso com JPG também, mas em geral o RAW vai te dar mais flexibilidade. Pra fazer com JPG fiz um script que usa o Image Magick pra automatizar a coisa.

Abraços, Cartola!

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por Stoledo » 24 Set 2013, 13:01

Oi Cartola,

Tudo que vc mencionou me incomodou também.

Eu descobri como nivelar a foto depois de montar, lendo o manual do PTGui, Não queria arrumar no PS para não cropar, não sei se no PTGui ficaria melhor, mas vou tentar. Na verdade, na correria, tentei nivelar, mas como vimos não ficou bom.

Tive mais dificuldade no teto, algumas linhas simplesmente não queriam se encontrar! Olhe no teto, próximo ao vidro. Arrumei no PTGui mesmo editando as fotos com máscaras, achei mais fácil que no PS. No chão só vi depois de montado e, como ficou pouco evidente, deixei. Fazer foto externa é mais fácil, esta tudo longe, menos erro de paralax.

Quanto ao ISO e foco, dei bobeira mesmo, todo mundo querendo ir embora, eu fiz correndo e depois, em casa, vi que não ficou legal, mas fiquei surpreso com o ruído, em outras situações com iso semelhante, acho que foi 2500, não teve ruído, uso a 5D MIII. Por falar nisso, qual a configuração da câmera vc usa para redução de ruído? Eu uso a standart, mas tem umas que são mais agressivas que eu ainda não usei.

Achei legal a ideia do pseudo HDR com Raw, não tinha pensado nisso.

Obrigado pelas dicas.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por cartola » 24 Set 2013, 13:21

Oi Sandro,

sobre os parallax, não sei se já teve alguma foto que fiz sem acertar detalhes, por menores que sejam, na pós. Nem com uma nodal ninja bem calibrada todos os erros sumiram.

Eu também estou com uma Mk III e uso a configuração mais agressiva de remoção de ruído. As vezes uso iso 12.800 e não boto pós tratamento (também, me conformo com o que dá). Na 60D com 3200 já ficava ruim.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por Stoledo » 24 Set 2013, 15:03

Olá,

Vou reconfigurar a minha câmera, não gostei do resultado (ruído), na 60D eu já ficava incomodado com iso 2000, (também tive uma!).

Eu acreditava que se estivesse com a cabeça bem calibrada não teria erro de paralax, mas não é tão simples assim, não é mesmo?

Asb.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por cartola » 24 Set 2013, 15:29

Stoledo escreveu:Olá,
Eu acreditava que se estivesse com a cabeça bem calibrada não teria erro de paralax, mas não é tão simples assim, não é mesmo?
Acho que não... ou pelo menos não em cenas assim. Em paisagens e natureza talvez resolva 100%, mas com "linhas humanas" e ainda mais perto da câmera acho que nunca deixei de editar nem que fosse um toquinho.

Bem verdade usei pouco a nodal ninja, mas calibrei ela muito bem com o teste prático da fita na janela. Talvez com lentes retilineares dê menos problema, pois também dizem que as olho de peixe não tem um ponto sem erro de parallax fixo, teria que usar o ponto adequado ao ângulo onde vai cortar a foto. Como quem decide onde cortar a foto é o costurador, acaba cortando em zigue-zague, ou seja, em ângulos diferentes. Mas também não sei se esse é o problema.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por Stoledo » 24 Set 2013, 17:14

Foi bem isso que vc disse,

Editar as pessoas deu um trabalhão: fazia o tour e quando rodava, via um pé fantasma em alguém. Ia lá a arrumava, depois de um tempo achava um cara com mais de 5 dedos na mão e assim por diante.

A gente vai cansando e aí não enxerga detalhes, eu finalizei no mesmo dia que fiz as fotos mas só postei 2 dias depois, foram dois dias catando erros que não vi no dia que montei.

Valeu pela dica da Praça XV, (http://www.panoforum.com.br/viewtopic.php?f=24&t=249) vou lá no sábado.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Reunião do Fotoclube de Cascavel, PR

Mensagem por cartola » 24 Set 2013, 17:27

E se estiver de bobeira mais perto do meio dia, vou dar uma palestra sobre edição de vídeo com kdenlive em Niterói, é só pegar as barcas ali na praça XV!

É no VI Gnugraf: http://gnugraf.org

Abraços!

Responder